Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072 |
Resumo: | O consumo e a venda de produtos falsificados no Brasil cresceram muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Além de as condutas serem tipificadas como crime, isso impacta negativamente na economia brasileira, na geração de empregos formais e também na saúde dos consumidores. Assim, haja vista a proporção do assunto, optou-se por pesquisar um produto específico: óculos solares falsificados. O objetivo desse estudo foi mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados, identificar as possíveis diferenças em relação ao gênero e, além disso, identificar se os consumidores estão cientes dos riscos que tais produtos podem lhes causar. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, e o método selecionado foi o Survey. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário (físico e online) a uma amostra da população com 206 jovens respondentes. Na análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva e o teste de diferença de amostras independentes (T de Student). Em relação aos principais resultados, pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Além disso, percebeu-se que homens e mulheres mantêm uma certa similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Soma-se a isso, o fato de muitos respondentes apontarem que continuam a compra mesmo sabendo se tratar de um produto de origem falsificada, e ainda, que possuem ciência dos riscos a que estão expostos pelo uso e também pela compra desta mercadoria. |
id |
UNIP_12a92e66d4550740d4ba28490eee0aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2072 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Andressa Hennighttp://lattes.cnpq.br/4165957457654666http://lattes.cnpq.br/1495743959288488http://lattes.cnpq.br/5143091478961145http://lattes.cnpq.br/1894096953409760Severo, João Victor Rocha2018-01-17T15:41:46Z2018-01-17T15:41:46Z2017-11-30SEVERO, João Victor Rocha. Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072O consumo e a venda de produtos falsificados no Brasil cresceram muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Além de as condutas serem tipificadas como crime, isso impacta negativamente na economia brasileira, na geração de empregos formais e também na saúde dos consumidores. Assim, haja vista a proporção do assunto, optou-se por pesquisar um produto específico: óculos solares falsificados. O objetivo desse estudo foi mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados, identificar as possíveis diferenças em relação ao gênero e, além disso, identificar se os consumidores estão cientes dos riscos que tais produtos podem lhes causar. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, e o método selecionado foi o Survey. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário (físico e online) a uma amostra da população com 206 jovens respondentes. Na análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva e o teste de diferença de amostras independentes (T de Student). Em relação aos principais resultados, pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Além disso, percebeu-se que homens e mulheres mantêm uma certa similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Soma-se a isso, o fato de muitos respondentes apontarem que continuam a compra mesmo sabendo se tratar de um produto de origem falsificada, e ainda, que possuem ciência dos riscos a que estão expostos pelo uso e também pela compra desta mercadoria.The consumption and sale of counterfeit products in Brazil has grown significantly in recent years, especially among young people. In addition to being classified as a crime, this has a negative impact on Brazilian economy, on the generation of formal jobs and on health of consumers. So, given the proportion of the subject, we opted to research a specific product: fake sunglasses. The purpose of this study was to map the consumer behavior of fake sunglasses, to identify possible gender differences and, in addition, to identify if consumers are aware of the risks that such products may cause them. The research is classified as quantitative and exploratory, and the method selected was the Survey. For the data collection, a questionnaire (physical and online) was applied to a sample of the population with 206 young respondents. In the data analysis, it was used descriptive statistics and the difference test of independent samples (Student's T). In relation to the main results, it can be pointed out that the price was not a determining factor for the acquisition of counterfeit. In addition, it was noticed that men and women maintain a certain similarity in the behavior of purchase of the product studied. In addition, many respondents point out that they continue to purchase even if it is a product of counterfeit origin, and that they are aware of the risks they are exposed by using and also by purchasing this commodity.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAdministraçãoEstudo do consumidorProdutos falsificadosComportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do LivramentoBehavior of young consumers in relation to the consumption of fake sunglasses: a study in the city of Sant'Ana do Livramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALJoão Victor Rocha Severo.pdfJoão Victor Rocha Severo.pdfapplication/pdf581697https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/1/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdfff9b66872fb329083ad44c2c29ebccdcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTJoão Victor Rocha Severo.pdf.txtJoão Victor Rocha Severo.pdf.txtExtracted texttext/plain84784https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/3/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdf.txt451c9e0c8507a8fa3539e3d0be7f9603MD53riu/20722018-08-06 16:53:38.522oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-06T19:53:38Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Behavior of young consumers in relation to the consumption of fake sunglasses: a study in the city of Sant'Ana do Livramento |
title |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
spellingShingle |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento Severo, João Victor Rocha CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Estudo do consumidor Produtos falsificados |
title_short |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
title_full |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
title_fullStr |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
title_full_unstemmed |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
title_sort |
Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento |
author |
Severo, João Victor Rocha |
author_facet |
Severo, João Victor Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Andressa Hennig |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4165957457654666 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1495743959288488 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5143091478961145 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1894096953409760 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, João Victor Rocha |
contributor_str_mv |
Silva, Andressa Hennig |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Administração Estudo do consumidor Produtos falsificados |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Estudo do consumidor Produtos falsificados |
description |
O consumo e a venda de produtos falsificados no Brasil cresceram muito nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Além de as condutas serem tipificadas como crime, isso impacta negativamente na economia brasileira, na geração de empregos formais e também na saúde dos consumidores. Assim, haja vista a proporção do assunto, optou-se por pesquisar um produto específico: óculos solares falsificados. O objetivo desse estudo foi mapear o comportamento do consumidor de óculos solares falsificados, identificar as possíveis diferenças em relação ao gênero e, além disso, identificar se os consumidores estão cientes dos riscos que tais produtos podem lhes causar. A pesquisa classifica-se como quantitativa e exploratória, e o método selecionado foi o Survey. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário (físico e online) a uma amostra da população com 206 jovens respondentes. Na análise de dados, utilizaram-se estatística descritiva e o teste de diferença de amostras independentes (T de Student). Em relação aos principais resultados, pode-se sinalizar que o preço não foi um fator determinante para a aquisição de falsificados. Além disso, percebeu-se que homens e mulheres mantêm uma certa similaridade no comportamento de compra do produto estudado. Soma-se a isso, o fato de muitos respondentes apontarem que continuam a compra mesmo sabendo se tratar de um produto de origem falsificada, e ainda, que possuem ciência dos riscos a que estão expostos pelo uso e também pela compra desta mercadoria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-17T15:41:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-01-17T15:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEVERO, João Victor Rocha. Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072 |
identifier_str_mv |
SEVERO, João Victor Rocha. Comportamento dos consumidores jovens em relação ao consumo de óculos solares falsificados: um estudo na cidade de Sant’Ana do Livramento. Trabalho de conclusão de curso em Administração pela Unipampa. Santana do Livramento: Unipampa, 2017. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/1/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2072/3/Jo%c3%a3o%20Victor%20Rocha%20Severo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff9b66872fb329083ad44c2c29ebccdc 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 451c9e0c8507a8fa3539e3d0be7f9603 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274845854564352 |