Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654
Resumo: A partir do cinema, e anos depois com a televisão, as telas ganharam força, sendo implantada em muitos outros aparelhos, não apenas com fins de entretenimento, mas para o trabalho, conhecer novas pessoas, auxiliar na medicina, entre outras coisas. Esses avanços tecnológicos alteraram o modo das pessoas de relacionarem e se comunicarem entre si. O objetivo do presente trabalho propõe mostrar algumas percepções sobre a noção de hipermodernidade e o uso de telas, o que também possibilita refletir sobre questões relacionadas ao comportamento dos usuários, especificamente sobre alguns dos personagens do episódio Queda livre, da série Black Mirror. Conceitua-se sobre as noções teóricas: hipermodernidade, rede sociais on-line, cibercultura e cinema, este último na perspectiva histórica e como arte de representação social da própria realidade. Uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda livre, analisado com o auxílio do método de análise de imagens em movimento (ROSE, 2002). A partir da análise deste seriado, a hipermodernidade se apresenta no excesso de exposição nas redes sociais; comportamentos para ganhar admiradores ou reputação, hedonismo, ou seja, percebe-se um indivíduo agindo para a conquista imediata de seus desejos. O objeto de análise nos mostra, ainda, que as cenas de uma ficção revelam situações que, possivelmente, encontramos em nosso cotidiano, como o uso das diversas telas e aparelhos que se conectam à internet. Percebe-se, que a noção de hipermodernidade, bem como o objeto analisado, ajuda-nos a olhar para os modos de utilização frequente das telas.
id UNIP_1721ea6df1c56bad635b2f5466f4c00d
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2654
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Guindani, Joel Felipehttp://lattes.cnpq.br/2519320965882266Feitosa, Sara AlvesRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/5451869210045387Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues2018-04-09T11:43:56Z2018-04-09T11:43:56Z2017-12-13BETTIM, Paulo Edmundo Rodrigues. Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror. 2017. 64p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654A partir do cinema, e anos depois com a televisão, as telas ganharam força, sendo implantada em muitos outros aparelhos, não apenas com fins de entretenimento, mas para o trabalho, conhecer novas pessoas, auxiliar na medicina, entre outras coisas. Esses avanços tecnológicos alteraram o modo das pessoas de relacionarem e se comunicarem entre si. O objetivo do presente trabalho propõe mostrar algumas percepções sobre a noção de hipermodernidade e o uso de telas, o que também possibilita refletir sobre questões relacionadas ao comportamento dos usuários, especificamente sobre alguns dos personagens do episódio Queda livre, da série Black Mirror. Conceitua-se sobre as noções teóricas: hipermodernidade, rede sociais on-line, cibercultura e cinema, este último na perspectiva histórica e como arte de representação social da própria realidade. Uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda livre, analisado com o auxílio do método de análise de imagens em movimento (ROSE, 2002). A partir da análise deste seriado, a hipermodernidade se apresenta no excesso de exposição nas redes sociais; comportamentos para ganhar admiradores ou reputação, hedonismo, ou seja, percebe-se um indivíduo agindo para a conquista imediata de seus desejos. O objeto de análise nos mostra, ainda, que as cenas de uma ficção revelam situações que, possivelmente, encontramos em nosso cotidiano, como o uso das diversas telas e aparelhos que se conectam à internet. Percebe-se, que a noção de hipermodernidade, bem como o objeto analisado, ajuda-nos a olhar para os modos de utilização frequente das telas.A partir del cine, y años después con la televisión, las pantallas ganaron fuerza, siendo implantada en muchos otros aparatos, no sólo con fines de entretenimiento, sino para el trabajo, conocer nuevas personas, auxiliar en la medicina, entre otras cosas. Estos avances tecnológicos han cambiado el modo en que las personas se relacionan y se comunican entre sí. El objetivo del presente trabajo propone mostrar algunas percepciones sobre la noción de hipermodernidad y el uso de pantallas, lo que también posibilita reflexionar sobre cuestiones relacionadas al comportamiento de los usuarios, específicamente sobre algunos de los personajes del episodio Caída libre, de la serie Black Mirror. Se concibe sobre las nociones teóricas: hipermodernidad, redes sociales en línea, cibercultura y cine, este último en la perspectiva histórica y como arte de representación social de la propia realidad. Una investigación de carácter cualitativo, bibliográfico, teniendo por objeto de estudio un episodio de la serie Black Mirror intitulado Queda libre, analizado con el auxilio del método de análisis de imágenes en movimiento (ROSE, 2002). A partir del análisis de esta serie, la hipermodernidad se presenta en el exceso de exposición en las redes sociales; comportamientos para ganar admiradores o reputación, hedonismo, o sea, se percibe un individuo actuando para la conquista inmediata de sus deseos. El objeto de análisis nos muestra, además, que las escenas de una ficción revelan situaciones que, posiblemente, encontramos en nuestro cotidiano, como el uso de las diversas pantallas y aparatos que se conectan a internet y que moldean gran parte de las acciones individuales. Se percibe que la noción de hipermodernidad, así como el objeto analizado, nos ayuda a mirar los modos de uso frecuente de las pantallas.