EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53
Resumo: Vivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano.
id UNIPLAC_7d3a0a54315ecdcf8c43c08ffbeb928f
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/53
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADESEnsino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidadesEducaçãoVivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano.Editora ICEPR. Klaar, Anne Carolina; UNIPLACPereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC2015-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/mswordhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53/32info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/53Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
title EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
spellingShingle EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC
Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades
Educação
title_short EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
title_full EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
title_fullStr EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
title_sort EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO POR COMPETÊNCIA: RESISTÊNCIAS E POSSIBILIDADES
author R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC
author_facet R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC
Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC
author_role author
author2 Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv R. Klaar, Anne Carolina; UNIPLAC
Pereira, Flávia Helena Fernandes; UNIPLAC
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades
Educação
topic Ensino por Competência. Ensino Inovador. Resistências e possibilidades
Educação
description Vivemos um momento de mudanças vertiginosas e a sociedade em constante transformação passa a demandar um processo educativo reflexivo e a construção de competência contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais já visa expandir e melhorar a qualidade do sistema educacional frente aos desafios postos por um mundo em constante mudança. Nesse sentido, considerando a falta de clareza que envolve a noção de “competência” propõe-se um estudo de caso na escola com o objetivo de conhecer o entendimento desse conceito por parte dos professores. Focamos num ensino por competência de modo inovador tendo em vista a importância de uma postura reflexiva por parte do professor que inova aprendendo com o educando e respeitando os seus saberes. A metodologia adotada foi pesquisa qualitativa a partir de um questionário semiestruturado. Pelas análises de dados podemos concluir provisoriamente que os professores têm dificuldade em compreender o tema abordado, porém demostram interesse em pesquisar sobre o assunto. Mesmo mostrando resistência quanto ao uso ou a falta de acesso a novas tecnologias, consideramos significativo o fato do estudo sobre o Ensino por Competência ter permitido que os professores o associassem a uma forma inovadora de ensinar, a novas metodologias e uso de tecnologias. Como se vislumbrassem mudança para a Educação Infantil, etapa fundamental no desenvolvimento humano.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/53/32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699267981312