CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”. Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud; destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência. Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto. Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação. |
id |
UNIPLAC_ef97cd031e819d7797fbee2d2e0c9789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/35 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTILEste artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”. Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud; destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência. Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto. Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação.Editora ICEPSouza, Maria Karine Guasselli; UNIPLACMabilia, Ana Paula; UNIPLACBortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLACde Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35/18info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/35Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC |
title_short |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
CURRÍCULO POR COMPETÊNCIA SOB O OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC |
author_facet |
Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC |
author_role |
author |
author2 |
Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Karine Guasselli; UNIPLAC Mabilia, Ana Paula; UNIPLAC Bortolon, Sabrina Lopes Ern; UNIPLAC de Arruda, Marina Patricio; UNIPLAC |
description |
Este artigo tem o propósito de conhecer o entendimento dos (as) professores (as), da educação infantil de um CEIM do município de Lages SC, acerca do conceito de “Competências”. Para tanto, foi necessário: analisar o entendimento dos professores sobre o “Currículo por Competência”; relacionar as práticas pedagógicas dos professores as categorias teóricas de Perrenoud; destacar as dificuldades encontradas pelos professores na condução do processo de construção do Currículo por Competência no cotidiano escolar. Dessa forma, apresentamos o conceito que o professor da Educação Infantil tem Currículo por Competência. Essa discussão teve como base os estudos de Perrenoud (1999); Perrenoud (2000) e de Brasil (2013); A metodologia adota foi um estudo de caso de ordem qualitativa cujo instrumento de coleta de dados configurou-se em um questionário semiaberto. Nas análises de dados podemos considerar que é eminente a falta de informação sobre Currículo por Competência por partes das professoras, participantes da pesquisa. No que diz respeito à problematização da prática pedagógica das professoras, constata-se alguns indícios de atitudes inerentes ao Currículo por Competência, entretanto de forma fragmentada, levando a crer que existe a falta de diálogo para o planejamento e elaboração de objetivos pedagógicos mais consistentes e comprometidos com a qualidade da educação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/35/18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698821287936 |