Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699 |
Resumo: | Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME. |
id |
UNIP_7111b1313290568da990b3caa6d82e3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3699 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Thielo, Marcelo ResendeDora, Ricardo de Oliveira2019-02-01T12:29:31Z2019-02-01T12:29:31Z2018DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME.Among the areas studied in Computer Science, Artificial Intelligence has recently stood out not only in the academic community but also in industry, especially in the area of games. Considering that there is demand for artificial intelligence environments to create and test new technologies, the present bachelor thesis has the purpose of defining and building a software library that will serve as an interface for the creation and testing of algorithms of artificial intelligence with the Multiple Machine Arcade Emulator (MAME), which is the emulator with more games available and greater variety of hardware architectures, since it emulates several different platforms, in which each game can serve as a new environment, with its own rules. In order to achieve this goal, a Python library has been developed that can interact with MAME games, offering the possibility to use the game frames and send keyboard events to the emulator to interact with the game being played. This work contributes with the definition and implementation of a Python library that can be used by anyone who wants to built artificial intelligence algorithms for MAME emulator games.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência da computaçãoInteligência artificialEmuladores (Programas de computador)JogosComputer scienceArtificial intelligenceEmulators (Computer programs)GamesUma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdfRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdfapplication/pdf1294344https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/1/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdfe59eab79a4ad324cb424914872917d91MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdf.txtRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain74927https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/3/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdf.txt84d79412c54ab1e11c6599c20b155b56MD53riu/36992019-02-02 03:01:16.57oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3699TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-02-02T05:01:16Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
title |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
spellingShingle |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores Dora, Ricardo de Oliveira CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência da computação Inteligência artificial Emuladores (Programas de computador) Jogos Computer science Artificial intelligence Emulators (Computer programs) Games |
title_short |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
title_full |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
title_fullStr |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
title_full_unstemmed |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
title_sort |
Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores |
author |
Dora, Ricardo de Oliveira |
author_facet |
Dora, Ricardo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thielo, Marcelo Resende |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dora, Ricardo de Oliveira |
contributor_str_mv |
Thielo, Marcelo Resende |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Ciência da computação Inteligência artificial Emuladores (Programas de computador) Jogos Computer science Artificial intelligence Emulators (Computer programs) Games |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência da computação Inteligência artificial Emuladores (Programas de computador) Jogos Computer science Artificial intelligence Emulators (Computer programs) Games |
description |
Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-01T12:29:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-01T12:29:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699 |
identifier_str_mv |
DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Alegrete |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/1/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/3/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e59eab79a4ad324cb424914872917d91 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 84d79412c54ab1e11c6599c20b155b56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849050868219904 |