Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, João Victor Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072
Resumo: O consumo e a venda de produtos falsificados no Brasil cresceram muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Além de as condutas serem tipificadas como crime, isso impacta negativamente na economia brasileira, na geração de empregos formais e também na saúde dos consumidores. Assim, haja vista a proporção do assunto, optou-se por pesquisar um produto específico: óculos solares falsificados. O objetivo desse estudo foi mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados, identificar as possíveis diferenças em relação ao gênero e, além disso, identificar se os consumidores estão cientes dos riscos que tais produtos podem lhes causar. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, e o método selecionado foi o Survey. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário (físico e online) a uma amostra da população com 206 jovens respondentes. Na análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva e o teste de diferença de amostras independentes (T de Student). Em relação aos principais resultados, pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Além disso, percebeu-se que homens e mulheres mantêm uma certa similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Soma-se a isso, o fato de muitos respondentes apontarem que continuam a compra mesmo sabendo se tratar de um produto de origem falsificada, e ainda, que possuem ciência dos riscos a que estão expostos pelo uso e também pela compra desta mercadoria.
id UNIP_12a92e66d4550740d4ba28490eee0aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2072
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Andressa Hennighttp://lattes.cnpq.br/4165957457654666http://lattes.cnpq.br/1495743959288488http://lattes.cnpq.br/5143091478961145http://lattes.cnpq.br/1894096953409760Severo, João Victor Rocha2018-01-17T15:41:46Z2018-01-17T15:41:46Z2017-11-30SEVERO, João Victor Rocha. Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072O consumo e a venda de produtos falsificados no Brasil cresceram muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Além de as condutas serem tipificadas como crime, isso impacta negativamente na economia brasileira, na geração de empregos formais e também na saúde dos consumidores. Assim, haja vista a proporção do assunto, optou-se por pesquisar um produto específico: óculos solares falsificados. O objetivo desse estudo foi mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados, identificar as possíveis diferenças em relação ao gênero e, além disso, identificar se os consumidores estão cientes dos riscos que tais produtos podem lhes causar. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, e o método selecionado foi o Survey. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário (físico e online) a uma amostra da população com 206 jovens respondentes. Na análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva e o teste de diferença de amostras independentes (T de Student). Em relação aos principais resultados, pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Além disso, percebeu-se que homens e mulheres mantêm uma certa similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Soma-se a isso, o fato de muitos respondentes apontarem que continuam a compra mesmo sabendo se tratar de um produto de origem falsificada, e ainda, que possuem ciência dos riscos a que estão expostos pelo uso e também pela compra desta mercadoria.The consumption and sale of counterfeit products in Brazil has grown significantly in recent years, especially among young people. In addition to being classified as a crime, this has a negative impact on Brazilian economy, on the generation of formal jobs and on health of consumers. So, given the proportion of the subject, we opted to research a specific product: fake sunglasses. The purpose of this study was to map the consumer behavior of fake sunglasses, to identify possible gender differences and, in addition, to identify if consumers are aware of the risks that such products may cause them. The research is classified as quantitative and exploratory, and the method selected was the Survey. For the data collection, a questionnaire (physical and online) was applied to a sample of the population with 206 young respondents. In the data analysis, it was used descriptive statistics and the difference test of independent samples (Student's T). In relation to the main results, it can be pointed out that the price was not a determining factor for the acquisition of counterfeit. In addition, it was noticed that men and women maintain a certain similarity in the behavior of purchase of the product studied. In addition, many respondents point out that they continue to purchase even if it is a product of counterfeit origin, and that they are aware of the risks they are exposed by using and also by purchasing this commodity.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoEstudo do consumidorProdutos falsificadosComportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do LivramentoBehavior of young consumers in relation to the consumption of fake sunglasses: a study in the city of Sant'Ana do Livramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALJoão Victor Rocha Severo.pdfJoão Victor Rocha Severo.pdfapplication/pdf581697https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/1/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdfff9b66872fb329083ad44c2c29ebccdcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJoão Victor Rocha Severo.pdf.txtJoão Victor Rocha Severo.pdf.txtExtracted texttext/plain84784https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/3/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdf.txt451c9e0c8507a8fa3539e3d0be7f9603MD53riu/20722018-08-06 16:53:38.522oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-06T19:53:38Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Behavior of young consumers in relation to the consumption of fake sunglasses: a study in the city of Sant'Ana do Livramento
title Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
spellingShingle Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
Severo, João Victor Rocha
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Estudo do consumidor
Produtos falsificados
title_short Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
title_full Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
title_fullStr Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
title_full_unstemmed Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
title_sort Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
author Severo, João Victor Rocha
author_facet Severo, João Victor Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4165957457654666
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1495743959288488
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5143091478961145
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1894096953409760
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, João Victor Rocha
contributor_str_mv Silva, Andressa Hennig
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Administração
Estudo do consumidor
Produtos falsificados
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Estudo do consumidor
Produtos falsificados
description O consumo e a venda de produtos falsificados no Brasil cresceram muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Além de as condutas serem tipificadas como crime, isso impacta negativamente na economia brasileira, na geração de empregos formais e também na saúde dos consumidores. Assim, haja vista a proporção do assunto, optou-se por pesquisar um produto específico: óculos solares falsificados. O objetivo desse estudo foi mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados, identificar as possíveis diferenças em relação ao gênero e, além disso, identificar se os consumidores estão cientes dos riscos que tais produtos podem lhes causar. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, e o método selecionado foi o Survey. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário (físico e online) a uma amostra da população com 206 jovens respondentes. Na análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva e o teste de diferença de amostras independentes (T de Student). Em relação aos principais resultados, pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Além disso, percebeu-se que homens e mulheres mantêm uma certa similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Soma-se a isso, o fato de muitos respondentes apontarem que continuam a compra mesmo sabendo se tratar de um produto de origem falsificada, e ainda, que possuem ciência dos riscos a que estão expostos pelo uso e também pela compra desta mercadoria.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-17T15:41:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-17T15:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEVERO, João Victor Rocha. Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072
identifier_str_mv SEVERO, João Victor Rocha. Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/1/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/3/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff9b66872fb329083ad44c2c29ebccdc
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
451c9e0c8507a8fa3539e3d0be7f9603
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274845854564352