TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667
Resumo: A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão. 
id UNIPLAC_e2ad8350de32119496a3c554a2d55b76
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/667
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCOAutismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências.Formação de professores e inclusão do estudante com TEAA presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão. Editora ICEPAgradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa.Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa CruzDias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667Revista GepesVida; v. 9, n. 21 (2023): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667/315A revista GEPESVIDA é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. Dessa maneira, a Revista GEPESVIDA busca agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T21:22:06Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/667Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2023-07-01T21:22:06Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
title TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
spellingShingle TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz
Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências.
Formação de professores e inclusão do estudante com TEA
title_short TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
title_full TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
title_fullStr TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
title_full_unstemmed TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
title_sort TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
author Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz
author_facet Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz
Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz
author_role author
author2 Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz
Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências.
Formação de professores e inclusão do estudante com TEA
topic Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências.
Formação de professores e inclusão do estudante com TEA
description A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667/315
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 9, n. 21 (2023): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698754179072