A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237 |
Resumo: | O presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991). |
id |
UNIPLAC_fccf060430cdb9cc72bb8ba36db8001d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/237 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetizaçãoTransição; Alfabetização; Ensino FundamentalO presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991).Editora ICEPDamásio, DanielaFerreira Martins, FabianaPôrto, Simone Maura2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237/112info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T23:42:18Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/237Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-12-10T23:42:18Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
title |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
spellingShingle |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização Damásio, Daniela Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental |
title_short |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
title_full |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
title_fullStr |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
title_sort |
A transição ao primeiro ano do ensino fundamental: a construção significativa das palavras no processo de alfabetização |
author |
Damásio, Daniela |
author_facet |
Damásio, Daniela Ferreira Martins, Fabiana Pôrto, Simone Maura |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Martins, Fabiana Pôrto, Simone Maura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damásio, Daniela Ferreira Martins, Fabiana Pôrto, Simone Maura |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental |
topic |
Transição; Alfabetização; Ensino Fundamental |
description |
O presente artigo tem como proposta apresentar o processo de alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental em uma escola estadual da Grande Florianópolis/SC. Para tanto, foi necessário observar as experiências narradas pelas crianças, as práticas pedagógicas aplicadas pela professora, bem como seus condicionantes sociais, culturais e políticos. A partir disso, compreender o complexo processo de alfabetização neste contexto de transição. Acompanhar a trajetória do primeiro ano do ensino fundamental em seu processo de alfabetização nos possibilitou uma aproximação com o cotidiano escolar. Entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são etapas completamente diferentes, com objetivos específicos e rotinas próprias. Verificamos que as práticas educativas baseadas nas brincadeiras que assumiram centralidade na educação infantil se reestruturaram no ensino fundamental, a estrutura organizacional privilegia práticas individuais e baseia-se na transmissão dos conteúdos para a apropriação da língua escrita, engajando-se em diversos eventos de letramento. O processo de construção e análise dos dados baseou-se na abordagem interpretativa do desenvolvimento da criança (Vygotsky e Luria, 2001; Patto, 1993; Winnicott, 1975; Wallon, 2007) e da alfabetização (Ferreiro, 1991; Soares, 2008; Cagliari, 1991). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/237/112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698773053440 |