Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Patricia Paula
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3426
Resumo: Neste trabalho é discutida a utilização do Facebook em cinco empresas de diferentes segmentos da cidade de São Borja. A pesquisa bibliográfica foi realizada com ênfase sobre as mídias sociais, além da atuação do Relações-Públicas no contexto digital e também foi analisada de que maneira se enquadram, nesse cenário, esses profissionais. Foi discutida ainda o que as mídias digitais representam hoje, entendendo que são mais do que interação entre amigos ou colegas e sim uma maneira de relacionamento entre empresa e clientes. A metodologia de Análise de Conteúdo foi usada na coleta quantitativa dos dados, que analisou as publicações realizadas em suas fan pages, e a participação/interação do público com o conteúdo publicado, durante o mês de novembro de 2014. Os resultados indicaram que ainda há muito a ser explorado, para o efetivo uso dessa ferramenta na comunicação, e ainda demonstrou que as empresas perceberam o poder de influência do Facebook e vem utilizando essa rede social e outras para se aproximar de seus clientes.
id UNIP_1faa05377dd93e6ac3300c13b0a0086f
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3426
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Gonçalves, Carmem Regina Abreuhttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937Silva, Marcela Guimarães eRhoden, Valmorhttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981http://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/9914248636967404Amaral, Patricia Paula2018-10-08T15:57:31Z2018-10-08T15:57:31Z2015-01-20AMARAL, Patricia Paula. Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. 2015. 43p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3426Neste trabalho é discutida a utilização do Facebook em cinco empresas de diferentes segmentos da cidade de São Borja. A pesquisa bibliográfica foi realizada com ênfase sobre as mídias sociais, além da atuação do Relações-Públicas no contexto digital e também foi analisada de que maneira se enquadram, nesse cenário, esses profissionais. Foi discutida ainda o que as mídias digitais representam hoje, entendendo que são mais do que interação entre amigos ou colegas e sim uma maneira de relacionamento entre empresa e clientes. A metodologia de Análise de Conteúdo foi usada na coleta quantitativa dos dados, que analisou as publicações realizadas em suas fan pages, e a participação/interação do público com o conteúdo publicado, durante o mês de novembro de 2014. Os resultados indicaram que ainda há muito a ser explorado, para o efetivo uso dessa ferramenta na comunicação, e ainda demonstrou que as empresas perceberam o poder de influência do Facebook e vem utilizando essa rede social e outras para se aproximar de seus clientes.This paper discussed the use of Facebook in five companies in the city of São Borja different segments. The literature search was performed with emphasis on social media, besides the performance of the Public-Relations in the digital environment and was also analyzed how fit, in this scenario, these professionals. It was also discussed what digital media represent today, understanding that are more than interaction between friends or colleagues but a way of relationship between company and customers. The Content Analysis methodology was used in the quantitative data collection, which analyzed the publications made in their fan pages, and the participation / public interaction with the content published during the month of November 2014. The results indicated that there is still much to be explored forthe effective use of this tool in communication, and also showed that companies have realized the power of influence of Facebook and has been using this social network and other to get closer to their customers.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMídia socialFacebook (Rede social on-line)Relações públicasSocial mediaPublic relationsRelações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALPatricia Paula Amaral (2015).pdfPatricia Paula Amaral (2015).pdfapplication/pdf635575https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3426/1/Patricia%20Paula%20Amaral%20%282015%29.pdf80c553f23a1be0a106ea42ef4d1150d0MD51TEXTPatricia Paula Amaral (2015).pdf.txtPatricia Paula Amaral (2015).pdf.txtExtracted texttext/plain86337https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3426/3/Patricia%20Paula%20Amaral%20%282015%29.pdf.txtf7f7f81aa6483f05611407fea2e33bd6MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3426/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/34262018-10-09 03:00:24.008oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-09T06:00:24Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
title Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
spellingShingle Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
Amaral, Patricia Paula
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Mídia social
Facebook (Rede social on-line)
Relações públicas
Social media
Public relations
title_short Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
title_full Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
title_fullStr Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
title_full_unstemmed Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
title_sort Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook
author Amaral, Patricia Paula
author_facet Amaral, Patricia Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Carmem Regina Abreu
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9993369005880937
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rhoden, Valmor
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2905458324819981
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9914248636967404
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Patricia Paula
contributor_str_mv Gonçalves, Carmem Regina Abreu
Silva, Marcela Guimarães e
Rhoden, Valmor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Mídia social
Facebook (Rede social on-line)
Relações públicas
Social media
Public relations
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia social
Facebook (Rede social on-line)
Relações públicas
Social media
Public relations
description Neste trabalho é discutida a utilização do Facebook em cinco empresas de diferentes segmentos da cidade de São Borja. A pesquisa bibliográfica foi realizada com ênfase sobre as mídias sociais, além da atuação do Relações-Públicas no contexto digital e também foi analisada de que maneira se enquadram, nesse cenário, esses profissionais. Foi discutida ainda o que as mídias digitais representam hoje, entendendo que são mais do que interação entre amigos ou colegas e sim uma maneira de relacionamento entre empresa e clientes. A metodologia de Análise de Conteúdo foi usada na coleta quantitativa dos dados, que analisou as publicações realizadas em suas fan pages, e a participação/interação do público com o conteúdo publicado, durante o mês de novembro de 2014. Os resultados indicaram que ainda há muito a ser explorado, para o efetivo uso dessa ferramenta na comunicação, e ainda demonstrou que as empresas perceberam o poder de influência do Facebook e vem utilizando essa rede social e outras para se aproximar de seus clientes.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-08T15:57:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-08T15:57:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AMARAL, Patricia Paula. Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. 2015. 43p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3426
identifier_str_mv AMARAL, Patricia Paula. Relações públicas e o gerenciamento nas redes sociais: uma análise das postagens realizadas por empresas de São Borja no Facebook. 2015. 43p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3426/1/Patricia%20Paula%20Amaral%20%282015%29.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3426/3/Patricia%20Paula%20Amaral%20%282015%29.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3426/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 80c553f23a1be0a106ea42ef4d1150d0
f7f7f81aa6483f05611407fea2e33bd6
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274835967541248