Saberes e fazeres de dona Santa: a vida comunitária de uma mulher negra benzedeira na Região da Campanha Gaúcha (RS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/680 |
Resumo: | A presente monografia tem a finalidade de apresentar as análises e os resultados da pesquisa feita para conclusão do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) acerca da vida comunitária de uma mulher negra benzedeira na região da Campanha Gaúcha (RS), Dona Santa. O interesse em abordar esta temática surgiu da minha própria trajetória como militante do Movimento Social Negro atuando na referida região e do desejo de poder colaborar para a compreensão da diversidade cultural num espaço onde ainda predomina valores culturais heteronormativos e excludentes, especialmente, em relação às questões étnico-raciais. Embasado nos estudos culturais e nas teorias pós-estruturalistas, trabalho com a História Oral pesquisando a vida comunitária de Dona Santa e, a partir de materiais escritos e de relatos de três mulheres que com ela conviveram, analiso a complexidade das relações sociais e os modos como se produzem identidades e diferenças culturais em âmbito local, destacando os processos de hibridização cultural presentes nas sociedades contemporâneas. Concluo que a vida comunitária de Dona Santa representa uma experiência rica de hibridização cultural manifestada através das suas práticas religiosas de rezas e benzeduras e de realização da Festa Popular de São Cosme e Damião que contribuem para a constituição de uma cultura afrobrasileira local. Entendo que o maior legado de Dona Santa está na rede de relações comunitárias solidárias que constituiu durante toda sua trajetória de vida e nas práticas religiosas que desenvolveu, as quais revelam um misto de elementos culturais diversos e ao mesmo tempo conservam marcas da tradição popular cuja potencialidade está na resistência ao padrão normativo da modernização biopolítica. |
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Voss, Dulce Mari da SilvaJacinto, Luis César Rodrigues2016-12-05T15:38:51Z2016-12-05T15:38:51Z2015-11-21http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/680A presente monografia tem a finalidade de apresentar as análises e os resultados da pesquisa feita para conclusão do Curso de Pós-Graduação Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) acerca da vida comunitária de uma mulher negra benzedeira na região da Campanha Gaúcha (RS), Dona Santa. O interesse em abordar esta temática surgiu da minha própria trajetória como militante do Movimento Social Negro atuando na referida região e do desejo de poder colaborar para a compreensão da diversidade cultural num espaço onde ainda predomina valores culturais heteronormativos e excludentes, especialmente, em relação às questões étnico-raciais. Embasado nos estudos culturais e nas teorias pós-estruturalistas, trabalho com a História Oral pesquisando a vida comunitária de Dona Santa e, a partir de materiais escritos e de relatos de três mulheres que com ela conviveram, analiso a complexidade das relações sociais e os modos como se produzem identidades e diferenças culturais em âmbito local, destacando os processos de hibridização cultural presentes nas sociedades contemporâneas. Concluo que a vida comunitária de Dona Santa representa uma experiência rica de hibridização cultural manifestada através das suas práticas religiosas de rezas e benzeduras e de realização da Festa Popular de São Cosme e Damião que contribuem para a constituição de uma cultura afrobrasileira local. Entendo que o maior legado de Dona Santa está na rede de relações comunitárias solidárias que constituiu durante toda sua trajetória de vida e nas práticas religiosas que desenvolveu, as quais revelam um misto de elementos culturais diversos e ao mesmo tempo conservam marcas da tradição popular cuja potencialidade está na resistência ao padrão normativo da modernização biopolítica.This monograph is intended to present the analyzes and the results of research done to complete the Postgraduate Course of Specialization in Education and Cultural Diversity at the Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) on the theme "Knowledge and practices of Dona Santa: a community life of a healer black woman in the region of Rio Grande do Sul Campaign (RS) ". The interest in addressing this issue arose from my own career as a militant of the Black Social Movement operating in that region and the desire to be able to contribute to the understanding of cultural diversity in an area where still dominates heteronormative and exclusive cultural values, especially on the issues ethnic-racial. Grounded in cultural studies and post-structuralist theories, working with the Oral History researching the community life of Dona Santa, and from written materials and three women reports with which it lived, they analyze the complexity of social relations and modes how to produce identities and cultural differences at the local level, highlighting the cultural hybridization processes in the contemporary societies. I conclude that the community life of Dona Santa is a rich experience of cultural hybridization manifested through their religious practices of prayer and benzeduras and realization of the People's Party of Saints Cosmas and Damian which contribute to the formation of an african-Brazilian culture site. I believe that the greatest legacy of Dona Santa is the network of solidary community relations which was throughout his life path and religious practices that developed, which show a mixture of various cultural elements and at the same time retain trademarks of folk tradition whose potential is the resistance to the normative standard of biopolitics modernization.Universidade Federal do PampaCampus BagéAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASMulher negraReligiosidadeCultura afro-brasileiraVida comunitáriaAfro-Brazilian cultureBlack womanReligiosityCommunity lifeSaberes e fazeres de dona Santa: a vida comunitária de uma mulher negra benzedeira na Região da Campanha Gaúcha (RS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMonografia PRONTA.pdfMonografia PRONTA.pdfMonografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Educação e Diversidade Culturalapplication/pdf1193762https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/680/1/Monografia%20PRONTA.pdf28994a74a7fa6f29ecf5de34f75cb84aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/680/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/680/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTMonografia PRONTA.pdf.txtMonografia PRONTA.pdf.txtExtracted texttext/plain104474https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/680/4/Monografia%20PRONTA.pdf.txtae9f9ba599f86fc1de57c77b1b8c824eMD54riu/6802021-03-17 10:03:39.722oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-17T13:03:39Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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