O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Natália Madruga Britos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2549
Resumo: Esta pesquisa possui como tema a prática do planejamento publicitário, enquanto função e atividade, no interior do Rio Grande do Sul. Além disso, aborda também questões relativas ao perfil deste planner, o empreendedorismo ligado à interiorização da propaganda e a criatividade e sua relação com o planejamento. Determina como recorte geográfico da pesquisa os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDEs) da Campanha e da Fronteira Oeste, e as cidades integrantes destes Conselhos que possuem ou possuíram Cursos de Bacharelado presenciais de Publicidade e Propaganda: Bagé e São Borja. O trabalho têm três objetivos, um geral e dois específicos, respectivamente: objetiva mapear e descrever como o planejamento publicitário está sendo realizado nestas localidades, além de procurar caracterizar o perfil do planner e analisar a atividade empreendedora e o mercado de propaganda local das cidades interioranas delimitadas. Para atingir estas finalidades, utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a entrevista individual em profundidade, realizada com quatro planners de diferentes agências e empresas das cidades do recorte: dois de Bagé, e dois de São Borja. Palavras-Chave: propaganda. planejamento. empreendedorismo. mercado. interior
id UNIP_63adce6b9278179fc15323e745cafe44
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2549
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Coutinho, Renata Patricia Corrêahttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593Silva, Marcela Guimarães eLima, Denise Aristimunha dehttp://lattes.cnpq.br/2557009746779086http://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/2248727829764099Mesquita, Natália Madruga Britos2018-03-26T12:35:29Z2018-03-26T12:35:29Z2017-12-07MESQUITA, Natália Madruga Britos. O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS. 2017. 90p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2549Esta pesquisa possui como tema a prática do planejamento publicitário, enquanto função e atividade, no interior do Rio Grande do Sul. Além disso, aborda também questões relativas ao perfil deste planner, o empreendedorismo ligado à interiorização da propaganda e a criatividade e sua relação com o planejamento. Determina como recorte geográfico da pesquisa os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDEs) da Campanha e da Fronteira Oeste, e as cidades integrantes destes Conselhos que possuem ou possuíram Cursos de Bacharelado presenciais de Publicidade e Propaganda: Bagé e São Borja. O trabalho têm três objetivos, um geral e dois específicos, respectivamente: objetiva mapear e descrever como o planejamento publicitário está sendo realizado nestas localidades, além de procurar caracterizar o perfil do planner e analisar a atividade empreendedora e o mercado de propaganda local das cidades interioranas delimitadas. Para atingir estas finalidades, utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a entrevista individual em profundidade, realizada com quatro planners de diferentes agências e empresas das cidades do recorte: dois de Bagé, e dois de São Borja. Palavras-Chave: propaganda. planejamento. empreendedorismo. mercado. interiorThis research has as its theme the practice of advertising planning, as a function and activity, in the interior of Rio Grande do Sul. In addition, it also addresses issues related to the profile of this planner, entrepreneurship linked to the interiorization of advertising and creativity and its relation with the planning. It determines the geographic coverage of the research, the Regional Development Councils of Rio Grande do Sul (COREDEs) of the Campaign and the West Frontier, and the cities that are members of these Councils that possess or have attended Bachelor's Courses in Advertising and Propaganda: Bagé and São Borja. The objective of the study is to map and describe how advertising planning is being carried out in these localities, as well as to characterize the profile of the planner and to analyze the entrepreneurial activity and the local advertising market of the interior cities delimited. In order to achieve these objectives, it uses as methodological procedures the bibliographical research and the individual in-depth interview conducted with four planners from different agencies and companies from the cities of the cut: two from Bagé and two from São Borja.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPropagandaPublicidadeMídia (Publicidade) – PlanejamentoEmpreendedorismoRio Grande do SulCidades pequenasPublicityAdvertisingO planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALNatália Madruga Britos Mesquita (2017).pdfNatália Madruga Britos Mesquita (2017).pdfapplication/pdf7745825https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2549/1/Nat%c3%a1lia%20Madruga%20Britos%20Mesquita%20%282017%29.pdf0672f99bba1371c6a34613203ad5a5a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2549/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTNatália Madruga Britos Mesquita (2017).pdf.txtNatália Madruga Britos Mesquita (2017).pdf.txtExtracted texttext/plain192605https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2549/3/Nat%c3%a1lia%20Madruga%20Britos%20Mesquita%20%282017%29.pdf.txt17ea6ef5ee4a4640c56af6b6bf278d04MD53riu/25492018-03-27 03:05:02.627oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-03-27T06:05:02Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
title O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
spellingShingle O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
Mesquita, Natália Madruga Britos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propaganda
Publicidade
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Empreendedorismo
Rio Grande do Sul
Cidades pequenas
Publicity
Advertising
title_short O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
title_full O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
title_fullStr O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
title_full_unstemmed O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
title_sort O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS
author Mesquita, Natália Madruga Britos
author_facet Mesquita, Natália Madruga Britos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816234296320593
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Denise Aristimunha de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2557009746779086
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2248727829764099
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Natália Madruga Britos
contributor_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Silva, Marcela Guimarães e
Lima, Denise Aristimunha de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Propaganda
Publicidade
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Empreendedorismo
Rio Grande do Sul
Cidades pequenas
Publicity
Advertising
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda
Publicidade
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Empreendedorismo
Rio Grande do Sul
Cidades pequenas
Publicity
Advertising
description Esta pesquisa possui como tema a prática do planejamento publicitário, enquanto função e atividade, no interior do Rio Grande do Sul. Além disso, aborda também questões relativas ao perfil deste planner, o empreendedorismo ligado à interiorização da propaganda e a criatividade e sua relação com o planejamento. Determina como recorte geográfico da pesquisa os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDEs) da Campanha e da Fronteira Oeste, e as cidades integrantes destes Conselhos que possuem ou possuíram Cursos de Bacharelado presenciais de Publicidade e Propaganda: Bagé e São Borja. O trabalho têm três objetivos, um geral e dois específicos, respectivamente: objetiva mapear e descrever como o planejamento publicitário está sendo realizado nestas localidades, além de procurar caracterizar o perfil do planner e analisar a atividade empreendedora e o mercado de propaganda local das cidades interioranas delimitadas. Para atingir estas finalidades, utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a entrevista individual em profundidade, realizada com quatro planners de diferentes agências e empresas das cidades do recorte: dois de Bagé, e dois de São Borja. Palavras-Chave: propaganda. planejamento. empreendedorismo. mercado. interior
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-26T12:35:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-26T12:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESQUITA, Natália Madruga Britos. O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS. 2017. 90p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2549
identifier_str_mv MESQUITA, Natália Madruga Britos. O planejamento publicitário e o mercado de propaganda nas cidades de Bagé e São Borja, RS. 2017. 90p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2549/1/Nat%c3%a1lia%20Madruga%20Britos%20Mesquita%20%282017%29.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2549/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2549/3/Nat%c3%a1lia%20Madruga%20Britos%20Mesquita%20%282017%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0672f99bba1371c6a34613203ad5a5a2
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
17ea6ef5ee4a4640c56af6b6bf278d04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849043607879680