Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dora, Ricardo de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699
Resumo: Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME.
id UNIP_7111b1313290568da990b3caa6d82e3e
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3699
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Thielo, Marcelo ResendeDora, Ricardo de Oliveira2019-02-01T12:29:31Z2019-02-01T12:29:31Z2018DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME.Among the areas studied in Computer Science, Artificial Intelligence has recently stood out not only in the academic community but also in industry, especially in the area of games. Considering that there is demand for artificial intelligence environments to create and test new technologies, the present bachelor thesis has the purpose of defining and building a software library that will serve as an interface for the creation and testing of algorithms of artificial intelligence with the Multiple Machine Arcade Emulator (MAME), which is the emulator with more games available and greater variety of hardware architectures, since it emulates several different platforms, in which each game can serve as a new environment, with its own rules. In order to achieve this goal, a Python library has been developed that can interact with MAME games, offering the possibility to use the game frames and send keyboard events to the emulator to interact with the game being played. This work contributes with the definition and implementation of a Python library that can be used by anyone who wants to built artificial intelligence algorithms for MAME emulator games.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRACiência da computaçãoInteligência artificialEmuladores (Programas de computador)JogosComputer scienceArtificial intelligenceEmulators (Computer programs)GamesUma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdfRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdfapplication/pdf1294344https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/1/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdfe59eab79a4ad324cb424914872917d91MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdf.txtRicardo de Oliveira Dora - 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain74927https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/3/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdf.txt84d79412c54ab1e11c6599c20b155b56MD53riu/36992019-02-02 03:01:16.57oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-02-02T05:01:16Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
title Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
spellingShingle Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
Dora, Ricardo de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da computação
Inteligência artificial
Emuladores (Programas de computador)
Jogos
Computer science
Artificial intelligence
Emulators (Computer programs)
Games
title_short Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
title_full Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
title_fullStr Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
title_full_unstemmed Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
title_sort Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores
author Dora, Ricardo de Oliveira
author_facet Dora, Ricardo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thielo, Marcelo Resende
dc.contributor.author.fl_str_mv Dora, Ricardo de Oliveira
contributor_str_mv Thielo, Marcelo Resende
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Ciência da computação
Inteligência artificial
Emuladores (Programas de computador)
Jogos
Computer science
Artificial intelligence
Emulators (Computer programs)
Games
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Inteligência artificial
Emuladores (Programas de computador)
Jogos
Computer science
Artificial intelligence
Emulators (Computer programs)
Games
description Dentre as áreas estudadas na Ciência da Computação, a Inteligência Artificial tem recentemente se destacado não apenas na comunidade acadêmica como também na indústria, em especial na área de jogos. Tendo em vista que ha demanda para ambientes de inteligência artificial para criação e testes de novas tecnologias, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a definição e construção de uma biblioteca de software que servira como interface para a criação e testes de algoritmos de inteligência artificial com o emulador Multiple Machine Arcade Emulator (MAME). Foi escolhido por ser o emulador com mais jogos disponíveis e maior variedade de arquiteturas de hardware, pois emula diversas plataformas diferentes, onde cada jogo poderá servir como um novo ambiente, com suas próprias regras. A fim de atingir este objetivo, foi desenvolvida uma biblioteca em Python capaz de interagir com os jogos do MAME, entregando a possibilidade de utilizar os quadros do jogo e enviar eventos de teclado para o emulador, para interagir com o jogo que esta sendo executado. Este trabalho contribui com a definição e implementação de uma biblioteca Python que pode ser usada por qualquer um que queira construir algoritmos de inteligência artificial para jogos do emulador MAME.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-01T12:29:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-01T12:29:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699
identifier_str_mv DORA, Ricardo de Oliveira. Uma biblioteca para a criação de jogadores virtuais em emuladores. Orientador: Marcelo Resende Thielo. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/1/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3699/3/Ricardo%20de%20Oliveira%20Dora%20-%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e59eab79a4ad324cb424914872917d91
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
84d79412c54ab1e11c6599c20b155b56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849050868219904