POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva de Souza, David
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Socoowski de Anello, Lúcia de Fátima, Gonçalves Saggiomo, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/303
Resumo: O presente artigo visa analisar e compreender a problemática envolvendo a o caráter de vulnerabilidade ambiental das comunidades tradicionais. Fazendo-se um recorte para a proteção do acesso ao conhecimento tradicional da população indígena. A educação ambiental é apontada como uma ferramenta pedagógica capaz de emancipar o sujeito e consequentemente produzir uma consciência ambiental que demonstrem a necessidade de um tratamento igualitário para essas comunidades vulneráveis. Nessa perspectiva, se reconhece que a legislação ambiental e a educação ambiental crítica precisam incorporassem a sociobiodiversidade para se traçar um novo paradigma de respeito a essas comunidades. Essa proposta investigativa, está baseada em pesquisa bibliográfica, promovendo uma reflexão em torno da interdisciplinaridade do tema, utilizando-se do método dedutivo.
id UNIPLAC_b9adaf516ebd889ffe1d168cd7046727
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/303
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAISVulnerabilidade; Comunidade tradicional; Conhecimento; Proteção.O presente artigo visa analisar e compreender a problemática envolvendo a o caráter de vulnerabilidade ambiental das comunidades tradicionais. Fazendo-se um recorte para a proteção do acesso ao conhecimento tradicional da população indígena. A educação ambiental é apontada como uma ferramenta pedagógica capaz de emancipar o sujeito e consequentemente produzir uma consciência ambiental que demonstrem a necessidade de um tratamento igualitário para essas comunidades vulneráveis. Nessa perspectiva, se reconhece que a legislação ambiental e a educação ambiental crítica precisam incorporassem a sociobiodiversidade para se traçar um novo paradigma de respeito a essas comunidades. Essa proposta investigativa, está baseada em pesquisa bibliográfica, promovendo uma reflexão em torno da interdisciplinaridade do tema, utilizando-se do método dedutivo.Editora ICEPSilva de Souza, DavidSocoowski de Anello, Lúcia de FátimaGonçalves Saggiomo, Thaís2018-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/303Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/303/141info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-15T20:57:19Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/303Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-15T20:57:19Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
title POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
spellingShingle POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
Silva de Souza, David
Vulnerabilidade; Comunidade tradicional; Conhecimento; Proteção.
title_short POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
title_full POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
title_fullStr POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
title_full_unstemmed POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
title_sort POPULAÇÕES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA PROMOVER O RESPEITO AO CONHECIMENTO ASSOCIADO AS COMUNIDADES TRADICIONAIS
author Silva de Souza, David
author_facet Silva de Souza, David
Socoowski de Anello, Lúcia de Fátima
Gonçalves Saggiomo, Thaís
author_role author
author2 Socoowski de Anello, Lúcia de Fátima
Gonçalves Saggiomo, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva de Souza, David
Socoowski de Anello, Lúcia de Fátima
Gonçalves Saggiomo, Thaís
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Vulnerabilidade; Comunidade tradicional; Conhecimento; Proteção.
topic Vulnerabilidade; Comunidade tradicional; Conhecimento; Proteção.
description O presente artigo visa analisar e compreender a problemática envolvendo a o caráter de vulnerabilidade ambiental das comunidades tradicionais. Fazendo-se um recorte para a proteção do acesso ao conhecimento tradicional da população indígena. A educação ambiental é apontada como uma ferramenta pedagógica capaz de emancipar o sujeito e consequentemente produzir uma consciência ambiental que demonstrem a necessidade de um tratamento igualitário para essas comunidades vulneráveis. Nessa perspectiva, se reconhece que a legislação ambiental e a educação ambiental crítica precisam incorporassem a sociobiodiversidade para se traçar um novo paradigma de respeito a essas comunidades. Essa proposta investigativa, está baseada em pesquisa bibliográfica, promovendo uma reflexão em torno da interdisciplinaridade do tema, utilizando-se do método dedutivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/303
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/303/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699183046656