Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152995 |
Resumo: | Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo da pesquisa é analisar como crianças de uma turma de primeiro ano sem escolarização anterior ao Ensino Fundamental avançaram na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico, são abordados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Artur Morais, Luciana Piccoli, bem como os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Através da produção de dados, foram elaborados dois eixos analíticos, um focalizando as potencialidades do projeto didático e outro as da consciência fonológica. O primeiro, que se refere ao projeto didático desenvolvido com a turma em questão, salienta a importância de atividades contextualizadas e que contemplem os interesses do grupo para que haja engajamento dos alunos e avanço nas aprendizagens. O segundo apresenta propostas pedagógicas e recursos didáticos que focalizaram o desenvolvimento dos níveis da consciência fonológica: consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonêmica. A partir da construção das análises, evidenciou-se que o investimento em propostas que contemplem as diferentes habilidades da consciência fonológica contribui efetivamente para o avanço dos alunos na aquisição do sistema de escrita alfabética, conferindo-se destaque aos níveis iniciais de apropriação, como é demonstrado nesta pesquisa. |
id |
UFRGS-2_bd60258ab5bb952412255f685b49147f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152995 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Laura Bagatini dePiccoli, Luciana2017-02-23T02:25:49Z2016http://hdl.handle.net/10183/152995001013704Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo da pesquisa é analisar como crianças de uma turma de primeiro ano sem escolarização anterior ao Ensino Fundamental avançaram na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico, são abordados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Artur Morais, Luciana Piccoli, bem como os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Através da produção de dados, foram elaborados dois eixos analíticos, um focalizando as potencialidades do projeto didático e outro as da consciência fonológica. O primeiro, que se refere ao projeto didático desenvolvido com a turma em questão, salienta a importância de atividades contextualizadas e que contemplem os interesses do grupo para que haja engajamento dos alunos e avanço nas aprendizagens. O segundo apresenta propostas pedagógicas e recursos didáticos que focalizaram o desenvolvimento dos níveis da consciência fonológica: consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonêmica. A partir da construção das análises, evidenciou-se que o investimento em propostas que contemplem as diferentes habilidades da consciência fonológica contribui efetivamente para o avanço dos alunos na aquisição do sistema de escrita alfabética, conferindo-se destaque aos níveis iniciais de apropriação, como é demonstrado nesta pesquisa.application/pdfporEnsino fundamentalAlfabetizaçãoAvanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em focoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013704.pdf001013704.pdfTexto completoapplication/pdf2169064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152995/1/001013704.pdf51a60937efd442a04f5abc6386af94b7MD51TEXT001013704.pdf.txt001013704.pdf.txtExtracted Texttext/plain120837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152995/2/001013704.pdf.txtb1c5d06e3346e9385880bf2e046862d5MD5210183/1529952017-02-24 02:25:06.810585oai:www.lume.ufrgs.br:10183/152995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-24T05:25:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
title |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
spellingShingle |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco Almeida, Laura Bagatini de Ensino fundamental Alfabetização |
title_short |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
title_full |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
title_fullStr |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
title_full_unstemmed |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
title_sort |
Avanços na alfabetização de uma turma de primeiro ano do ensino fundamental : projeto didático e consciência fonológica em foco |
author |
Almeida, Laura Bagatini de |
author_facet |
Almeida, Laura Bagatini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Laura Bagatini de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Alfabetização |
topic |
Ensino fundamental Alfabetização |
description |
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio curricular do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo da pesquisa é analisar como crianças de uma turma de primeiro ano sem escolarização anterior ao Ensino Fundamental avançaram na apropriação do sistema de escrita alfabética. Como referencial teórico, são abordados conceitos do campo da alfabetização tratados por Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Artur Morais, Luciana Piccoli, bem como os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Através da produção de dados, foram elaborados dois eixos analíticos, um focalizando as potencialidades do projeto didático e outro as da consciência fonológica. O primeiro, que se refere ao projeto didático desenvolvido com a turma em questão, salienta a importância de atividades contextualizadas e que contemplem os interesses do grupo para que haja engajamento dos alunos e avanço nas aprendizagens. O segundo apresenta propostas pedagógicas e recursos didáticos que focalizaram o desenvolvimento dos níveis da consciência fonológica: consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonêmica. A partir da construção das análises, evidenciou-se que o investimento em propostas que contemplem as diferentes habilidades da consciência fonológica contribui efetivamente para o avanço dos alunos na aquisição do sistema de escrita alfabética, conferindo-se destaque aos níveis iniciais de apropriação, como é demonstrado nesta pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-23T02:25:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/152995 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013704 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/152995 |
identifier_str_mv |
001013704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152995/1/001013704.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/152995/2/001013704.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51a60937efd442a04f5abc6386af94b7 b1c5d06e3346e9385880bf2e046862d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224524787613696 |