Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fernando Hendges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2194
Resumo: A união entre diferentes materiais está cada vez mais tendo uma maior importância, pois ajuda na diminuição do peso dos componentes. Neste contexto, surgiu a solda por fricção Friction Stir Welding (FSW), onde foi desenvolvido e patentado no The Welding Institute (TWI) no Reino Unido em 1991 (THOMAS et al., 1991), que consiste na união dos materiais no estado sólido por deformação plástica através de uma ferramenta não consumível. Os principais parâmetros para obter uma junta de qualidade neste processo são a geometria da ferramenta, velocidade de rotação, velocidade de avanço e ângulo inclinação. O presente trabalho tem como objetivo principal a análise de uma solda por fricção FSW entre o alumínio (6060 T5) e o cobre (C110) variando a velocidade de rotação em 1000, 1500 e 2000 rpm e a velocidade de avanço em 10 e 20 mm/min, tendo assim como finalidade a obtenção de uma junta de qualidade, e como objetivo específico, a análise dos resultados através de inspeção visual, ensaio de tração e macrografia. Obtendo uma combinação dos parâmetros, foram feitos seis parâmetros de soldagem, onde foi utilizado um centro de usinagem para a realização do mesmo. A ferramenta utilizada foi fabricada com um aço SAE H13 e aplicado têmpera e revenido, obtendo assim uma dureza de aproximadamente 54 HRC. Com os resultados, foi realizado uma inspeção visual, que detectou alguns defeitos, já no ensaio de tração foi possível analisar o melhor parâmetro de soldagem, através de gráficos de tensão e alongamento e dados estatísticos e para a macrografia foram detectados defeitos no qual não eram visíveis a olho nu. Com estas análises, chegou-se ao melhor parâmetro de soldagem para esta união, sendo assim, os objetivos propostos desde trabalho foram alcançados.
id UNIP_11484ec97bfcc6f73de6adabf0ca29ef
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2194
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Wiedenhöft, Aldoni GabrielLopes, Fernando Hendges2018-02-06T13:31:52Z2018-02-06T13:31:52Z2017-11-30LOPES, Fernando Hendges. Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110). 58p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2194A união entre diferentes materiais está cada vez mais tendo uma maior importância, pois ajuda na diminuição do peso dos componentes. Neste contexto, surgiu a solda por fricção Friction Stir Welding (FSW), onde foi desenvolvido e patentado no The Welding Institute (TWI) no Reino Unido em 1991 (THOMAS et al., 1991), que consiste na união dos materiais no estado sólido por deformação plástica através de uma ferramenta não consumível. Os principais parâmetros para obter uma junta de qualidade neste processo são a geometria da ferramenta, velocidade de rotação, velocidade de avanço e ângulo inclinação. O presente trabalho tem como objetivo principal a análise de uma solda por fricção FSW entre o alumínio (6060 T5) e o cobre (C110) variando a velocidade de rotação em 1000, 1500 e 2000 rpm e a velocidade de avanço em 10 e 20 mm/min, tendo assim como finalidade a obtenção de uma junta de qualidade, e como objetivo específico, a análise dos resultados através de inspeção visual, ensaio de tração e macrografia. Obtendo uma combinação dos parâmetros, foram feitos seis parâmetros de soldagem, onde foi utilizado um centro de usinagem para a realização do mesmo. A ferramenta utilizada foi fabricada com um aço SAE H13 e aplicado têmpera e revenido, obtendo assim uma dureza de aproximadamente 54 HRC. Com os resultados, foi realizado uma inspeção visual, que detectou alguns defeitos, já no ensaio de tração foi possível analisar o melhor parâmetro de soldagem, através de gráficos de tensão e alongamento e dados estatísticos e para a macrografia foram detectados defeitos no qual não eram visíveis a olho nu. Com estas análises, chegou-se ao melhor parâmetro de soldagem para esta união, sendo assim, os objetivos propostos desde trabalho foram alcançados.The union between different materials is increasingly having a greater importance, as it helps in reducing the weight of the components. In this context, Friction Stir Welding (FSW) friction welding was developed, where it was developed and patented at The Welding Institute (TWI) in the United Kingdom in 1991 (THOMAS et al., 1991), which consists of joining the materials in the solid state by plastic deformation through a non-consumable tool. The main parameters to obtain a quality joint in this process are the tool geometry, speed of rotation, feed rate and slope angle. The main objective of the present work is the analysis of an FSW friction weld between the aluminum (6060 T5) and the copper (C110) varying the speed of rotation in 1000, 1500 and 2000 rpm and the speed of advance in 10 and 20 mm / min, with the purpose of obtaining a quality joint, and as a specific objective, the analysis of the results through visual inspection, traction test and macrography. By obtaining a combination of the parameters, six welding parameters were made, where a machining center was used to perform the same. The tool used was manufactured with a SAE H13 steel and applied quenching and tempering, thus obtaining a hardness of approximately 54 HRC. With the results, a visual inspection was performed, which detected some defects, and in the tensile test it was possible to analyze the best welding parameter, through voltage and elongation graphs and statistical data, and for the macrography defects were detected in which were not visible to the naked eye. With these analyzes, we reached the best welding parameter for this union, and thus, the objectives proposed since work were achieved.