A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre arte e construção da realidade social. A ideia é saber se uma expressão artística pode vir a modificar a vida das pessoas, para isso, nós estudamos as músicas da banda Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de Poder, O Papa é Pop, 3x4 e Até o Fim, e o tipo de discurso que pode ser gerado a partir de sua apropriação pelos fãs. Nesse sentido, fizemos duas discussões teóricas, na primeira delas trouxemos a dinâmica de construção da realidade social. Fazemos discussões sobre realidade e cotidiano, e também sobre a linguagem. Na segunda discussão abordamos a Revolução Cultural, a Indústria Cultural, juntamente com as formas de pensamento que configuram-se em críticos ou alienados. Realizamos uma análise do discurso das quatro canções selecionadas e uma pesquisa com o fã clube da banda. Buscamos apresentar que tipo de construção da realidade o discurso realizado a partir da leitura da música proporciona, aos participantes, se é uma visão crítica ou alienada. |
id |
UNIP_667c9f73ce190a03fd46903f8a092683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3237 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Beras, Cesar Andre Luizhttp://lattes.cnpq.br/4890563318872361Santor, Fernando SilvaFeil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614http://lattes.cnpq.br/7591838935545985Santos, Ramsés Nunes dos2018-07-24T12:13:02Z2018-07-24T12:13:02Z2014-03-24SANTOS, Ramsés Nunes dos. A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?. 2014. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237Este trabalho apresenta um estudo sobre arte e construção da realidade social. A ideia é saber se uma expressão artística pode vir a modificar a vida das pessoas, para isso, nós estudamos as músicas da banda Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de Poder, O Papa é Pop, 3x4 e Até o Fim, e o tipo de discurso que pode ser gerado a partir de sua apropriação pelos fãs. Nesse sentido, fizemos duas discussões teóricas, na primeira delas trouxemos a dinâmica de construção da realidade social. Fazemos discussões sobre realidade e cotidiano, e também sobre a linguagem. Na segunda discussão abordamos a Revolução Cultural, a Indústria Cultural, juntamente com as formas de pensamento que configuram-se em críticos ou alienados. Realizamos uma análise do discurso das quatro canções selecionadas e uma pesquisa com o fã clube da banda. Buscamos apresentar que tipo de construção da realidade o discurso realizado a partir da leitura da música proporciona, aos participantes, se é uma visão crítica ou alienada.This paper presents a study of art and construction of social reality. The idea is whether an artistic expression may ultimately change people's lives, for this, we studied the songs of the band Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de poder, O Papa é Pop , 3x4 and Até o Fim, and the type of speech that can be generated from its appropriation by fans . In this sense, we made two theoretical discussions, the first of which brought the dynamic construction of social reality. We do discussions about reality and everyday life, and also about language. In the second approach the discussion, the Cultural Industries Cultural Revolution, along with ways of thinking that set - up on critical or alienated. We conducted a discourse analysis of four selected songs and a survey of the band's fan club. We seek to provide that type of construction of reality discourse conducted from reading music provides to participants, it is a criticism or alienated vision.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMúsicaBandas (Música)Engenheiros do HawaiiInfluência (Psicologia)Análise do discursoPercepçãoPublicidadeMusicSpeech analysisA construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRamsés Nunes dos Santos 2014.pdfRamsés Nunes dos Santos 2014.pdfapplication/pdf1003956https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/1/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdfd63edb8b07c6dd85d467586677db76f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRamsés Nunes dos Santos 2014.pdf.txtRamsés Nunes dos Santos 2014.pdf.txtExtracted texttext/plain156217https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/3/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf.txt907bff82c9ba3fb56efefb0b79de3b38MD53riu/32372018-08-23 11:35:02.886oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-23T14:35:02Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
title |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
spellingShingle |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? Santos, Ramsés Nunes dos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Música Bandas (Música) Engenheiros do Hawaii Influência (Psicologia) Análise do discurso Percepção Publicidade Music Speech analysis |
title_short |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
title_full |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
title_fullStr |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
title_full_unstemmed |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
title_sort |
A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação? |
author |
Santos, Ramsés Nunes dos |
author_facet |
Santos, Ramsés Nunes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beras, Cesar Andre Luiz |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4890563318872361 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santor, Fernando Silva |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Feil, Gabriel Sausen |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9538837034658614 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7591838935545985 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ramsés Nunes dos |
contributor_str_mv |
Beras, Cesar Andre Luiz Santor, Fernando Silva Feil, Gabriel Sausen |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Música Bandas (Música) Engenheiros do Hawaii Influência (Psicologia) Análise do discurso Percepção Publicidade Music Speech analysis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Bandas (Música) Engenheiros do Hawaii Influência (Psicologia) Análise do discurso Percepção Publicidade Music Speech analysis |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre arte e construção da realidade social. A ideia é saber se uma expressão artística pode vir a modificar a vida das pessoas, para isso, nós estudamos as músicas da banda Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de Poder, O Papa é Pop, 3x4 e Até o Fim, e o tipo de discurso que pode ser gerado a partir de sua apropriação pelos fãs. Nesse sentido, fizemos duas discussões teóricas, na primeira delas trouxemos a dinâmica de construção da realidade social. Fazemos discussões sobre realidade e cotidiano, e também sobre a linguagem. Na segunda discussão abordamos a Revolução Cultural, a Indústria Cultural, juntamente com as formas de pensamento que configuram-se em críticos ou alienados. Realizamos uma análise do discurso das quatro canções selecionadas e uma pesquisa com o fã clube da banda. Buscamos apresentar que tipo de construção da realidade o discurso realizado a partir da leitura da música proporciona, aos participantes, se é uma visão crítica ou alienada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-24T12:13:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-07-24T12:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Ramsés Nunes dos. A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?. 2014. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ramsés Nunes dos. A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?. 2014. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/1/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/3/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d63edb8b07c6dd85d467586677db76f9 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 907bff82c9ba3fb56efefb0b79de3b38 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274829906771968 |