Metodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cézar, Édiblu Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/923
Resumo: Neste trabalho apresenta-se as análises das respostas dinâmicas de instabilidade e caótica de uma estrutura equipada com uma suspensão veicular que utiliza um fluido com características magneto reológicas. Trata-se de um pulverizador de pomares do tipo torre, com um motor elétrico desbalanceado localizado no topo da torre, representando a massa concentrada de seus ventiladores. Algumas considerações são empregadas para que se obtenha um modelo matemático teórico, a partir da Equação de Lagrange, que represente o sistema real da melhor forma possível. Para se controlar a instabilidade e o possível movimento caótico do sistema principal estuda-se um sistema de controle semi-ativo equipado de uma suspensão veicular com Magneto Reológico (MR), segundo um modelo matemático apropriado. Para a análise da resposta dinâmica do sistema teórico do pulverizador torre, também serão utilizadas algumas ferramentas da dinâmica não-linear como as Curvas de ressonância, Séries no Domínio do Tempo. As simulações mostram que a suspensão com MR reduziu as amplitudes de oscilações de todas as massas do sistema, sendo as mais importantes a massa da carreta e dos ventiladores. A influência no motor não ideal é importante para verificar a influência de um possível desbalanceamento dos ventiladores.
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Para a análise da resposta dinâmica do sistema teórico do pulverizador torre, também serão utilizadas algumas ferramentas da dinâmica não-linear como as Curvas de ressonância, Séries no Domínio do Tempo. As simulações mostram que a suspensão com MR reduziu as amplitudes de oscilações de todas as massas do sistema, sendo as mais importantes a massa da carreta e dos ventiladores. A influência no motor não ideal é importante para verificar a influência de um possível desbalanceamento dos ventiladores.This paper presents the analysis of the dynamics of instability and chaotic responses of a structure equipped with a vehicle suspension that uses a fluid with magneto rheological characteristics. It is a spray orchards of tower type, with an unbalanced electric motor located at the top of the tower representing the concentrated mass of their fans. Some considerations are employed in order to obtain a theoretical mathematical model, based on the Lagrange Equation, which represents the real system the best way possible. To control the possible instability and chaotic motion of the primary system is studied a system of semi-active control equipped with a vehicle suspension with Magneto Rheological (MR), by an appropriate mathematical model. To analyze the dynamic response of the theoretical system of the sprayer tower, also some tools of nonlinear dynamics such as resonance curves and Series Time Domain. The simulations show that the MR suspension reduce the amplitude of oscillations of all the masses of the system, being the most important the mass of the cart and fans. The influence of the non- ideal motor is important to check the influence of a possible imbalance of fans.porUniversidade Federal do PampaCampus AlegreteAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASMechanical EngineeringSprayersElectric motorsVehicle suspensionEngenharia mecânicaPulverizadoresMotores elétricosSuspensão veicularMetodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMetodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre.pdfMetodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre.pdfapplication/pdf1751505https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/923/1/Metodologia%20de%20sistema%20de%20controle%20para%20uma%20suspens%c3%a3o%20veicular%20com%20magneto%20reologico%20%28MR%29%20para%20um%20pulverizador%20do%20tipo%20torre.pdf32bbfc61c6db8b66b6f3332534f93042MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/923/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/923/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTMetodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre.pdf.txtMetodologia de sistema de controle para uma suspensão veicular com magneto reologico (MR) para um pulverizador do tipo torre.pdf.txtExtracted texttext/plain114164https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/923/4/Metodologia%20de%20sistema%20de%20controle%20para%20uma%20suspens%c3%a3o%20veicular%20com%20magneto%20reologico%20%28MR%29%20para%20um%20pulverizador%20do%20tipo%20torre.pdf.txt0b105726a65d974cf7b5e916a0e3643bMD54riu/9232021-04-09 14:05:29.149oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-09T17:05:29Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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