Transtorno do espectro autista: dificuldades de socialização e inclusão na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Robson Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54061
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido popularmente como autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo, prejudicando consideravelmente a socialização e a inclusão de seus portadores na sociedade devido as características inerentes ao transtorno, contudo, os estudos acerca do tema apesar de sua alta incidência e seus consideráveis prejuízos, principalmente no contexto brasileiro, são escassos o que os tornam pouco representativos mediante a crescente demanda social evocada a respeito do tema e dificultam a disseminação de informações relativas ao transtorno do espectro autista na sociedade, sendo assim, é de suma importância para que essa lacuna seja preenchida a produção de novos trabalhos acadêmicos na área visando uma maior disseminação de tais informações discutindo e compreendendo os motivos pelos quais os portadores de TEA encontram obstáculos em sua socialização e inclusão em diferentes âmbitos de suas vidas. O estudo em questão se trata de uma revisão bibliográfica com enfoque qualitativo e descritivo fundamentado nos mais recentes trabalhos acadêmicos publicados a respeito do transtorno do espectro autista em nosso país e de suas implicações no meio social do portador, levando em conta aspectos individuais, familiares e ambientais diretamente afetados pelo quadro. Os prejuízos persistentes na comunicação e na interação social e os padrões restritos e repetitivos de comportamento se colocam como as características principais para o diagnóstico do transtorno, todavia, devido à grande variação e complexidade do espectro, verificou-se que existem variações substanciais de acometimento nos quadros, principalmente quando o TEA se apresenta juntamente a outras comorbidades, sendo que os impactos dos prejuízos costumam emergir ainda em contexto familiar, principalmente em casos de maior gravidade que passam a exigir da família um maior apoio para a realização de tarefas cotidianas, não sendo incomum também que tais problemas posteriormente, se estendam para o contexto escolar, prejudicando não somente o processo de ensino, mas também a socialização e a posterior entrada no mercado de trabalho tendo em vista as defasagens oriundas do processo de socialização e ensino. É importante ressaltar que apesar do êxito na obtenção dos objetivos propostos com a presente revisão bibliográfica, ainda são necessários mais estudos a respeito do tema em nosso país, visando não somente a disseminação de maiores informações, tanto no meio acadêmico quanto na sociedade, mas também uma melhor compreensão a respeito do transtorno abarcando sua complexidade e seus acometimentos em diferentes âmbitos da vida do indivíduo.
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