HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287 |
Resumo: | O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade. |
id |
UNIPLAC_d7f6f5f8f7891f1bb9d3b0e29b3a168d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/287 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTALDramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental.O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade.Editora ICEPDuarte Simões, JulianaNetto Dolci, LucianaApolinário Czarneski Rezende, Pauline2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287/125info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-15T20:57:17Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/287Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-15T20:57:17Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
title |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
spellingShingle |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL Duarte Simões, Juliana Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental. |
title_short |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
title_full |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
title_fullStr |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
title_sort |
HISTÓRIAS DRAMATIZADAS: UMA POSSIBILIDADE ESTÉTICO-AMBIENTAL |
author |
Duarte Simões, Juliana |
author_facet |
Duarte Simões, Juliana Netto Dolci, Luciana Apolinário Czarneski Rezende, Pauline |
author_role |
author |
author2 |
Netto Dolci, Luciana Apolinário Czarneski Rezende, Pauline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte Simões, Juliana Netto Dolci, Luciana Apolinário Czarneski Rezende, Pauline |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental. |
topic |
Dramatização; Literatura infantil; Educação Estético-Ambiental. |
description |
O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa fundamentada na perspectiva sócio-histórica realizada em uma escola pública de educação infantil, visando compreender as possíveis contribuições de contar histórias dramatizadas no processo de desenvolvimento infantil, para isso, utilizamos teorias e práticas no campo da educação, como forma de sustentar a nossa compreensão de que o contato com a literatura infantil e com as múltiplas linguagens dos sujeitos, é a base de uma Educação Estético-Ambiental que busca formar sujeitos críticos, transformadores e atuantes na sociedade. O método de coleta de dados foi a observação participante, e uma entrevista com a professora da turma. Os resultados evidenciaram que as histórias dramatizadas possuem um grande potencial para o desenvolvimento das crianças, bem como, para sua formação como sujeitos críticos e atuantes da sociedade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/287/125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 4, n. 8 (2018): Número Especial 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699174658048 |