Niketche, uma história de poligamia, de Paulina Chiziane: as representações do corpo e da nudez feminina desvendadas na literatura e na cultura moçambicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguirre, Helgair Kretschmer
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2625
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo a análise e reconhecimento da representação e as concepções acerca de corpo e nudez feminina presentes na obra literária moçambicana Niketche, uma história de poligamia (2004), de Paulina Chiziane. A história contada nos desafia a pensar na história das mulheres a partir da vivência das africanas e moçambicanas, através da personagem Rami e a relação com Tony e as outras amantes. A personagem mergulha na diversidade cultural de seu país e nos papéis atribuídos à mulher, relativos à tradição e cultura herdados, mesclando a tradição e a modernidade. O corpo e a nudez feminina emergem na obra de forma a romper com alguns laços que a personagem julgava eternos. É através do corpo que a mulher se constitui, a mulher se expressa, se esconde ou torna-se dona ou refém do mundo. Precisamente, abordamos o conceito de corpo para a cultura moçambicana representado em Niketche, por meio de leituras teóricas sobre o continente africano, a história das mulheres no contexto africano e no ocidental, e sobre o Feminismo. Este trabalho investigou de que forma essas concepções estão enraizadas na cultura africana e encontram na literatura um palco privilegiado de expressão. Ao estudar esta representação, são estabelecidos entendimentos sobre o que se tem desses temas no Ocidente de um modo geral, tomando como lugar de onde se fala, em especial, o Brasil.
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A história contada nos desafia a pensar na história das mulheres a partir da vivência das africanas e moçambicanas, através da personagem Rami e a relação com Tony e as outras amantes. A personagem mergulha na diversidade cultural de seu país e nos papéis atribuídos à mulher, relativos à tradição e cultura herdados, mesclando a tradição e a modernidade. O corpo e a nudez feminina emergem na obra de forma a romper com alguns laços que a personagem julgava eternos. É através do corpo que a mulher se constitui, a mulher se expressa, se esconde ou torna-se dona ou refém do mundo. Precisamente, abordamos o conceito de corpo para a cultura moçambicana representado em Niketche, por meio de leituras teóricas sobre o continente africano, a história das mulheres no contexto africano e no ocidental, e sobre o Feminismo. Este trabalho investigou de que forma essas concepções estão enraizadas na cultura africana e encontram na literatura um palco privilegiado de expressão. Ao estudar esta representação, são estabelecidos entendimentos sobre o que se tem desses temas no Ocidente de um modo geral, tomando como lugar de onde se fala, em especial, o Brasil.This study aimed to analyze and recognize the representation and conceptions of nudity and the female body present in the Mozambican literary work Niketche, uma história de poligamia (2004), written by Paulina Chiziane. The story of the book challenges us to think about women’s history from African and Mozambican’s experience, through the perspective of the character Rami and her relationship with Tony and the other lovers. The character goes deep into the cultural diversity of her country and the roles assigned to women, related to tradition and inherited culture, blending tradition and modernity. The female body and its nudity emerge in the book in order to break some bonds that character considered eternal. It is through the body that the woman constitutes herself, expresses herself, hides, owns the world or becomes its hostage. More precisely, we approach the concept of body to the Mozambican’s culture represented in Niketche through theoretical readings about the African continent, Feminism and women’s history in the African and Western context. This study investigated how these concepts are rooted in African culture and find in literature a privileged stage of expression. By studying this representation, it was possible to reach understandings about what we have regarding these issues in the West in general, taking especially Brazil as place of speech.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasLiteraturaCorpo femininoNudezLiteratura africana de expressão portuguesaLiteratura africanaPaulina ChizianeNiketchePoligamiaNiketche, uma história de poligamia, de Paulina Chiziane: as representações do corpo e da nudez feminina desvendadas na literatura e na cultura moçambicanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Helgair Aguirre 2015.pdfTCC Helgair Aguirre 2015.pdfapplication/pdf743504https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2625/1/TCC%20Helgair%20Aguirre%202015.pdfd8db1f4be9a4bf08b019842d7b1782b9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2625/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Helgair Aguirre 2015.pdf.txtTCC Helgair Aguirre 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain161375https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2625/3/TCC%20Helgair%20Aguirre%202015.pdf.txtf23048fe3e6f87055fe079a8e2ac51f9MD53riu/26252018-09-26 14:47:38.299oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-09-26T17:47:38Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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