Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pydd, Ezequiel Butzke
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1600
Resumo: Detecção de colisão trata do problema de sobreposição de objetos em um ambiente virtual, é uma das principais ferramentas para simulação da física do mundo real em um mundo virtual composto das mais diversas formas geométricas e polígonos. Jogos são aplicações que demandam muito processamento e a detecção de colisão é responsável por boa parte dessa demanda. Esse trabalho tem como objetivo realizar e analisar testes de desempenho e testes de precisão de colisão usando jogadores. Para ambos os testes foram implementados dois jogos em Java. Os algoritmos que foram testados são distância euclidiana, distância de Manhattan, sobreposição de retângulos, pixel perfect, detecção hierárquica e sobreposição de retângulos combinado com pixel perfect. Os testes de desempenho foram feitos coletando o tempo que demoram para executar a rotina de detecção de colisão e também quanto tempo demoram para percorrer um percurso pré-programado com diversos números de elementos para colidir. O jogo para os testes de precisão consiste de um jogo questionário onde o jogador, conforme colide com objetos, responde o quão realista a colisão pareceu. Os resultados mostram uma grande eficiência do método de detecção hierárquica em todos os testes realizados, enquanto pixel perfect se mostra extremamente oneroso em questão de desempenho. O método de sobreposição de retângulos foi o pior para demonstrar realidade para o jogador.
id UNIP_2be0bc7176fb476bee99b0875770ac80
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1600
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Cheiran, Jean Felipe PatikowskiPydd, Ezequiel Butzke2017-06-07T14:09:46Z2017-06-07T14:09:46Z2011-11-30http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1600Detecção de colisão trata do problema de sobreposição de objetos em um ambiente virtual, é uma das principais ferramentas para simulação da física do mundo real em um mundo virtual composto das mais diversas formas geométricas e polígonos. Jogos são aplicações que demandam muito processamento e a detecção de colisão é responsável por boa parte dessa demanda. Esse trabalho tem como objetivo realizar e analisar testes de desempenho e testes de precisão de colisão usando jogadores. Para ambos os testes foram implementados dois jogos em Java. Os algoritmos que foram testados são distância euclidiana, distância de Manhattan, sobreposição de retângulos, pixel perfect, detecção hierárquica e sobreposição de retângulos combinado com pixel perfect. Os testes de desempenho foram feitos coletando o tempo que demoram para executar a rotina de detecção de colisão e também quanto tempo demoram para percorrer um percurso pré-programado com diversos números de elementos para colidir. O jogo para os testes de precisão consiste de um jogo questionário onde o jogador, conforme colide com objetos, responde o quão realista a colisão pareceu. Os resultados mostram uma grande eficiência do método de detecção hierárquica em todos os testes realizados, enquanto pixel perfect se mostra extremamente oneroso em questão de desempenho. O método de sobreposição de retângulos foi o pior para demonstrar realidade para o jogador.Collision Detection deals with the objects overlap problem in a virtual environment, it is a major tool to simulate real world physics in a virtual world composed of various geometric shapes and polygons. Games are applications that demand a lot of processing and collision detection is responsible for much of this demand. This work aims to conduct and analyze performance tests and collision accuracy tests using players. For both tests were implemented two java games. The algorithms that will be tested are Euclidean distance, Manhattan distance, overlapping rectangles, pixel perfect, hierarchical detection and overlapping rectangles combined with pixel perfect.Performance tests were done collecting the time it takes to perform the collision detection routine and also how long it takes to go through a pre-programmed route with various numbers of elements to collide. The game for precision tests consists of a quiz game where the player, colliding with objects, answers how realistic was the collision. The results show a great efficiency of hierarchical detection in all tests while perfect pixel shown to be extremely costly in performance issue. The overlapping rectangles method has demonstrate the worst accuracy for the player.porUniversidade Federal do PampaCampus AlegreteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência da computaçãoColisõesDetecçãoPrecisãoAlgoritmosJogosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOPrecisionGamesAlgorithmsComputer scienceCollisionsDetectionAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdfAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdfapplication/pdf5127303https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20algoritmos%20de%20detec%c3%a7%c3%a3o%20de%20colis%c3%a3o%20em%20jogos.pdf928d2e90a5b18a38a57500524d5a0741MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdf.txtAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdf.txtExtracted texttext/plain57816https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20algoritmos%20de%20detec%c3%a7%c3%a3o%20de%20colis%c3%a3o%20em%20jogos.pdf.txt0971a3c15cb7c337072966b79055cce5MD54riu/16002021-04-12 15:56:49.849oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-12T18:56:49Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
title Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
spellingShingle Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
Pydd, Ezequiel Butzke
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Precision
Games
Algorithms
Computer science
Collisions
Detection
Ciência da computação
Colisões
Detecção
Precisão
Algoritmos
Jogos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
title_full Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
title_fullStr Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
title_full_unstemmed Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
title_sort Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
author Pydd, Ezequiel Butzke
author_facet Pydd, Ezequiel Butzke
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cheiran, Jean Felipe Patikowski
dc.contributor.author.fl_str_mv Pydd, Ezequiel Butzke
contributor_str_mv Cheiran, Jean Felipe Patikowski
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Precision
Games
Algorithms
Computer science
Collisions
Detection
Ciência da computação
Colisões
Detecção
Precisão
Algoritmos
Jogos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Precision
Games
Algorithms
Computer science
Collisions
Detection
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ciência da computação
Colisões
Detecção
Precisão
Algoritmos
Jogos
dc.subject.vcps.pt_BR.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description Detecção de colisão trata do problema de sobreposição de objetos em um ambiente virtual, é uma das principais ferramentas para simulação da física do mundo real em um mundo virtual composto das mais diversas formas geométricas e polígonos. Jogos são aplicações que demandam muito processamento e a detecção de colisão é responsável por boa parte dessa demanda. Esse trabalho tem como objetivo realizar e analisar testes de desempenho e testes de precisão de colisão usando jogadores. Para ambos os testes foram implementados dois jogos em Java. Os algoritmos que foram testados são distância euclidiana, distância de Manhattan, sobreposição de retângulos, pixel perfect, detecção hierárquica e sobreposição de retângulos combinado com pixel perfect. Os testes de desempenho foram feitos coletando o tempo que demoram para executar a rotina de detecção de colisão e também quanto tempo demoram para percorrer um percurso pré-programado com diversos números de elementos para colidir. O jogo para os testes de precisão consiste de um jogo questionário onde o jogador, conforme colide com objetos, responde o quão realista a colisão pareceu. Os resultados mostram uma grande eficiência do método de detecção hierárquica em todos os testes realizados, enquanto pixel perfect se mostra extremamente oneroso em questão de desempenho. O método de sobreposição de retângulos foi o pior para demonstrar realidade para o jogador.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-07T14:09:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-07T14:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1600
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20algoritmos%20de%20detec%c3%a7%c3%a3o%20de%20colis%c3%a3o%20em%20jogos.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20algoritmos%20de%20detec%c3%a7%c3%a3o%20de%20colis%c3%a3o%20em%20jogos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 928d2e90a5b18a38a57500524d5a0741
66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
0971a3c15cb7c337072966b79055cce5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849064719908864