Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654 |
Resumo: | A partir do cinema, e anos depois com a televisão, as telas ganharam força, sendo implantada em muitos outros aparelhos, não apenas com fins de entretenimento, mas para o trabalho, conhecer novas pessoas, auxiliar na medicina, entre outras coisas. Esses avanços tecnológicos alteraram o modo das pessoas de relacionarem e se comunicarem entre si. O objetivo do presente trabalho propõe mostrar algumas percepções sobre a noção de hipermodernidade e o uso de telas, o que também possibilita refletir sobre questões relacionadas ao comportamento dos usuários, especificamente sobre alguns dos personagens do episódio Queda livre, da série Black Mirror. Conceitua-se sobre as noções teóricas: hipermodernidade, rede sociais on-line, cibercultura e cinema, este último na perspectiva histórica e como arte de representação social da própria realidade. Uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda livre, analisado com o auxílio do método de análise de imagens em movimento (ROSE, 2002). A partir da análise deste seriado, a hipermodernidade se apresenta no excesso de exposição nas redes sociais; comportamentos para ganhar admiradores ou reputação, hedonismo, ou seja, percebe-se um indivíduo agindo para a conquista imediata de seus desejos. O objeto de análise nos mostra, ainda, que as cenas de uma ficção revelam situações que, possivelmente, encontramos em nosso cotidiano, como o uso das diversas telas e aparelhos que se conectam à internet. Percebe-se, que a noção de hipermodernidade, bem como o objeto analisado, ajuda-nos a olhar para os modos de utilização frequente das telas. |
id |
UNIP_1721ea6df1c56bad635b2f5466f4c00d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2654 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Guindani, Joel Felipehttp://lattes.cnpq.br/2519320965882266Feitosa, Sara AlvesRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/5451869210045387Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues2018-04-09T11:43:56Z2018-04-09T11:43:56Z2017-12-13BETTIM, Paulo Edmundo Rodrigues. Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror. 2017. 64p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654A partir do cinema, e anos depois com a televisão, as telas ganharam força, sendo implantada em muitos outros aparelhos, não apenas com fins de entretenimento, mas para o trabalho, conhecer novas pessoas, auxiliar na medicina, entre outras coisas. Esses avanços tecnológicos alteraram o modo das pessoas de relacionarem e se comunicarem entre si. O objetivo do presente trabalho propõe mostrar algumas percepções sobre a noção de hipermodernidade e o uso de telas, o que também possibilita refletir sobre questões relacionadas ao comportamento dos usuários, especificamente sobre alguns dos personagens do episódio Queda livre, da série Black Mirror. Conceitua-se sobre as noções teóricas: hipermodernidade, rede sociais on-line, cibercultura e cinema, este último na perspectiva histórica e como arte de representação social da própria realidade. Uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda livre, analisado com o auxílio do método de análise de imagens em movimento (ROSE, 2002). A partir da análise deste seriado, a hipermodernidade se apresenta no excesso de exposição nas redes sociais; comportamentos para ganhar admiradores ou reputação, hedonismo, ou seja, percebe-se um indivíduo agindo para a conquista imediata de seus desejos. O objeto de análise nos mostra, ainda, que as cenas de uma ficção revelam situações que, possivelmente, encontramos em nosso cotidiano, como o uso das diversas telas e aparelhos que se conectam à internet. Percebe-se, que a noção de hipermodernidade, bem como o objeto analisado, ajuda-nos a olhar para os modos de utilização frequente das telas.A partir del cine, y años después con la televisión, las pantallas ganaron fuerza, siendo implantada en muchos otros aparatos, no sólo con fines de entretenimiento, sino para el trabajo, conocer nuevas personas, auxiliar en la medicina, entre otras cosas. Estos avances tecnológicos han cambiado el modo en que las personas se relacionan y se comunican entre sí. El objetivo del presente trabajo propone mostrar algunas percepciones sobre la noción de hipermodernidad y el uso de pantallas, lo que también posibilita reflexionar sobre cuestiones relacionadas al comportamiento de los usuarios, específicamente sobre algunos de los personajes del episodio Caída libre, de la serie Black Mirror. Se concibe sobre las nociones teóricas: hipermodernidad, redes sociales en línea, cibercultura y cine, este último en la perspectiva histórica y como arte de representación social de la propia realidad. Una investigación de carácter cualitativo, bibliográfico, teniendo por objeto de estudio un episodio de la serie Black Mirror intitulado Queda libre, analizado con el auxilio del método de análisis de imágenes en movimiento (ROSE, 2002). A partir del análisis de esta serie, la hipermodernidad se presenta en el exceso de exposición en las redes sociales; comportamientos para ganar admiradores o reputación, hedonismo, o sea, se percibe un individuo actuando para la conquista inmediata de sus deseos. El objeto de análisis nos muestra, además, que las escenas de una ficción revelan situaciones que, posiblemente, encontramos en nuestro cotidiano, como el uso de las diversas pantallas y aparatos que se conectan a internet y que moldean gran parte de las acciones individuales. Se percibe que la noción de hipermodernidad, así como el objeto analizado, nos ayuda a mirar los modos de uso frecuente de las pantallas.