Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3284 |
Resumo: | Como objetivo geral, este trabalho pretende analisar a articulação do mito em Barthes com a performance de Amy Winehouse presente nos videoclipes produzidos. O conceito de performance e representação será trabalhado a partir das definições de Ervin Goffman. Para entender de que maneira se dá essa articulação do mito barthesiano com a performance nos videoclipes que constituem parte significativa da carreira de Amy Winehouse, o trabalho foi dividido em diferentes etapas. Primeiramente, será feita uma análise bibliográfica a partir da biografia da cantora escrita pelo seu pai, Mitch Winehouse, a fim de elaborar um contexto para a cantora que complemente as análises posteriormente. Os conceitos já citados de mito barthesiano e performance para Goffman, juntamente com as percepções do sujeito pós-moderno de Dufour, irão fundamentar as análises. Os videoclipes produzidos serão analisados de forma exploratória para se obter uma concepção geral de conteúdo. Em uma segunda etapa, os clipes serão divididos por época de lançamento e depois elencados os mais representativos da carreira da cantora. O DVD I Tould You I Was Trouble, vai servir como apoio para construção do contexto da carreira da cantora na época de seu lançamento, em 2007. Através da decupagem dos clipes, pretende-se analisar cada meio de troca de linguagem da cantora com o seu público; sua postura nas performances apresentadas nos videoclipes e o conteúdo de suas músicas em relação com seu comportamento fora dos holofotes, estabelecendo um cruzamento desses dados para identificar características da sua fala. |
id |
UNIP_56142711ef30fe9982f84efe3faf8172 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3284 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Santor, Fernando Silvahttp://lattes.cnpq.br/7591838935545985Beras, César Andre LuizFeil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614http://lattes.cnpq.br/4890563318872361http://lattes.cnpq.br/9346282537055124Marques, Marina2018-08-29T19:21:22Z2018-08-29T19:21:22Z2013-05-23MARQUES, Marina. Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse. 2013. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3284Como objetivo geral, este trabalho pretende analisar a articulação do mito em Barthes com a performance de Amy Winehouse presente nos videoclipes produzidos. O conceito de performance e representação será trabalhado a partir das definições de Ervin Goffman. Para entender de que maneira se dá essa articulação do mito barthesiano com a performance nos videoclipes que constituem parte significativa da carreira de Amy Winehouse, o trabalho foi dividido em diferentes etapas. Primeiramente, será feita uma análise bibliográfica a partir da biografia da cantora escrita pelo seu pai, Mitch Winehouse, a fim de elaborar um contexto para a cantora que complemente as análises posteriormente. Os conceitos já citados de mito barthesiano e performance para Goffman, juntamente com as percepções do sujeito pós-moderno de Dufour, irão fundamentar as análises. Os videoclipes produzidos serão analisados de forma exploratória para se obter uma concepção geral de conteúdo. Em uma segunda etapa, os clipes serão divididos por época de lançamento e depois elencados os mais representativos da carreira da cantora. O DVD I Tould You I Was Trouble, vai servir como apoio para construção do contexto da carreira da cantora na época de seu lançamento, em 2007. Através da decupagem dos clipes, pretende-se analisar cada meio de troca de linguagem da cantora com o seu público; sua postura nas performances apresentadas nos videoclipes e o conteúdo de suas músicas em relação com seu comportamento fora dos holofotes, estabelecendo um cruzamento desses dados para identificar características da sua fala.As a general objective, this study aims to examine the relationship of myth in Barthes with the performance of Amy Winehouse in this video clip produced. The concept of performance and representation will be working from the definitions of Ervin Goffman. To understand how this happens articulation of myth Barthesian with the performance in the clips that make up a significant part of the career of Amy Winehouse, the work was divided into different stages. First, there will be a literature review from the biography written by the singer's father, Mitch Winehouse, in order to develop a context for the singer to complement the analysis later. The aforementioned concepts of myth Barthesian and performance for Goffman, along with perceptions of the postmodern subject Dufour, will support the analysis. The videos produced will be analyzed in an exploratory manner to obtain a general conception of content. In a second step, the clips will be divided by the time of launch and then listed the most representative of the singer's career. The DVD I Told You I Was Trouble, will serve as support for building the context of the singer's career at the time of its release in 2007. Through decoupage the clips, we intend to analyze each medium of exchange language singer with his audience, his stance on the performances presented in video clips and content of their music in relation to their behavior out of the spotlight, establishing a cross of these data to identify characteristics of their speech.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMitoWinehouse, AmyGravações de vídeoPerformance (Arte)MythMito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALMarina Marques.pdfMarina Marques.pdfapplication/pdf1161579https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3284/1/Marina%20Marques.pdf088813d9d14ae0fb8a170f64fac581a8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3284/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTMarina Marques.pdf.txtMarina Marques.pdf.txtExtracted texttext/plain120169https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3284/3/Marina%20Marques.pdf.txt8e0a14485a88fee776b50355af547d03MD53riu/32842018-08-30 03:00:48.921oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-30T06:00:48Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
title |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
spellingShingle |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse Marques, Marina CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Mito Winehouse, Amy Gravações de vídeo Performance (Arte) Myth |
title_short |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
title_full |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
title_fullStr |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
title_full_unstemmed |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
title_sort |
Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse |
author |
Marques, Marina |
author_facet |
Marques, Marina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santor, Fernando Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7591838935545985 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Beras, César Andre Luiz |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9538837034658614 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4890563318872361 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9346282537055124 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Marina |
contributor_str_mv |
Santor, Fernando Silva Beras, César Andre Luiz Feil, Gabriel Sausen |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Mito Winehouse, Amy Gravações de vídeo Performance (Arte) Myth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mito Winehouse, Amy Gravações de vídeo Performance (Arte) Myth |
description |
Como objetivo geral, este trabalho pretende analisar a articulação do mito em Barthes com a performance de Amy Winehouse presente nos videoclipes produzidos. O conceito de performance e representação será trabalhado a partir das definições de Ervin Goffman. Para entender de que maneira se dá essa articulação do mito barthesiano com a performance nos videoclipes que constituem parte significativa da carreira de Amy Winehouse, o trabalho foi dividido em diferentes etapas. Primeiramente, será feita uma análise bibliográfica a partir da biografia da cantora escrita pelo seu pai, Mitch Winehouse, a fim de elaborar um contexto para a cantora que complemente as análises posteriormente. Os conceitos já citados de mito barthesiano e performance para Goffman, juntamente com as percepções do sujeito pós-moderno de Dufour, irão fundamentar as análises. Os videoclipes produzidos serão analisados de forma exploratória para se obter uma concepção geral de conteúdo. Em uma segunda etapa, os clipes serão divididos por época de lançamento e depois elencados os mais representativos da carreira da cantora. O DVD I Tould You I Was Trouble, vai servir como apoio para construção do contexto da carreira da cantora na época de seu lançamento, em 2007. Através da decupagem dos clipes, pretende-se analisar cada meio de troca de linguagem da cantora com o seu público; sua postura nas performances apresentadas nos videoclipes e o conteúdo de suas músicas em relação com seu comportamento fora dos holofotes, estabelecendo um cruzamento desses dados para identificar características da sua fala. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-29T19:21:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-29T19:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARQUES, Marina. Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse. 2013. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3284 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Marina. Mito e performance: uma análise de videoclipes de Amy Winehouse. 2013. 60p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3284 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3284/1/Marina%20Marques.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3284/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3284/3/Marina%20Marques.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
088813d9d14ae0fb8a170f64fac581a8 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 8e0a14485a88fee776b50355af547d03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1823681907967131648 |