A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ramsés Nunes dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre arte e construção da realidade social. A ideia é saber se uma expressão artística pode vir a modificar a vida das pessoas, para isso, nós estudamos as músicas da banda Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de Poder, O Papa é Pop, 3x4 e Até o Fim, e o tipo de discurso que pode ser gerado a partir de sua apropriação pelos fãs. Nesse sentido, fizemos duas discussões teóricas, na primeira delas trouxemos a dinâmica de construção da realidade social. Fazemos discussões sobre realidade e cotidiano, e também sobre a linguagem. Na segunda discussão abordamos a Revolução Cultural, a Indústria Cultural, juntamente com as formas de pensamento que configuram-se em críticos ou alienados. Realizamos uma análise do discurso das quatro canções selecionadas e uma pesquisa com o fã clube da banda. Buscamos apresentar que tipo de construção da realidade o discurso realizado a partir da leitura da música proporciona, aos participantes, se é uma visão crítica ou alienada.
id UNIP_667c9f73ce190a03fd46903f8a092683
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3237
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Beras, Cesar Andre Luizhttp://lattes.cnpq.br/4890563318872361Santor, Fernando SilvaFeil, Gabriel Sausenhttp://lattes.cnpq.br/9538837034658614http://lattes.cnpq.br/7591838935545985Santos, Ramsés Nunes dos2018-07-24T12:13:02Z2018-07-24T12:13:02Z2014-03-24SANTOS, Ramsés Nunes dos. A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?. 2014. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237Este trabalho apresenta um estudo sobre arte e construção da realidade social. A ideia é saber se uma expressão artística pode vir a modificar a vida das pessoas, para isso, nós estudamos as músicas da banda Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de Poder, O Papa é Pop, 3x4 e Até o Fim, e o tipo de discurso que pode ser gerado a partir de sua apropriação pelos fãs. Nesse sentido, fizemos duas discussões teóricas, na primeira delas trouxemos a dinâmica de construção da realidade social. Fazemos discussões sobre realidade e cotidiano, e também sobre a linguagem. Na segunda discussão abordamos a Revolução Cultural, a Indústria Cultural, juntamente com as formas de pensamento que configuram-se em críticos ou alienados. Realizamos uma análise do discurso das quatro canções selecionadas e uma pesquisa com o fã clube da banda. Buscamos apresentar que tipo de construção da realidade o discurso realizado a partir da leitura da música proporciona, aos participantes, se é uma visão crítica ou alienada.This paper presents a study of art and construction of social reality. The idea is whether an artistic expression may ultimately change people's lives, for this, we studied the songs of the band Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de poder, O Papa é Pop , 3x4 and Até o Fim, and the type of speech that can be generated from its appropriation by fans . In this sense, we made two theoretical discussions, the first of which brought the dynamic construction of social reality. We do discussions about reality and everyday life, and also about language. In the second approach the discussion, the Cultural Industries Cultural Revolution, along with ways of thinking that set - up on critical or alienated. We conducted a discourse analysis of four selected songs and a survey of the band's fan club. We seek to provide that type of construction of reality discourse conducted from reading music provides to participants, it is a criticism or alienated vision.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMúsicaBandas (Música)Engenheiros do HawaiiInfluência (Psicologia)Análise do discursoPercepçãoPublicidadeMusicSpeech analysisA construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRamsés Nunes dos Santos 2014.pdfRamsés Nunes dos Santos 2014.pdfapplication/pdf1003956https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/1/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdfd63edb8b07c6dd85d467586677db76f9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRamsés Nunes dos Santos 2014.pdf.txtRamsés Nunes dos Santos 2014.pdf.txtExtracted texttext/plain156217https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/3/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf.txt907bff82c9ba3fb56efefb0b79de3b38MD53riu/32372018-08-23 11:35:02.886oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-23T14:35:02Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
title A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
spellingShingle A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
Santos, Ramsés Nunes dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Música
Bandas (Música)
Engenheiros do Hawaii
Influência (Psicologia)
Análise do discurso
Percepção
Publicidade
Music
Speech analysis
title_short A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
title_full A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
title_fullStr A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
title_full_unstemmed A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
title_sort A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?
author Santos, Ramsés Nunes dos
author_facet Santos, Ramsés Nunes dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beras, Cesar Andre Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4890563318872361
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santor, Fernando Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Feil, Gabriel Sausen
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9538837034658614
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7591838935545985
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ramsés Nunes dos
contributor_str_mv Beras, Cesar Andre Luiz
Santor, Fernando Silva
Feil, Gabriel Sausen
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Música
Bandas (Música)
Engenheiros do Hawaii
Influência (Psicologia)
Análise do discurso
Percepção
Publicidade
Music
Speech analysis
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Bandas (Música)
Engenheiros do Hawaii
Influência (Psicologia)
Análise do discurso
Percepção
Publicidade
Music
Speech analysis
description Este trabalho apresenta um estudo sobre arte e construção da realidade social. A ideia é saber se uma expressão artística pode vir a modificar a vida das pessoas, para isso, nós estudamos as músicas da banda Engenheiros do Hawaii: Toda Forma de Poder, O Papa é Pop, 3x4 e Até o Fim, e o tipo de discurso que pode ser gerado a partir de sua apropriação pelos fãs. Nesse sentido, fizemos duas discussões teóricas, na primeira delas trouxemos a dinâmica de construção da realidade social. Fazemos discussões sobre realidade e cotidiano, e também sobre a linguagem. Na segunda discussão abordamos a Revolução Cultural, a Indústria Cultural, juntamente com as formas de pensamento que configuram-se em críticos ou alienados. Realizamos uma análise do discurso das quatro canções selecionadas e uma pesquisa com o fã clube da banda. Buscamos apresentar que tipo de construção da realidade o discurso realizado a partir da leitura da música proporciona, aos participantes, se é uma visão crítica ou alienada.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-24T12:13:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-24T12:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ramsés Nunes dos. A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?. 2014. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237
identifier_str_mv SANTOS, Ramsés Nunes dos. A construção da realidade social, música e os Engenheiros do Hawaii: crítica ou alienação?. 2014. 79p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2014.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/1/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3237/3/Rams%c3%a9s%20Nunes%20dos%20Santos%202014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d63edb8b07c6dd85d467586677db76f9
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
907bff82c9ba3fb56efefb0b79de3b38
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849052312109056