GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738 |
Resumo: | A discussão se volta à perspectiva da Gerontologia Social Crítica, pautada no método dialético, decifra a vida de velhos e velhas, a partir das condições de existência. Tal direcionamento vem sido objeto de observação no ambiente da sala de aula, somado à pedagogia crítica/problematizadora, cuja abordagem se fundamenta no pensamento crítico, na realidade concreta, ensina a questionar em oposição à educação bancária, nos termos de Paulo Freire. Sendo assim, a escolha teórico-política pela Gerontologia Social Crítica e a pedagogia freiriana na experiência da docência na Pós- Graduação em Gerontologia (lato sensu) constitui o ângulo de análise do presente artigo, num tempo histórico de avanço do neoconservadorismo, expressão do capitalismo neoliberal, explícito em todas as dimensões da vida social, na última década, com repercussões profundamente negativas e preocupantes, a exemplo dos preconceitos com o/a diferente, bem como uma intolerância sobremaneira hostil e raivosidade desenfreada para com a vertente progressista, sobretudo em relação às teorias de Karl Marx e Paulo Freire. |
id |
UNOCHAPO-1_aefe1e50ebb70c87fcc8dddd50635baf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7738 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscênciaGerontologia Social CríticaDodiscênciaEducação libertadoraMarxismoNeoconservadorismoA discussão se volta à perspectiva da Gerontologia Social Crítica, pautada no método dialético, decifra a vida de velhos e velhas, a partir das condições de existência. Tal direcionamento vem sido objeto de observação no ambiente da sala de aula, somado à pedagogia crítica/problematizadora, cuja abordagem se fundamenta no pensamento crítico, na realidade concreta, ensina a questionar em oposição à educação bancária, nos termos de Paulo Freire. Sendo assim, a escolha teórico-política pela Gerontologia Social Crítica e a pedagogia freiriana na experiência da docência na Pós- Graduação em Gerontologia (lato sensu) constitui o ângulo de análise do presente artigo, num tempo histórico de avanço do neoconservadorismo, expressão do capitalismo neoliberal, explícito em todas as dimensões da vida social, na última década, com repercussões profundamente negativas e preocupantes, a exemplo dos preconceitos com o/a diferente, bem como uma intolerância sobremaneira hostil e raivosidade desenfreada para com a vertente progressista, sobretudo em relação às teorias de Karl Marx e Paulo Freire.Unochapecó2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/773810.22196/rp.v25i1.7738Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-231984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738/4053Copyright (c) 2023 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlcântara, Adriana2024-03-26T18:46:40Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/7738Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2024-03-26T18:46:40Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
title |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
spellingShingle |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência Alcântara, Adriana Gerontologia Social Crítica Dodiscência Educação libertadora Marxismo Neoconservadorismo |
title_short |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
title_full |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
title_fullStr |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
title_full_unstemmed |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
title_sort |
GERONTOLOGIA SOCIAL CRÍTICA E NEOCONSERVADORISMO: tensões da dodiscência |
author |
Alcântara, Adriana |
author_facet |
Alcântara, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerontologia Social Crítica Dodiscência Educação libertadora Marxismo Neoconservadorismo |
topic |
Gerontologia Social Crítica Dodiscência Educação libertadora Marxismo Neoconservadorismo |
description |
A discussão se volta à perspectiva da Gerontologia Social Crítica, pautada no método dialético, decifra a vida de velhos e velhas, a partir das condições de existência. Tal direcionamento vem sido objeto de observação no ambiente da sala de aula, somado à pedagogia crítica/problematizadora, cuja abordagem se fundamenta no pensamento crítico, na realidade concreta, ensina a questionar em oposição à educação bancária, nos termos de Paulo Freire. Sendo assim, a escolha teórico-política pela Gerontologia Social Crítica e a pedagogia freiriana na experiência da docência na Pós- Graduação em Gerontologia (lato sensu) constitui o ângulo de análise do presente artigo, num tempo histórico de avanço do neoconservadorismo, expressão do capitalismo neoliberal, explícito em todas as dimensões da vida social, na última década, com repercussões profundamente negativas e preocupantes, a exemplo dos preconceitos com o/a diferente, bem como uma intolerância sobremaneira hostil e raivosidade desenfreada para com a vertente progressista, sobretudo em relação às teorias de Karl Marx e Paulo Freire. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738 10.22196/rp.v25i1.7738 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v25i1.7738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7738/4053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23 Revista Pedagógica; v. 25 (2023): Temática Livre - jan. / dez.; 1-23 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320991620825088 |