Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Holisson Soares da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1583
Resumo: Ambientes de Data Warehouse (DW) normalmente são utilizados para manipular dados de bases operacionais concretas. Entretanto, com o crescimento de informações relevantes disponibilizadas na Web sobre os interesses e desejos de consumo de usuários, surge a necessidade de empregar a arquitetura de DW na Web, o que exige que tanto os mecanismos de extração de dados quanto a posterior visualização sejam repensados. Neste trabalho é demonstrada a possibilidade de se utilizar uma arquitetura típica de DW dentro de uma aplicação Web voltada para análise de perfis de consumo. A aplicação é uma rede social de consumo, que visa aproximar pessoas que possuem perfis de compra semelhantes. A extração de dados ocorre através de um formulário de registro de compra, onde os usuários fornecem suas informações de consumo. A visualização é realizada através da geração de comunidades, que permitem a troca de experiências de usuários que tenham perfis de consumo parecidos. Para realizar a descoberta de perfis de consumo, foram avaliados três algoritmos de aprendizado não supervisionado: K-means, Expectation Maximization e Farthest First. Através dos experimentos observou-se um comportamento semelhante entre as abordagens quando os perfis de consumo são semelhantes. Com perfis bem definidos, o algoritmo EM obteve melhores resultados.
id UNIP_4036b1c47a9c20df0b1a610ea55c824f
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1583
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Mergen, Sergio Luis SardiKepler, Fábio NatanaelCunha, Holisson Soares da2017-06-06T13:04:09Z2017-06-06T13:04:09Z2013-10-10http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1583Ambientes de Data Warehouse (DW) normalmente são utilizados para manipular dados de bases operacionais concretas. Entretanto, com o crescimento de informações relevantes disponibilizadas na Web sobre os interesses e desejos de consumo de usuários, surge a necessidade de empregar a arquitetura de DW na Web, o que exige que tanto os mecanismos de extração de dados quanto a posterior visualização sejam repensados. Neste trabalho é demonstrada a possibilidade de se utilizar uma arquitetura típica de DW dentro de uma aplicação Web voltada para análise de perfis de consumo. A aplicação é uma rede social de consumo, que visa aproximar pessoas que possuem perfis de compra semelhantes. A extração de dados ocorre através de um formulário de registro de compra, onde os usuários fornecem suas informações de consumo. A visualização é realizada através da geração de comunidades, que permitem a troca de experiências de usuários que tenham perfis de consumo parecidos. Para realizar a descoberta de perfis de consumo, foram avaliados três algoritmos de aprendizado não supervisionado: K-means, Expectation Maximization e Farthest First. Através dos experimentos observou-se um comportamento semelhante entre as abordagens quando os perfis de consumo são semelhantes. Com perfis bem definidos, o algoritmo EM obteve melhores resultados.Environments for Data Warehouse (DW) are typically used to manipulate data bases concrete operational. However, with the growth of relevant information available on the Web about the interests and desires of consumer users, the need arises to use the DW architecture of the Web, which requires that both the mechanisms of data extraction as later viewing are rethought. This work demonstrated the possibility of using a DW typical architecture within a Web application oriented analysis consumption profiles. The application is a social network of consumption, which aims to bring together people who have similar buying profiles. Data extraction occurs through a registration form to purchase, where users provide their information consumption. Visualization is performed by generating communities that allow exchange of experiences of users who have similar consumption profiles. To perform discovery of consumption profiles were evaluated three unsupervised learning algorithms: K-means , Expectation Maximization and Farthest First. Through experiments we observed a similar behavior between the approaches when the consumer profiles are similar. With well defined profiles , the EM algorithm achieved better results .porUniversidade Federal do PampaCampus AlegreteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAData warehouseModelagem multidimensionalAprendizado de máquinasComputer scienceData warehouseMultidimensional modelingData miningMachine learningCiência da computaçãoMineração de dados (Computação)Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDescoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web..pdfDescoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web..pdfapplication/pdf3246868https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/1/Descoberta%20de%20perfis%20de%20consumo%20a%20partir%20de%20uma%20arquitetura%20de%20data%20warehouse%20voltada%20para%20dados%20da%20web..pdffe6c4c2e1e2f626edc7e2464e067abe5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTDescoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web..pdf.txtDescoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web..pdf.txtExtracted texttext/plain101615https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/4/Descoberta%20de%20perfis%20de%20consumo%20a%20partir%20de%20uma%20arquitetura%20de%20data%20warehouse%20voltada%20para%20dados%20da%20web..pdf.txt056039dd2a19b94603fb53d04ca66504MD54riu/15832021-04-12 15:47:15.936oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-12T18:47:15Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
title Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
spellingShingle Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
Cunha, Holisson Soares da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Computer science
Data warehouse
Multidimensional modeling
Data mining
Machine learning
Ciência da computação
Mineração de dados (Computação)
Data warehouse
Modelagem multidimensional
Aprendizado de máquinas
title_short Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
title_full Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
title_fullStr Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
title_full_unstemmed Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
title_sort Descoberta de perfis de consumo a partir de uma arquitetura de data warehouse voltada para dados da web
author Cunha, Holisson Soares da
author_facet Cunha, Holisson Soares da
author_role author
dc.contributor.co-advisor.none.fl_str_mv Kepler, Fábio Natanael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mergen, Sergio Luis Sardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Holisson Soares da
contributor_str_mv Mergen, Sergio Luis Sardi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Computer science
Data warehouse
Multidimensional modeling
Data mining
Machine learning
Ciência da computação
Mineração de dados (Computação)
Data warehouse
Modelagem multidimensional
Aprendizado de máquinas
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer science
Data warehouse
Multidimensional modeling
Data mining
Machine learning
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Mineração de dados (Computação)
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Data warehouse
Modelagem multidimensional
Aprendizado de máquinas
description Ambientes de Data Warehouse (DW) normalmente são utilizados para manipular dados de bases operacionais concretas. Entretanto, com o crescimento de informações relevantes disponibilizadas na Web sobre os interesses e desejos de consumo de usuários, surge a necessidade de empregar a arquitetura de DW na Web, o que exige que tanto os mecanismos de extração de dados quanto a posterior visualização sejam repensados. Neste trabalho é demonstrada a possibilidade de se utilizar uma arquitetura típica de DW dentro de uma aplicação Web voltada para análise de perfis de consumo. A aplicação é uma rede social de consumo, que visa aproximar pessoas que possuem perfis de compra semelhantes. A extração de dados ocorre através de um formulário de registro de compra, onde os usuários fornecem suas informações de consumo. A visualização é realizada através da geração de comunidades, que permitem a troca de experiências de usuários que tenham perfis de consumo parecidos. Para realizar a descoberta de perfis de consumo, foram avaliados três algoritmos de aprendizado não supervisionado: K-means, Expectation Maximization e Farthest First. Através dos experimentos observou-se um comportamento semelhante entre as abordagens quando os perfis de consumo são semelhantes. Com perfis bem definidos, o algoritmo EM obteve melhores resultados.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T13:04:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-06T13:04:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1583
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/1/Descoberta%20de%20perfis%20de%20consumo%20a%20partir%20de%20uma%20arquitetura%20de%20data%20warehouse%20voltada%20para%20dados%20da%20web..pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1583/4/Descoberta%20de%20perfis%20de%20consumo%20a%20partir%20de%20uma%20arquitetura%20de%20data%20warehouse%20voltada%20para%20dados%20da%20web..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe6c4c2e1e2f626edc7e2464e067abe5
66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
056039dd2a19b94603fb53d04ca66504
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274852023336960