Influência da substituição parcial de agregados de RCD classe cinza em concretos autoadensáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ritianne Kunzler da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1687
Resumo: Neste trabalho são produzidos e caracterizados concretos autoadensáveis (CAA) com substituição parcial de agregados graúdos naturais por agregados graúdos de resíduos de construção e demolição classe cinza (AGR). O método de dosagem utilizado foi o método Gomes, Gettú e Agulló. Os traços dos concretos produzidos foram determinados partir da composição de dois esqueletos granulares, um para determinar a proporção de agregado graúdo natural que seria substituída por agregado graúdo de resíduo de construção e demolição e outro para determinar a proporção desta composição com o agregado miúdo natural. Assim quatro misturas foram definidas, concreto autoadensável de referência (CAAREF), concreto autoadensável com 40% de agregado graúdo de resíduo de construção e demolição (CAA40%), concreto autoadensável com 50% de agregado graúdo de resíduo de construção e demolição (CAA50%) e concreto autoadensável com 60% de agregado graúdo de resíduo de construção e demolição (CAA60%). As misturas tiveram suas propriedades reológicas e mecânicas analisadas. No estado fresco foram realizados ensaios para avaliar a habilidade passante na Caixa-L e no Anel-J, a viscosidade plástica aparente no ensaio de tempo de escoamento(t500) e no ensaio do Funil-V, e trabalhabilidade nos ensaios de espalhamento e cone invertido, os resultados obtidos demonstram que com a substituição parcial de agregado graúdo natural por agregado graúdo reciclado as misturas apresentaram maior viscosidade, diminuição da habilidade passante e fluidez. Quanto à análise mecânica foram realizados os ensaios de resistência à compressão axial e à tração por compressão diametral nos corpos-de-prova de concreto que indicaram que, no estado endurecido, a mistura CAA40% apresentou melhores resultados nos dois ensaios, e observou-se que nenhuma das amostras submetidas à tração por compressão diametral apresentou aparente segregação dos agregados.
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spelling Marangon, EderliSilva, Ritianne Kunzler da2017-06-14T12:03:09Z2017-06-14T12:03:09Z2015-01-23http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1687Neste trabalho são produzidos e caracterizados concretos autoadensáveis (CAA) com substituição parcial de agregados graúdos naturais por agregados graúdos de resíduos de construção e demolição classe cinza (AGR). O método de dosagem utilizado foi o método Gomes, Gettú e Agulló. Os traços dos concretos produzidos foram determinados partir da composição de dois esqueletos granulares, um para determinar a proporção de agregado graúdo natural que seria substituída por agregado graúdo de resíduo de construção e demolição e outro para determinar a proporção desta composição com o agregado miúdo natural. Assim quatro misturas foram definidas, concreto autoadensável de referência (CAAREF), concreto autoadensável com 40% de agregado graúdo de resíduo de construção e demolição (CAA40%), concreto autoadensável com 50% de agregado graúdo de resíduo de construção e demolição (CAA50%) e concreto autoadensável com 60% de agregado graúdo de resíduo de construção e demolição (CAA60%). As misturas tiveram suas propriedades reológicas e mecânicas analisadas. No estado fresco foram realizados ensaios para avaliar a habilidade passante na Caixa-L e no Anel-J, a viscosidade plástica aparente no ensaio de tempo de escoamento(t500) e no ensaio do Funil-V, e trabalhabilidade nos ensaios de espalhamento e cone invertido, os resultados obtidos demonstram que com a substituição parcial de agregado graúdo natural por agregado graúdo reciclado as misturas apresentaram maior viscosidade, diminuição da habilidade passante e fluidez. Quanto à análise mecânica foram realizados os ensaios de resistência à compressão axial e à tração por compressão diametral nos corpos-de-prova de concreto que indicaram que, no estado endurecido, a mistura CAA40% apresentou melhores resultados nos dois ensaios, e observou-se que nenhuma das amostras submetidas à tração por compressão diametral apresentou aparente segregação dos agregados.This work produced and characterized autoadensáveis concrete (SCC) with partial replacement of natural coarse aggregate by coarse aggregates of construction waste and demolition gray class. The dosage used was the method Gomes, Gettú and Agulló. The traits of the concretes produced were determined from the composition of two skeletons, a granular to determine the proportion of coarse aggregate natural would be replaced by coarse aggregate from construction and demolition waste and another to determine the proportion of this composition with the aggregate natural kid. So four mixes were defined, self-compacting concrete reference (SCCREF), self-compacting concrete with 40% of coarse aggregate from construction and demolition waste (SCC40%), 50% of self-compacting concrete with coarse aggregate from construction and demolition waste (SCC50%) and autoadensável concrete with 60% of coarse aggregate from construction and demolition waste (SCC60%). Mixtures had their rheological and mechanical properties analyzed. Fresh tests were performed to evaluate the passing ability in the L-Box and J-Ring, plastic viscosity apparent in the time of disposal (t500) and V-Funnel test, and workability for Slump flow test and Inverted cone, the results obtained show that the partial replacement of coarse aggregate by recycled coarse aggregate natural mixtures presented a higher viscosity, decrease in passing skill and fluidity. As for the mechanical analysis were conducted the tests for resistance to axial compression and tensile by diametral compression on the bodies-of-proof of concrete that indicated that in hardened, the mixture SCC 40% presented better results in two trials, and it was observed that none of the samples subjected to traction by diametral compression presented apparent segregation of aggregates.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilConcreto autoadensávelConstrução civil - resíduosAgregados (Materiais de construção)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILCivil engineeringSelf-compacting concreteCivil construction - wasteAggregates (Construction materials)Influência da substituição parcial de agregados de RCD classe cinza em concretos autoadensáveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALInfluência da substituição parcial de agregados de RCD classe cinza em concretos autoadensáveis.pdfInfluência da substituição parcial de agregados de RCD classe cinza em concretos autoadensáveis.pdfapplication/pdf1792908https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1687/1/Influ%c3%aancia%20da%20substitui%c3%a7%c3%a3o%20parcial%20de%20agregados%20de%20RCD%20classe%20cinza%20em%20concretos%20autoadens%c3%a1veis.pdfb09b40216fd28faa7dc8b9abe2d67efbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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