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComputadores e civilizaçãoComportamento humanoTelevisao - SeriadoComputers and CivilizationPercepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirrorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdfPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdfapplication/pdf1434502https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/1/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf41df17c00527dda17cf14210e285cb5fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdf.txtPaulo Edmundo Rodrigues Bettim (2017).pdf.txtExtracted texttext/plain123010https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/3/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf.txt4a76ca7a6018d885b37280c5c2c8a29bMD53riu/26542018-04-10 03:00:50.546oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-10T06:00:50Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
title Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
spellingShingle Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Computadores e civilização
Comportamento humano
Televisao - Seriado
Computers and Civilization
title_short Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
title_full Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
title_fullStr Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
title_full_unstemmed Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
title_sort Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror
author Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues
author_facet Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guindani, Joel Felipe
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2519320965882266
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Feitosa, Sara Alves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661617197661457
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5451869210045387
dc.contributor.author.fl_str_mv Bettim, Paulo Edmundo Rodrigues
contributor_str_mv Guindani, Joel Felipe
Feitosa, Sara Alves
Rocha, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Computadores e civilização
Comportamento humano
Televisao - Seriado
Computers and Civilization
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores e civilização
Comportamento humano
Televisao - Seriado
Computers and Civilization
description A partir do cinema, e anos depois com a televisão, as telas ganharam força, sendo implantada em muitos outros aparelhos, não apenas com fins de entretenimento, mas para o trabalho, conhecer novas pessoas, auxiliar na medicina, entre outras coisas. Esses avanços tecnológicos alteraram o modo das pessoas de relacionarem e se comunicarem entre si. O objetivo do presente trabalho propõe mostrar algumas percepções sobre a noção de hipermodernidade e o uso de telas, o que também possibilita refletir sobre questões relacionadas ao comportamento dos usuários, especificamente sobre alguns dos personagens do episódio Queda livre, da série Black Mirror. Conceitua-se sobre as noções teóricas: hipermodernidade, rede sociais on-line, cibercultura e cinema, este último na perspectiva histórica e como arte de representação social da própria realidade. Uma pesquisa de caráter qualitativo, bibliográfico, tendo por objeto de estudo um episódio da série Black Mirror intitulado Queda livre, analisado com o auxílio do método de análise de imagens em movimento (ROSE, 2002). A partir da análise deste seriado, a hipermodernidade se apresenta no excesso de exposição nas redes sociais; comportamentos para ganhar admiradores ou reputação, hedonismo, ou seja, percebe-se um indivíduo agindo para a conquista imediata de seus desejos. O objeto de análise nos mostra, ainda, que as cenas de uma ficção revelam situações que, possivelmente, encontramos em nosso cotidiano, como o uso das diversas telas e aparelhos que se conectam à internet. Percebe-se, que a noção de hipermodernidade, bem como o objeto analisado, ajuda-nos a olhar para os modos de utilização frequente das telas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-09T11:43:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-09T11:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BETTIM, Paulo Edmundo Rodrigues. Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror. 2017. 64p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654
identifier_str_mv BETTIM, Paulo Edmundo Rodrigues. Percepções sobre o conceito de hipermodernidade a partir do uso das telas do episódio “Queda livre” do seriado Black Mirror. 2017. 64p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/1/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2654/3/Paulo%20Edmundo%20Rodrigues%20Bettim%20%282017%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41df17c00527dda17cf14210e285cb5f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
4a76ca7a6018d885b37280c5c2c8a29b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849039166111744