Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lucas Antunes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4787
Resumo: Dentre as áreas abordadas na Computação, a evolução da Inteligência Artificial vem se destacando, em especial na área de jogos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um agente inteligente capaz de jogar múltiplos jogos. Para isto, primeiramente foi realizado um estudo sobre os conceitos necessários, os quais constituem toda a fundamentação teórica deste trabalho. Visando a abstração de conceitos de aprendizado de máquina e processamento de imagens, foram utilizadas as bibliotecas Keras e Gym. São apresentados modelos de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Aprendizagem Profunda, Aprendizagem por Reforço, Aprendizagem por Reforço Profundo, Aprendizagem Q e Ator Crítico de Vantagem Assíncrono, adaptados para o contexto deste trabalho. Este trabalho realizou o levantamento do estado da arte na área de algoritmos para jogar jogos genéricos, apresentando os trabalhos que possuem maior relevância para o contexto atual. Agentes projetados para jogar efetivamente múltiplos jogos devem possuir a capacidade de adaptação ao ambiente no qual se encontram, determinando assim quais ações melhor se adequam a cada situação. A qualidade de um agente é medida pela distância entre suas pontuações e as pontuações obtidas por jogadores humanos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um agente capaz de jogar múltiplos jogos, sem a necessidade de definir regras previamente, recebendo apenas a imagem da tela do jogo, a pontuação atual e se o estado atual representa um estado de fim de jogo. Para isto são apresentados os diagramas do desenvolvimento do agente, em conjunto com suas repectivas informações. Para provar a eficiência do agente, as pontuações obtidas nos jogos Space Invaders, Breakout, Demon Attack e Kung Fu Master foram comparadas com as pontuações obtidas por jogadores humanos.
id UNIP_8de732bb9d7842e227efa58317ebc40f
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4787
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Thielo, Marcelo ResendeAlmeida, Lucas Antunes de2020-02-26T17:26:24Z2020-02-26T17:26:24Z2019-11-29ALMEIDA, Lucas Antunes de. Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2019. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4787Dentre as áreas abordadas na Computação, a evolução da Inteligência Artificial vem se destacando, em especial na área de jogos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um agente inteligente capaz de jogar múltiplos jogos. Para isto, primeiramente foi realizado um estudo sobre os conceitos necessários, os quais constituem toda a fundamentação teórica deste trabalho. Visando a abstração de conceitos de aprendizado de máquina e processamento de imagens, foram utilizadas as bibliotecas Keras e Gym. São apresentados modelos de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Aprendizagem Profunda, Aprendizagem por Reforço, Aprendizagem por Reforço Profundo, Aprendizagem Q e Ator Crítico de Vantagem Assíncrono, adaptados para o contexto deste trabalho. Este trabalho realizou o levantamento do estado da arte na área de algoritmos para jogar jogos genéricos, apresentando os trabalhos que possuem maior relevância para o contexto atual. Agentes projetados para jogar efetivamente múltiplos jogos devem possuir a capacidade de adaptação ao ambiente no qual se encontram, determinando assim quais ações melhor se adequam a cada situação. A qualidade de um agente é medida pela distância entre suas pontuações e as pontuações obtidas por jogadores humanos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um agente capaz de jogar múltiplos jogos, sem a necessidade de definir regras previamente, recebendo apenas a imagem da tela do jogo, a pontuação atual e se o estado atual representa um estado de fim de jogo. Para isto são apresentados os diagramas do desenvolvimento do agente, em conjunto com suas repectivas informações. Para provar a eficiência do agente, as pontuações obtidas nos jogos Space Invaders, Breakout, Demon Attack e Kung Fu Master foram comparadas com as pontuações obtidas por jogadores humanos.Among the areas addressed in Computing, the evolution of Artificial Intelligence has been highlighting, especially in the area of games. The aim of this paper is the development of an intelligent agent capable of multiplayer games. For this, a study was first made on the necessary concepts, which constitute all the theoretical foundations of this work. For the abstraction of machine learning and image processing concepts, we used the Keras and Gym libraries. This paper presents the definition of models of Artificial Intelligence, Machine Learning, Deep Learning, Reinforcement Learning, Deep Reinforcement Learning, Q Learning, and Asynchronous Advantage Actor-Critic adapted to the context of this work. This paper surveyed the state of the art in the area of algorithms for playing generic games, presenting the works that are most relevant to the current context. Agents designed to effectively play multiple games must have the ability to adapt to the environment in which they find themselves, thus determining which actions best suit each situation. The quality of an agent is measured by the distance between its scores and the scores obtained by human players. This paper presents the development of an agent capable of playing multiple games without the need to define rules in advance, receiving only the game screen image, the current score and whether the current state represents an endgame state. For this, the diagrams of agent development are presented, together with their respective information. To prove the effectiveness of the agent, the scores obtained in the Space Invaders, Breakout, Demon Attack, and Kung Fu Master games were compared to the scores obtained by human players.