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia mecânicaAlumínioCobreFricçãoMechanical engineeringAluminumCopperFrictionAnálise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALFernando Hendges Lopes - 2017.pdfFernando Hendges Lopes - 2017.pdfapplication/pdf2729236https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2194/1/Fernando%20Hendges%20Lopes%20-%202017.pdf5a215bd7e82c7d2161adf126e9190df4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2194/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTFernando Hendges Lopes - 2017.pdf.txtFernando Hendges Lopes - 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain69310https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2194/3/Fernando%20Hendges%20Lopes%20-%202017.pdf.txt49fdc26151ca8c3101d3f1271637fde2MD53riu/21942018-08-09 16:55:54.123oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-09T19:55:54Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
title Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
spellingShingle Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
Lopes, Fernando Hendges
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia mecânica
Alumínio
Cobre
Fricção
Mechanical engineering
Aluminum
Copper
Friction
title_short Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
title_full Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
title_fullStr Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
title_full_unstemmed Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
title_sort Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
author Lopes, Fernando Hendges
author_facet Lopes, Fernando Hendges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wiedenhöft, Aldoni Gabriel
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fernando Hendges
contributor_str_mv Wiedenhöft, Aldoni Gabriel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia mecânica
Alumínio
Cobre
Fricção
Mechanical engineering
Aluminum
Copper
Friction
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Alumínio
Cobre
Fricção
Mechanical engineering
Aluminum
Copper
Friction
description A união entre diferentes materiais está cada vez mais tendo uma maior importância, pois ajuda na diminuição do peso dos componentes. Neste contexto, surgiu a solda por fricção Friction Stir Welding (FSW), onde foi desenvolvido e patentado no The Welding Institute (TWI) no Reino Unido em 1991 (THOMAS et al., 1991), que consiste na união dos materiais no estado sólido por deformação plástica através de uma ferramenta não consumível. Os principais parâmetros para obter uma junta de qualidade neste processo são a geometria da ferramenta, velocidade de rotação, velocidade de avanço e ângulo inclinação. O presente trabalho tem como objetivo principal a análise de uma solda por fricção FSW entre o alumínio (6060 T5) e o cobre (C110) variando a velocidade de rotação em 1000, 1500 e 2000 rpm e a velocidade de avanço em 10 e 20 mm/min, tendo assim como finalidade a obtenção de uma junta de qualidade, e como objetivo específico, a análise dos resultados através de inspeção visual, ensaio de tração e macrografia. Obtendo uma combinação dos parâmetros, foram feitos seis parâmetros de soldagem, onde foi utilizado um centro de usinagem para a realização do mesmo. A ferramenta utilizada foi fabricada com um aço SAE H13 e aplicado têmpera e revenido, obtendo assim uma dureza de aproximadamente 54 HRC. Com os resultados, foi realizado uma inspeção visual, que detectou alguns defeitos, já no ensaio de tração foi possível analisar o melhor parâmetro de soldagem, através de gráficos de tensão e alongamento e dados estatísticos e para a macrografia foram detectados defeitos no qual não eram visíveis a olho nu. Com estas análises, chegou-se ao melhor parâmetro de soldagem para esta união, sendo assim, os objetivos propostos desde trabalho foram alcançados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-06T13:31:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-06T13:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Fernando Hendges. Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110). 58p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2194
identifier_str_mv LOPES, Fernando Hendges. Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110). 58p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2194/1/Fernando%20Hendges%20Lopes%20-%202017.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2194/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2194/3/Fernando%20Hendges%20Lopes%20-%202017.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a215bd7e82c7d2161adf126e9190df4
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
49fdc26151ca8c3101d3f1271637fde2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274813100195840