HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte Simões, Juliana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Netto Dolci, Luciana, Apolinário Czarneski Rezende, Pauline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade.
id UNIPLAC_d7f6f5f8f7891f1bb9d3b0e29b3a168d
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/287
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTALDramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental.O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade.Editora ICEPDuarte Simões, JulianaNetto Dolci, LucianaApolinário Czarneski Rezende, Pauline2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287/125info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-15T20:57:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/287Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-15T20:57:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
title HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
spellingShingle HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
Duarte Simões, Juliana
Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental.
title_short HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
title_full HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
title_fullStr HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
title_full_unstemmed HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
title_sort HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
author Duarte Simões, Juliana
author_facet Duarte Simões, Juliana
Netto Dolci, Luciana
Apolinário Czarneski Rezende, Pauline
author_role author
author2 Netto Dolci, Luciana
Apolinário Czarneski Rezende, Pauline
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte Simões, Juliana
Netto Dolci, Luciana
Apolinário Czarneski Rezende, Pauline
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental.
topic Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental.
description O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287/125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699174658048