Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Pâmela Manente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2332
Resumo: Este trabalho analisou as estratégias de comunicação utilizadas através da ferramenta fan page da rede social Facebook, das empresas localizadas na Aduana de São Borja/RS, e apontou a importância de um profissional de Relações-Públicas no contexto de redes sociais. Salienta o que os mesmos podem agregar e sugere uma reflexão no poder que tem um gerenciamento eficiente nas redes, através dos resultados obtidos na análise aplicada. Na Aduana, local de estudo do trabalho, existem 32 empresas brasileiras, onde seis delas são associadas à Associação de Comércio e Indústria (ACISB) de São Borja, porém apenas cinco delas possuem uma fan page e o foco se deteve nestas. Deste modo, o presente trabalho concluiu que as empresas analisadas não utilizam das suas fan pages como uma comunicação de mão dupla, onde existe um retorno entre a organização e seus públicos, impossibilitando assim que as fan pages sejam utilizadas de maneira eficiente.
id UNIP_5f7d819991f1e3382c91393ef2043953
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2332
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Gonçalves, Carmem Regina Abreuhttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937Silva, Marcela Guimarães eRhoden , Valmorhttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981http://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/1807566152927722Wagner, Pâmela Manente2018-02-20T11:47:40Z2018-02-20T11:47:40Z2016-12-06WAGNER, Pâmela Manente. Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS. 50p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2332Este trabalho analisou as estratégias de comunicação utilizadas através da ferramenta fan page da rede social Facebook, das empresas localizadas na Aduana de São Borja/RS, e apontou a importância de um profissional de Relações-Públicas no contexto de redes sociais. Salienta o que os mesmos podem agregar e sugere uma reflexão no poder que tem um gerenciamento eficiente nas redes, através dos resultados obtidos na análise aplicada. Na Aduana, local de estudo do trabalho, existem 32 empresas brasileiras, onde seis delas são associadas à Associação de Comércio e Indústria (ACISB) de São Borja, porém apenas cinco delas possuem uma fan page e o foco se deteve nestas. Deste modo, o presente trabalho concluiu que as empresas analisadas não utilizam das suas fan pages como uma comunicação de mão dupla, onde existe um retorno entre a organização e seus públicos, impossibilitando assim que as fan pages sejam utilizadas de maneira eficiente.The following work analysed the communication strategies used through the fan page tool on the social network Facebook, of the companies localized in the Customs in São Borja/RS, and highlighted the importance of a Public Relations professional on the social network context, understanding what they can add and suggests a reflexion on the power an efficient management on networks, through the results obtained in the applied analysis. In the Customs, work study site, there are 32 Brazilians companies, where six of them are associated to ACISB - São Borja Trade and Industry Association, however only five of them has a fan page and the focus was obtained from them. Thus, the present study concluded that the companies analyzed do not use their fan pages as a two-way communication, where there is a return between the organization and its public, thus making it impossible for fan pages to be used efficiently.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRelações públicasComunicaçãoFan pagesFacebook (Rede social on-line)Rio Grande do SulFronteirasPublic RelationsCommunicationComunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALPâmela Manente Wagner.pdfPâmela Manente Wagner.pdfapplication/pdf1410836https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2332/1/P%c3%a2mela%20Manente%20Wagner.pdf442c7ae44aeeec2e6b2371e2414a6127MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2332/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTPâmela Manente Wagner.pdf.txtPâmela Manente Wagner.pdf.txtExtracted texttext/plain98116https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2332/3/P%c3%a2mela%20Manente%20Wagner.pdf.txt83725b41169a21aa6f323e996b247b1eMD53riu/23322018-03-15 14:30:53.862oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-03-15T17:30:53Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
title Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
spellingShingle Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
Wagner, Pâmela Manente
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Relações públicas
Comunicação
Fan pages
Facebook (Rede social on-line)
Rio Grande do Sul
Fronteiras
Public Relations
Communication
title_short Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
title_full Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
title_fullStr Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
title_full_unstemmed Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
title_sort Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS.
author Wagner, Pâmela Manente
author_facet Wagner, Pâmela Manente
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Carmem Regina Abreu
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9993369005880937
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rhoden , Valmor
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2905458324819981
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1807566152927722
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Pâmela Manente
contributor_str_mv Gonçalves, Carmem Regina Abreu
Silva, Marcela Guimarães e
Rhoden , Valmor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Relações públicas
Comunicação
Fan pages
Facebook (Rede social on-line)
Rio Grande do Sul
Fronteiras
Public Relations
Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Relações públicas
Comunicação
Fan pages
Facebook (Rede social on-line)
Rio Grande do Sul
Fronteiras
Public Relations
Communication
description Este trabalho analisou as estratégias de comunicação utilizadas através da ferramenta fan page da rede social Facebook, das empresas localizadas na Aduana de São Borja/RS, e apontou a importância de um profissional de Relações-Públicas no contexto de redes sociais. Salienta o que os mesmos podem agregar e sugere uma reflexão no poder que tem um gerenciamento eficiente nas redes, através dos resultados obtidos na análise aplicada. Na Aduana, local de estudo do trabalho, existem 32 empresas brasileiras, onde seis delas são associadas à Associação de Comércio e Indústria (ACISB) de São Borja, porém apenas cinco delas possuem uma fan page e o foco se deteve nestas. Deste modo, o presente trabalho concluiu que as empresas analisadas não utilizam das suas fan pages como uma comunicação de mão dupla, onde existe um retorno entre a organização e seus públicos, impossibilitando assim que as fan pages sejam utilizadas de maneira eficiente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T11:47:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-20T11:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WAGNER, Pâmela Manente. Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS. 50p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2332
identifier_str_mv WAGNER, Pâmela Manente. Comunicação na fronteira: uma análise nas fan pages das empresas aduaneiras de São Borja, RS. 50p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2332/1/P%c3%a2mela%20Manente%20Wagner.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2332/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2332/3/P%c3%a2mela%20Manente%20Wagner.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 442c7ae44aeeec2e6b2371e2414a6127
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
83725b41169a21aa6f323e996b247b1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849057673478144