Avaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1600 |
Resumo: | Detecção de colisão trata do problema de sobreposição de objetos em um ambiente virtual, é uma das principais ferramentas para simulação da física do mundo real em um mundo virtual composto das mais diversas formas geométricas e polígonos. Jogos são aplicações que demandam muito processamento e a detecção de colisão é responsável por boa parte dessa demanda. Esse trabalho tem como objetivo realizar e analisar testes de desempenho e testes de precisão de colisão usando jogadores. Para ambos os testes foram implementados dois jogos em Java. Os algoritmos que foram testados são distância euclidiana, distância de Manhattan, sobreposição de retângulos, pixel perfect, detecção hierárquica e sobreposição de retângulos combinado com pixel perfect. Os testes de desempenho foram feitos coletando o tempo que demoram para executar a rotina de detecção de colisão e também quanto tempo demoram para percorrer um percurso pré-programado com diversos números de elementos para colidir. O jogo para os testes de precisão consiste de um jogo questionário onde o jogador, conforme colide com objetos, responde o quão realista a colisão pareceu. Os resultados mostram uma grande eficiência do método de detecção hierárquica em todos os testes realizados, enquanto pixel perfect se mostra extremamente oneroso em questão de desempenho. O método de sobreposição de retângulos foi o pior para demonstrar realidade para o jogador. |
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Cheiran, Jean Felipe PatikowskiPydd, Ezequiel Butzke2017-06-07T14:09:46Z2017-06-07T14:09:46Z2011-11-30http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1600Detecção de colisão trata do problema de sobreposição de objetos em um ambiente virtual, é uma das principais ferramentas para simulação da física do mundo real em um mundo virtual composto das mais diversas formas geométricas e polígonos. Jogos são aplicações que demandam muito processamento e a detecção de colisão é responsável por boa parte dessa demanda. Esse trabalho tem como objetivo realizar e analisar testes de desempenho e testes de precisão de colisão usando jogadores. Para ambos os testes foram implementados dois jogos em Java. Os algoritmos que foram testados são distância euclidiana, distância de Manhattan, sobreposição de retângulos, pixel perfect, detecção hierárquica e sobreposição de retângulos combinado com pixel perfect. Os testes de desempenho foram feitos coletando o tempo que demoram para executar a rotina de detecção de colisão e também quanto tempo demoram para percorrer um percurso pré-programado com diversos números de elementos para colidir. O jogo para os testes de precisão consiste de um jogo questionário onde o jogador, conforme colide com objetos, responde o quão realista a colisão pareceu. Os resultados mostram uma grande eficiência do método de detecção hierárquica em todos os testes realizados, enquanto pixel perfect se mostra extremamente oneroso em questão de desempenho. O método de sobreposição de retângulos foi o pior para demonstrar realidade para o jogador.Collision Detection deals with the objects overlap problem in a virtual environment, it is a major tool to simulate real world physics in a virtual world composed of various geometric shapes and polygons. Games are applications that demand a lot of processing and collision detection is responsible for much of this demand. This work aims to conduct and analyze performance tests and collision accuracy tests using players. For both tests were implemented two java games. The algorithms that will be tested are Euclidean distance, Manhattan distance, overlapping rectangles, pixel perfect, hierarchical detection and overlapping rectangles combined with pixel perfect.Performance tests were done collecting the time it takes to perform the collision detection routine and also how long it takes to go through a pre-programmed route with various numbers of elements to collide. The game for precision tests consists of a quiz game where the player, colliding with objects, answers how realistic was the collision. The results show a great efficiency of hierarchical detection in all tests while perfect pixel shown to be extremely costly in performance issue. The overlapping rectangles method has demonstrate the worst accuracy for the player.porUniversidade Federal do PampaCampus AlegreteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência da computaçãoColisõesDetecçãoPrecisãoAlgoritmosJogosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOPrecisionGamesAlgorithmsComputer scienceCollisionsDetectionAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdfAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdfapplication/pdf5127303https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/1/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20algoritmos%20de%20detec%c3%a7%c3%a3o%20de%20colis%c3%a3o%20em%20jogos.pdf928d2e90a5b18a38a57500524d5a0741MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdf.txtAvaliação de algoritmos de detecção de colisão em jogos.pdf.txtExtracted texttext/plain57816https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1600/4/Avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20algoritmos%20de%20detec%c3%a7%c3%a3o%20de%20colis%c3%a3o%20em%20jogos.pdf.txt0971a3c15cb7c337072966b79055cce5MD54riu/16002021-04-12 15:56:49.849oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-12T18:56:49Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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