O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3317 |
Resumo: | Este trabalho investiga as produções cinematográficas de propaganda política financiadas pelo Instituto de Pesquisa e Estatísticas Sociais (IPÊS), que desde 1961 fazia referência ao projeto de uma sociedade livre e democrática que lutava contra o comunismo em favor da família e de um governo construtivo para o Brasil. Discurso vinculado à tendência política proferido por ricos empresários com o apoio de multinacionais. Para isso, buscou-se articular informações provenientes da análise ideológica e semiótica aplicada aos filmes e foi possível constatar que através dos mesmos os produtores tinham a intenção de intervir nos parâmetros sócio-econômicos e culturais do Brasil e para isso ofereceram projetos conflitantes que pretendiam fortalecer as estruturas das classes dominantes. Ao analisar o conteúdo dos filmes verifica-se a presença de elementos semióticos e de um discurso ideológico que se utiliza de imagens reais como forma de legitimar-se e, assim, persuadir todas as classes sociais do país. |
id |
UNIP_3c029daf8d4bf70a44eab518b7ea2ab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3317 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Mara Regina Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/5667300571215761Emerim, CárlidaRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/0337413033855942http://lattes.cnpq.br/5825427799581118Fresinghelli, Daiane Piêgas2018-08-30T17:10:49Z2018-08-30T17:10:49Z2010-07-21FRESINGHELLI, Daiane Piêgas Fresinghelli. O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês. 2010. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3317Este trabalho investiga as produções cinematográficas de propaganda política financiadas pelo Instituto de Pesquisa e Estatísticas Sociais (IPÊS), que desde 1961 fazia referência ao projeto de uma sociedade livre e democrática que lutava contra o comunismo em favor da família e de um governo construtivo para o Brasil. Discurso vinculado à tendência política proferido por ricos empresários com o apoio de multinacionais. Para isso, buscou-se articular informações provenientes da análise ideológica e semiótica aplicada aos filmes e foi possível constatar que através dos mesmos os produtores tinham a intenção de intervir nos parâmetros sócio-econômicos e culturais do Brasil e para isso ofereceram projetos conflitantes que pretendiam fortalecer as estruturas das classes dominantes. Ao analisar o conteúdo dos filmes verifica-se a presença de elementos semióticos e de um discurso ideológico que se utiliza de imagens reais como forma de legitimar-se e, assim, persuadir todas as classes sociais do país.Este trabajo investiga las producciones cinematográficas de propaganda política financiadas por el Instituto de Investigación y Estadísticas Sociales (IPES), que desde 1961 hacia referencia al proyecto de una sociedad libre y democrática que luchaba contra el comunismo en favor de la familia y de un gobierno constructivo para el Brasil. Discurso vinculado a la tendencia política de los ricos empresarios con el apoyo de multinacionales. Para eso, articulase informaciones provenientes de análisis ideológicos y semióticos aplicados a esas películas y fue posible constatar que los productores tenían la intención de intervenir en los parámetros socio-económicos y culturales de Brasil, y para eso ofrecieron proyectos conflictivos que pretendían fortalecer las estructuras de las clases dominantes. Al analizarse el contenido de esas películas se verifica los elementos semióticos y de un discurso ideológico que utiliza imágenes reales como forma de se y así persuadir todas las clases sociales del país.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASCinemaPropagandaIdeologiaSemióticaHistóriaCineO golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDaiane Piêgas Fresinghelli 2010.pdfDaiane Piêgas Fresinghelli 2010.pdfapplication/pdf561841https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3317/1/Daiane%20Pi%c3%aagas%20Fresinghelli%202010.pdf170235a7de3b34294d8ac744dfa9b82fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3317/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTDaiane Piêgas Fresinghelli 2010.pdf.txtDaiane Piêgas Fresinghelli 2010.pdf.txtExtracted texttext/plain116915https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3317/3/Daiane%20Pi%c3%aagas%20Fresinghelli%202010.pdf.txt9b51bd3477c929d5458b2cc2b14b7a3bMD53riu/33172018-09-01 03:00:25.426oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-09-01T06:00:25Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
title |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
spellingShingle |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês Fresinghelli, Daiane Piêgas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cinema Propaganda Ideologia Semiótica História Cine |
title_short |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
title_full |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
title_fullStr |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
title_full_unstemmed |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
title_sort |
O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês |
author |
Fresinghelli, Daiane Piêgas |
author_facet |
Fresinghelli, Daiane Piêgas |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Mara Regina Rodrigues |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5667300571215761 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Emerim, Cárlida |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9661617197661457 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0337413033855942 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5825427799581118 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fresinghelli, Daiane Piêgas |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Mara Regina Rodrigues Emerim, Cárlida Rocha, Marcelo da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cinema Propaganda Ideologia Semiótica História Cine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Propaganda Ideologia Semiótica História Cine |
description |
Este trabalho investiga as produções cinematográficas de propaganda política financiadas pelo Instituto de Pesquisa e Estatísticas Sociais (IPÊS), que desde 1961 fazia referência ao projeto de uma sociedade livre e democrática que lutava contra o comunismo em favor da família e de um governo construtivo para o Brasil. Discurso vinculado à tendência política proferido por ricos empresários com o apoio de multinacionais. Para isso, buscou-se articular informações provenientes da análise ideológica e semiótica aplicada aos filmes e foi possível constatar que através dos mesmos os produtores tinham a intenção de intervir nos parâmetros sócio-econômicos e culturais do Brasil e para isso ofereceram projetos conflitantes que pretendiam fortalecer as estruturas das classes dominantes. Ao analisar o conteúdo dos filmes verifica-se a presença de elementos semióticos e de um discurso ideológico que se utiliza de imagens reais como forma de legitimar-se e, assim, persuadir todas as classes sociais do país. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-30T17:10:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-30T17:10:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FRESINGHELLI, Daiane Piêgas Fresinghelli. O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês. 2010. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3317 |
identifier_str_mv |
FRESINGHELLI, Daiane Piêgas Fresinghelli. O golpe da propaganda: as marcas ideológicas contidas nos filmes do Ipês. 2010. 61p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3317/1/Daiane%20Pi%c3%aagas%20Fresinghelli%202010.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3317/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3317/3/Daiane%20Pi%c3%aagas%20Fresinghelli%202010.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
170235a7de3b34294d8ac744dfa9b82f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 9b51bd3477c929d5458b2cc2b14b7a3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274829499924480 |