CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC, Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC, de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35
Resumo: Este artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”.  Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud;  destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência.  Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto.  Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação.
id UNIPLAC_ef97cd031e819d7797fbee2d2e0c9789
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/35
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTILEste artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”.  Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud;  destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência.  Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto.  Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação.Editora ICEPSouza, Maria Karine Guasselli; UNIPLACMabilia, Ana Paula; UNIPLACBortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLACde Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35/18info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/35Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC
title_short CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC
author_facet Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC
Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC
Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC
de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC
author_role author
author2 Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC
Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC
de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC
Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC
Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC
de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC
description Este artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”.  Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud;  destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência.  Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto.  Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35/18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698821287936