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComputadores e civilizaçãoComportamento humanoTelevisao - SeriadoComputers and CivilizationPercepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirrorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdfPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdfapplication/pdf1434502https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/1/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf41df17c00527dda17cf14210e285cb5fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdf.txtPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdf.txtExtracted texttext/plain123010https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/3/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf.txt4a76ca7a6018d885b37280c5c2c8a29bMD53riu/26542018-04-10 03:00:50.546oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-10T06:00:50Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
title |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
spellingShingle |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Computadores e civilização Comportamento humano Televisao - Seriado Computers and Civilization |
title_short |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
title_full |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
title_fullStr |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
title_sort |
Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror |
author |
Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues |
author_facet |
Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guindani, Joel Felipe |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2519320965882266 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Feitosa, Sara Alves |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5451869210045387 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues |
contributor_str_mv |
Guindani, Joel Felipe Feitosa, Sara Alves Rocha, Marcelo da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Computadores e civilização Comportamento humano Televisao - Seriado Computers and Civilization |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computadores e civilização Comportamento humano Televisao - Seriado Computers and Civilization |
description |
A partir do cinema, e anos depois com a televisão, as telas ganharam força, sendo implantada em muitos outros aparelhos, não apenas com fins de entretenimento, mas para o trabalho, conhecer novas pessoas, auxiliar na medicina, entre outras coisas. Esses avanços tecnológicos alteraram o modo das pessoas de relacionarem e se comunicarem entre si. O objetivo do presente trabalho propõe mostrar algumas percepções sobre a noção de hipermodernidade e o uso de telas, o que também possibilita refletir sobre questões relacionadas ao comportamento dos usuários, especificamente sobre alguns dos personagens do episódio Queda livre, da série Black Mirror. Conceitua-se sobre as noções teóricas: hipermodernidade, rede sociais on-line, cibercultura e cinema, este último na perspectiva histórica e como arte de representação social da própria realidade. Uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda livre, analisado com o auxílio do método de análise de imagens em movimento (ROSE, 2002). A partir da análise deste seriado, a hipermodernidade se apresenta no excesso de exposição nas redes sociais; comportamentos para ganhar admiradores ou reputação, hedonismo, ou seja, percebe-se um indivíduo agindo para a conquista imediata de seus desejos. O objeto de análise nos mostra, ainda, que as cenas de uma ficção revelam situações que, possivelmente, encontramos em nosso cotidiano, como o uso das diversas telas e aparelhos que se conectam à internet. Percebe-se, que a noção de hipermodernidade, bem como o objeto analisado, ajuda-nos a olhar para os modos de utilização frequente das telas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-09T11:43:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-09T11:43:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BETTIM, Paulo Edmundo Rodrigues. Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror. 2017. 64p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654 |
identifier_str_mv |
BETTIM, Paulo Edmundo Rodrigues. Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror. 2017. 64p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/1/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/3/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41df17c00527dda17cf14210e285cb5f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 4a76ca7a6018d885b37280c5c2c8a29b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849039166111744 |