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência da computaçãoAlgoritmosJogosInteligência artificialComputer scienceAlgorithmsGamesArtificial intelligenceDesenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLucas Antunes de Almeida - 2019.pdfLucas Antunes de Almeida - 2019.pdfapplication/pdf2845187https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4787/1/Lucas%20Antunes%20de%20Almeida%20-%202019.pdf9a9d36e106ffed4b34afacadfdcbd419MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4787/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLucas Antunes de Almeida - 2019.pdf.txtLucas Antunes de Almeida - 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain76421https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4787/3/Lucas%20Antunes%20de%20Almeida%20-%202019.pdf.txtbc4d8d401138fdba9d1c13b2d67646cdMD53riu/47872020-02-27 03:03:54.761oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-02-27T06:03:54Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
title Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
spellingShingle Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
Almeida, Lucas Antunes de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da computação
Algoritmos
Jogos
Inteligência artificial
Computer science
Algorithms
Games
Artificial intelligence
title_short Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
title_full Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
title_fullStr Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
title_sort Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600
author Almeida, Lucas Antunes de
author_facet Almeida, Lucas Antunes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thielo, Marcelo Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lucas Antunes de
contributor_str_mv Thielo, Marcelo Resende
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da computação
Algoritmos
Jogos
Inteligência artificial
Computer science
Algorithms
Games
Artificial intelligence
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Algoritmos
Jogos
Inteligência artificial
Computer science
Algorithms
Games
Artificial intelligence
description Dentre as áreas abordadas na Computação, a evolução da Inteligência Artificial vem se destacando, em especial na área de jogos. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um agente inteligente capaz de jogar múltiplos jogos. Para isto, primeiramente foi realizado um estudo sobre os conceitos necessários, os quais constituem toda a fundamentação teórica deste trabalho. Visando a abstração de conceitos de aprendizado de máquina e processamento de imagens, foram utilizadas as bibliotecas Keras e Gym. São apresentados modelos de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Aprendizagem Profunda, Aprendizagem por Reforço, Aprendizagem por Reforço Profundo, Aprendizagem Q e Ator Crítico de Vantagem Assíncrono, adaptados para o contexto deste trabalho. Este trabalho realizou o levantamento do estado da arte na área de algoritmos para jogar jogos genéricos, apresentando os trabalhos que possuem maior relevância para o contexto atual. Agentes projetados para jogar efetivamente múltiplos jogos devem possuir a capacidade de adaptação ao ambiente no qual se encontram, determinando assim quais ações melhor se adequam a cada situação. A qualidade de um agente é medida pela distância entre suas pontuações e as pontuações obtidas por jogadores humanos. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um agente capaz de jogar múltiplos jogos, sem a necessidade de definir regras previamente, recebendo apenas a imagem da tela do jogo, a pontuação atual e se o estado atual representa um estado de fim de jogo. Para isto são apresentados os diagramas do desenvolvimento do agente, em conjunto com suas repectivas informações. Para provar a eficiência do agente, as pontuações obtidas nos jogos Space Invaders, Breakout, Demon Attack e Kung Fu Master foram comparadas com as pontuações obtidas por jogadores humanos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-26T17:26:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-26T17:26:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALMEIDA, Lucas Antunes de. Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2019. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4787
identifier_str_mv ALMEIDA, Lucas Antunes de. Desenvolvimento de um agente inteligente para jogar jogos genéricos de Atari 2600. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 2019. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Ciência da Computação, Alegrete, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4787/1/Lucas%20Antunes%20de%20Almeida%20-%202019.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4787/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4787/3/Lucas%20Antunes%20de%20Almeida%20-%202019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a9d36e106ffed4b34afacadfdcbd419
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bc4d8d401138fdba9d1c13b2d67646cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849065540943872