TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667 |
Resumo: | A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão. |
id |
UNIPLAC_e2ad8350de32119496a3c554a2d55b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/667 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCOAutismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências.Formação de professores e inclusão do estudante com TEAA presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão. Editora ICEPAgradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa.Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa CruzDias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667Revista GepesVida; v. 9, n. 21 (2023): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667/315A revista GEPESVIDA é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. Dessa maneira, a Revista GEPESVIDA busca agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-01T21:22:06Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/667Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2023-07-01T21:22:06Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
title |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
spellingShingle |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências. Formação de professores e inclusão do estudante com TEA |
title_short |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
title_full |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
title_fullStr |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
title_full_unstemmed |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
title_sort |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO |
author |
Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz |
author_facet |
Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agradecemos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro e incentivo à pesquisa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisnaide dos Santos; Universidade Estadual de Santa Cruz Dias, Viviane Borges; Universidade Estadual de Santa Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências. Formação de professores e inclusão do estudante com TEA |
topic |
Autismo. TEA. formação de professores. educação inclusiva. ensino de ciências. Formação de professores e inclusão do estudante com TEA |
description |
A presença de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica é uma realidade, todavia, poucos estudos têm discutido o tema na formação de professores. Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou investigar a percepção e a formação dos professores de Ciências que atuam com estudantes com TEA em oito escolas municipais do interior da Bahia. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi o questionário, realizado com quatorze professores/as que atuavam com estudantes com TEA. Os resultados apontaram que existem lacunas formativas em relação à educação inclusiva, o que pode prejudicar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Ademais, os dados indicaram que os educadores pouco conhecem o TEA, o que dificulta o processo inclusivo. Conclui-se que é necessário que os professores sejam formados para atender a diversidade com a finalidade de promover a inclusão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/667/315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 9, n. 21 (2023): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698754179072 |