A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damásio, Daniela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira Martins, Fabiana, Pôrto, Simone Maura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237
Resumo: O presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991).
id UNIPLAC_fccf060430cdb9cc72bb8ba36db8001d
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/237
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetizaçãoTransição; Alfabetização; Ensino FundamentalO presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991).Editora ICEPDamásio, DanielaFerreira Martins, FabianaPôrto, Simone Maura2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237/112info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T23:42:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/237Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-12-10T23:42:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
title A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
spellingShingle A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
Damásio, Daniela
Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental
title_short A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
title_full A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
title_fullStr A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
title_full_unstemmed A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
title_sort A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
author Damásio, Daniela
author_facet Damásio, Daniela
Ferreira Martins, Fabiana
Pôrto, Simone Maura
author_role author
author2 Ferreira Martins, Fabiana
Pôrto, Simone Maura
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Damásio, Daniela
Ferreira Martins, Fabiana
Pôrto, Simone Maura
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental
topic Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental
description O presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174698773053440