Análise do ensaio de compressão diametral para concretos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2124 |
Resumo: | O ensaio de compressão diametral, ou o ensaio brasileiro como também é conhecido, é um método de ensaio experimental para a determinação da resistência mecânica aos esforços de tração de grande popularidade na área de caracterização de materiais, sendo aplicado ao concreto, argamassas, misturas asfálticas, rochas, solos, entre outros. Entretanto, o método de aplicação de carregamento no espécime cilíndrico varia de acordo com o material caracterizado, embora a formulação utilizada para o cálculo da resistência máxima no ensaio seja a mesma em todos os casos, pois a teoria que embasa o método despreza a influência do elemento utilizado na borda do cilindro ao considerar um carregamento linear. Os principais objetivos deste estudo são a verificação experimental da existência de influência nos resultados causada por modificações nestes elementos auxiliares, sendo também realizada a gravação dos ensaios e a correlação digital de imagens para determinação das variações no comportamento das fissuras e, indiretamente, da distribuição das tensões resultantes nos espécimes. Com o estudo, foi possível identificar que a mudança na largura dos elementos, quando constituídos por madeira, não resulta em grandes alterações nos resultados, devido à deformação do material, enquanto que, para elementos metálicos, a largura mostra-se um fator de grande influência, principalmente devido ao cisalhamento nas extremidades de contato. Também foi possível concluir que o local de origem da fissura não coincide com o centro do cilindro em diversos ensaios, o que indica que a ruptura não ocorreu conforme prevê a teoria que dá embasamento ao método. Dessa maneira, é evidenciado que a formulação utilizada para o cálculo da resistência à tração pode ser considerada apenas uma aproximação do real valor característico do concreto. |
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Kosteski, Luis EduardoSantos, Francisco Junior Keche dos2018-01-19T13:23:52Z2018-01-19T13:23:52Z2017-11-30SANTOS, Francisco Junior Keche dos. Análise do ensaio de compressão diametral para concretos. 83p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2124O ensaio de compressão diametral, ou o ensaio brasileiro como também é conhecido, é um método de ensaio experimental para a determinação da resistência mecânica aos esforços de tração de grande popularidade na área de caracterização de materiais, sendo aplicado ao concreto, argamassas, misturas asfálticas, rochas, solos, entre outros. Entretanto, o método de aplicação de carregamento no espécime cilíndrico varia de acordo com o material caracterizado, embora a formulação utilizada para o cálculo da resistência máxima no ensaio seja a mesma em todos os casos, pois a teoria que embasa o método despreza a influência do elemento utilizado na borda do cilindro ao considerar um carregamento linear. Os principais objetivos deste estudo são a verificação experimental da existência de influência nos resultados causada por modificações nestes elementos auxiliares, sendo também realizada a gravação dos ensaios e a correlação digital de imagens para determinação das variações no comportamento das fissuras e, indiretamente, da distribuição das tensões resultantes nos espécimes. Com o estudo, foi possível identificar que a mudança na largura dos elementos, quando constituídos por madeira, não resulta em grandes alterações nos resultados, devido à deformação do material, enquanto que, para elementos metálicos, a largura mostra-se um fator de grande influência, principalmente devido ao cisalhamento nas extremidades de contato. Também foi possível concluir que o local de origem da fissura não coincide com o centro do cilindro em diversos ensaios, o que indica que a ruptura não ocorreu conforme prevê a teoria que dá embasamento ao método. Dessa maneira, é evidenciado que a formulação utilizada para o cálculo da resistência à tração pode ser considerada apenas uma aproximação do real valor característico do concreto.The splitting tensile test, or the Brazilian test as it is also known, is an experimental test method for the determination of the mechanical tensile strength, which is very popular in the area of materials characterization, being applied to concrete, mortars, asphalt mixtures, rocks, soils, among others. However, the loading application method in the cylindrical specimen varies according to the characterized material, although the formulation used for the calculation of the maximum tensile strength in the test is the same in all cases, since the theory that supports the method disregards the influence of the element used at the edge of the cylinder by considering a linear load. This study aims the experimental verification of the existence of influence on the results caused by modifications in these auxiliary elements, and the recording of the tests and the digital image correlation to determine the variations in the behavior of the fissures and, indirectly, the distribution of the resulting stresses on the specimens. With the study, it was possible to identify that the change in the width of the elements, when constituted by wood, does not result in large changes in the results, due to the deformation of the material, whereas for metallic elements, the width is a great factor of influence, mainly due to shearing at the contact ends. It was also possible to conclude that the origin of the crack does not coincide with the center of the cylinder in several tests, which indicates that the rupture did not occur as predicted by the theory underlying the method. Thus, it is evidenced that the formulation used to calculate the tensile strength can be considered only an approximation of the real characteristic value of the concrete.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia civilConcretoEnsaio brasileiroResistênciaCivil engineeringConcreteBrazilian testResistanceAnálise do ensaio de compressão diametral para concretosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALFRANCISCO JUNIOR KECHE DOS SANTOS - 2017.pdfFRANCISCO JUNIOR KECHE DOS SANTOS - 2017.pdfapplication/pdf7648117https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2124/1/FRANCISCO%20JUNIOR%20KECHE%20DOS%20SANTOS%20-%202017.pdf1e9f75cb763ef65b2f7a90512904a144MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2124/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTFRANCISCO JUNIOR KECHE DOS SANTOS - 2017.pdf.txtFRANCISCO JUNIOR KECHE DOS SANTOS - 2017.pdf.txtExtracted texttext/plain119647https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2124/3/FRANCISCO%20JUNIOR%20KECHE%20DOS%20SANTOS%20-%202017.pdf.txtc22c2b4c1029596e4512f0a5e37d4cfeMD53riu/21242018-06-13 14:17:25.208oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-06-13T17:17:25Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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O ensaio de compressão diametral, ou o ensaio brasileiro como também é conhecido, é um método de ensaio experimental para a determinação da resistência mecânica aos esforços de tração de grande popularidade na área de caracterização de materiais, sendo aplicado ao concreto, argamassas, misturas asfálticas, rochas, solos, entre outros. Entretanto, o método de aplicação de carregamento no espécime cilíndrico varia de acordo com o material caracterizado, embora a formulação utilizada para o cálculo da resistência máxima no ensaio seja a mesma em todos os casos, pois a teoria que embasa o método despreza a influência do elemento utilizado na borda do cilindro ao considerar um carregamento linear. Os principais objetivos deste estudo são a verificação experimental da existência de influência nos resultados causada por modificações nestes elementos auxiliares, sendo também realizada a gravação dos ensaios e a correlação digital de imagens para determinação das variações no comportamento das fissuras e, indiretamente, da distribuição das tensões resultantes nos espécimes. Com o estudo, foi possível identificar que a mudança na largura dos elementos, quando constituídos por madeira, não resulta em grandes alterações nos resultados, devido à deformação do material, enquanto que, para elementos metálicos, a largura mostra-se um fator de grande influência, principalmente devido ao cisalhamento nas extremidades de contato. Também foi possível concluir que o local de origem da fissura não coincide com o centro do cilindro em diversos ensaios, o que indica que a ruptura não ocorreu conforme prevê a teoria que dá embasamento ao método. Dessa maneira, é evidenciado que a formulação utilizada para o cálculo da resistência à tração pode ser considerada apenas uma aproximação do real valor característico do concreto. |
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