Atropelamentos de fauna em uma rodovia do Pampa brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Guilherme Garcez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4467
Resumo: O Brasil é um dos países com maiores índices de diversidade biológica do planeta. Porém, esta diversidade nos transmite, muitas vezes, uma idéia de abundância não só em número de espécies, mas também em numero de indivíduos, o que não corresponde à realidade de muitas espécies. Umas das ações antrópicas que vem cada vez ganhando mais foco dos pesquisadores é a construção e uso de rodovias que causam desequilíbrio ecológico, promovendo perda de qualidade ambiental. Nas últimas décadas vários estudos têm apresentado diferentes impactos das rodovias nas comunidades de vertebrados, desde a perda e fragmentação de habitat até morte por atropelamento. Concentrado na região sul do Brasil, porções do Uruguai e Argentina o bioma Pampa apresenta regiões pouco amostradas em relação à ecologia de estradas. Este estudo teve como objetivo estimar a perda de vertebrados terrestres por atropelamento e relacionar os resultados com a ecologia das espécies. O estudo realizou-se de junho de 09 a março de 2010, e consistiu em percorrer uma rodovia (BR - 290) em um trecho de 12 km de carro, em velocidade média de 50 km/h. Formam realizadas 74 saídas de campo, sendo duas vezes na semana. Nestas foram encontrados 436 animais atropelados, englobando todos os táxons de vertebrados terrestres. Dentre esses animais eram: 26 anfíbios, 119 répteis, 123 mamíferos e 170 aves, concentradas em duas espécies de anfíbios, 13 de répteis, 16 de mamíferos e 23 de aves. O fato de aves serem o grupo mais atingido pelos acidentes foi, já que vários outros estudos na mesma área apontam os mamíferos como grupo mais atingidos. A mortalidade por atropelamento é o aspecto mais visível dos efeitos deletérios das estradas e pode, em algumas espécies, causar acentuadas quedas demográficas, além disto, os comportamentos das comunidades são alterados. As estradas significam para muitos animais como uma fonte de alimento mais fácil, pois ali existe grande oferta de itens como carcaças e grãos. A exploração dessa disponibilidade alimentar parece ser o principal fator responsável pela alta taxa de atropelamentos observada no presente. Entretanto, os atropelamentos de animais com grandes áreas de vida parecem estar mais relacionados simplesmente aos deslocamentos dos indivíduos.
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Umas das ações antrópicas que vem cada vez ganhando mais foco dos pesquisadores é a construção e uso de rodovias que causam desequilíbrio ecológico, promovendo perda de qualidade ambiental. Nas últimas décadas vários estudos têm apresentado diferentes impactos das rodovias nas comunidades de vertebrados, desde a perda e fragmentação de habitat até morte por atropelamento. Concentrado na região sul do Brasil, porções do Uruguai e Argentina o bioma Pampa apresenta regiões pouco amostradas em relação à ecologia de estradas. Este estudo teve como objetivo estimar a perda de vertebrados terrestres por atropelamento e relacionar os resultados com a ecologia das espécies. O estudo realizou-se de junho de 09 a março de 2010, e consistiu em percorrer uma rodovia (BR - 290) em um trecho de 12 km de carro, em velocidade média de 50 km/h. Formam realizadas 74 saídas de campo, sendo duas vezes na semana. Nestas foram encontrados 436 animais atropelados, englobando todos os táxons de vertebrados terrestres. Dentre esses animais eram: 26 anfíbios, 119 répteis, 123 mamíferos e 170 aves, concentradas em duas espécies de anfíbios, 13 de répteis, 16 de mamíferos e 23 de aves. O fato de aves serem o grupo mais atingido pelos acidentes foi, já que vários outros estudos na mesma área apontam os mamíferos como grupo mais atingidos. A mortalidade por atropelamento é o aspecto mais visível dos efeitos deletérios das estradas e pode, em algumas espécies, causar acentuadas quedas demográficas, além disto, os comportamentos das comunidades são alterados. As estradas significam para muitos animais como uma fonte de alimento mais fácil, pois ali existe grande oferta de itens como carcaças e grãos. A exploração dessa disponibilidade alimentar parece ser o principal fator responsável pela alta taxa de atropelamentos observada no presente. Entretanto, os atropelamentos de animais com grandes áreas de vida parecem estar mais relacionados simplesmente aos deslocamentos dos indivíduos.Brazil is one of the countries with highest biological diversity index of the world. However, this diversity gives, many times, an idea of abundance in number of species and in number of individuals, fact that may not correspond to the reality for many species. With main distribution in southern Brazil and parts of Uruguay and Argentina, the Pampa biome presents regions not well known in relation to the ecology of highways. One of the man-made actions that has gained special focus by researchers is the build and use of highways, which cause ecological disequilibrium, promoting loss of environmental quality. In the last decades many studies have shown different impacts of highways in the vertebrate communities, such as habitat fragmentation and death by running over. This study aimed to estimate the loss of terrestrial invertebrates by running over and relate the results to their ecology species. Sampling. The study was performed from June 2009 to Mars 2010 and consisted in travelling by car through a patch of 12 km of the highway BR-290, with a velocity of around 50 km/h. A total of 74 travels were performed, twice a week. In these travels, 438 dead-on-road animals were observed, covering all vertebrate taxa. Among these animals, 26 were amphibians (four species), 119 were reptiles (13 species), 123 were mammals (16 species) and 170 were birds (23 species). The fact that birds are the most affected group is interesting, since many studies in the same area present mammals as the more affected group. The mortality by running over is the most visible aspect of the deleterious effects of highways and can, in some species, cause accentuated demographic decrease. In addition, the behaviour of the communities are changed. For many animals, highways mean an easier source of feed, because there are no large supply of items such as carcasses and grains. The exploitation of food availability was the major factor responsible for the high rate of pedestrian accidents observed in the present. However, the trampling of animals with large areas of life seem more connected simply to the displacement of individuals.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São GabrielCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASAtropeladosVertebradosPampaDead-on-roadVertebrateAtropelamentos de fauna em uma rodovia do Pampa brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAtropelamentos de fauna em uma rodovia do Pampa brasileiro.pdfAtropelamentos de fauna em uma rodovia do Pampa brasileiro.pdfapplication/pdf1491878https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4467/1/Atropelamentos%20de%20fauna%20em%20uma%20rodovia%20do%20Pampa%20brasileiro.pdf0a1205bd5fd38c1cab7c33bf1d462e52MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81894https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4467/2/license.txt8a7faf2cb3270a2d6cad91a530778753MD52TEXTAtropelamentos de fauna em uma rodovia do Pampa brasileiro.pdf.txtAtropelamentos de fauna em uma rodovia do Pampa brasileiro.pdf.txtExtracted texttext/plain48273https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4467/3/Atropelamentos%20de%20fauna%20em%20uma%20rodovia%20do%20Pampa%20brasileiro.pdf.txtfc6a67ba26727e89d2fb45cbb8647bc2MD53riu/44672019-09-03 07:40:32.143oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-09-03T10:40:32Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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