Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Jacson Lourenço Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Inácio, Raoni de Oliveira, Rodrigues, Maurinice Daniela, Fernandes, Cássio Aparecido Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18263
https://doi.org/10.56083/RCV3N8-066
Resumo: O estudo analisou o que leva pessoas da Base da Pirâmide (BP) a não adquirirem produtos falsificados. Em uma abordagem qualitativa foram entrevistadas 13 pessoas pertencentes à BP. Nas análises foi utilizado o método de análise de conteúdo. Como resultados do trabalho demonstram- se três proposições que puderam ser confirmadas por meio dos relatos dos entrevistados. Sugeriu-se também um esquema que descreve o comportamento do consumidor da base da pirâmide no processo de rejeição de produtos falsificados. Como conclusão tem-se que a qualidade do produto, a vergonha e o medo do desprezo interferem negativamente na aquisição de um produto falsificado.
id UFOP_45ee34874b98b35f253dd7647d87cac4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18263
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.Study of the reasons that discourage consumers at the bottom of the pyramid from purchasing counterfeit products.Produtos falsificadosBase da pirâmideComportamento do consumidorO estudo analisou o que leva pessoas da Base da Pirâmide (BP) a não adquirirem produtos falsificados. Em uma abordagem qualitativa foram entrevistadas 13 pessoas pertencentes à BP. Nas análises foi utilizado o método de análise de conteúdo. Como resultados do trabalho demonstram- se três proposições que puderam ser confirmadas por meio dos relatos dos entrevistados. Sugeriu-se também um esquema que descreve o comportamento do consumidor da base da pirâmide no processo de rejeição de produtos falsificados. Como conclusão tem-se que a qualidade do produto, a vergonha e o medo do desprezo interferem negativamente na aquisição de um produto falsificado.The study looked at why people at the bottom of the pyramid (BP) do not purchase counterfeit products. In a qualitative approach, 13 people belonging to the BP were interviewed. In the analysis, the content analysis method was used. As results of the work, three propositions were demonstrated that could be confirmed through the interviewees' reports. It was also suggested a scheme that describes the behavior of the consumer at the base of the pyramid in the process of rejection of counterfeit products. As a conclusion, the quality of the product, shame and fear of contempt interfere negatively in the acquisition of a counterfeit product.2024-08-16T18:42:26Z2024-08-16T18:42:26Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCASTRO, J. L. S. et al. Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados. Revista Contemprânea, v. 3, n. 8, p. 12490-12511, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/726>. Acesso em: 01 ago. 2024.2447-0961https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18263https://doi.org/10.56083/RCV3N8-066Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Jacson Lourenço SilvaInácio, Raoni de OliveiraRodrigues, Maurinice DanielaFernandes, Cássio Aparecido Borgesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-16T18:42:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18263Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-16T18:42:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
Study of the reasons that discourage consumers at the bottom of the pyramid from purchasing counterfeit products.
title Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
spellingShingle Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
Castro, Jacson Lourenço Silva
Produtos falsificados
Base da pirâmide
Comportamento do consumidor
title_short Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
title_full Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
title_fullStr Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
title_full_unstemmed Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
title_sort Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados.
author Castro, Jacson Lourenço Silva
author_facet Castro, Jacson Lourenço Silva
Inácio, Raoni de Oliveira
Rodrigues, Maurinice Daniela
Fernandes, Cássio Aparecido Borges
author_role author
author2 Inácio, Raoni de Oliveira
Rodrigues, Maurinice Daniela
Fernandes, Cássio Aparecido Borges
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Jacson Lourenço Silva
Inácio, Raoni de Oliveira
Rodrigues, Maurinice Daniela
Fernandes, Cássio Aparecido Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos falsificados
Base da pirâmide
Comportamento do consumidor
topic Produtos falsificados
Base da pirâmide
Comportamento do consumidor
description O estudo analisou o que leva pessoas da Base da Pirâmide (BP) a não adquirirem produtos falsificados. Em uma abordagem qualitativa foram entrevistadas 13 pessoas pertencentes à BP. Nas análises foi utilizado o método de análise de conteúdo. Como resultados do trabalho demonstram- se três proposições que puderam ser confirmadas por meio dos relatos dos entrevistados. Sugeriu-se também um esquema que descreve o comportamento do consumidor da base da pirâmide no processo de rejeição de produtos falsificados. Como conclusão tem-se que a qualidade do produto, a vergonha e o medo do desprezo interferem negativamente na aquisição de um produto falsificado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-08-16T18:42:26Z
2024-08-16T18:42:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, J. L. S. et al. Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados. Revista Contemprânea, v. 3, n. 8, p. 12490-12511, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/726>. Acesso em: 01 ago. 2024.
2447-0961
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18263
https://doi.org/10.56083/RCV3N8-066
identifier_str_mv CASTRO, J. L. S. et al. Estudo das razões que desestimulam os consumidores da base da pirâmide a adquirirem produtos falsificados. Revista Contemprânea, v. 3, n. 8, p. 12490-12511, 2023. Disponível em: <https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/726>. Acesso em: 01 ago. 2024.
2447-0961
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18263
https://doi.org/10.56083/RCV3N8-066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002868925399040