O impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/948 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mensurar e quantificar a emissão de CO2 produzido por um veículo elétrico quando este usa para recarga das baterias energia elétrica exclusivamente oriunda de termoelétricas. Além disso, a inserção em massa destes veículos no mercado fará com que a demanda de energia aumente significativamente. Levando em conta o sistema atual, onde não há controle ou taxação diferenciada para os horários de consumo de energia, considerando consumidores residenciais, será inevitável que uma grande quantidade de veículos elétricos seja colocada em recarga em pleno horário de ponta. Isso pode provocar impactos negativos sobre a rede elétrica de distribuição e nos sistemas de transmissão e de geração. Para investigar este efeito será projetado um perfil de consumo dos veículos elétricos, e através de simulações se objetiva mensurar qual será o real impacto frente aos sistemas de transmissão e distribuição. |
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Sperandio, MauricioBasso, CleofeBasso, Cleofe2017-02-10T11:34:52Z2017-02-10T11:34:52Z2011-12-22BASSO, Cleofe. O impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potência. Orientador: Mauricio Sperandio. 2011. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2011.http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/948O objetivo deste trabalho é mensurar e quantificar a emissão de CO2 produzido por um veículo elétrico quando este usa para recarga das baterias energia elétrica exclusivamente oriunda de termoelétricas. Além disso, a inserção em massa destes veículos no mercado fará com que a demanda de energia aumente significativamente. Levando em conta o sistema atual, onde não há controle ou taxação diferenciada para os horários de consumo de energia, considerando consumidores residenciais, será inevitável que uma grande quantidade de veículos elétricos seja colocada em recarga em pleno horário de ponta. Isso pode provocar impactos negativos sobre a rede elétrica de distribuição e nos sistemas de transmissão e de geração. Para investigar este efeito será projetado um perfil de consumo dos veículos elétricos, e através de simulações se objetiva mensurar qual será o real impacto frente aos sistemas de transmissão e distribuição.This research aims to show that the power generated to recharge the batteries of electric vehicles is not always generated cleanly and sometimes pollutes more than if these vehicles were powered by fuel oil, since there are many coal-fired and oil power plants. In addition, the integration of these large amount of vehicles on the market will cause significantly increase of the demand for electrical energy, and at times which now are ritical. The impacts on the distribution and transmission systems and generation capacity will be considerable. Thus, a profile of electric vehicle consumption will be projected, and through simulation, you can measure what the real impact compared to the systems of generation and distribution.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia elétricaSistemas elétricos de potênciaVeículos elétricosPoluiçãoConsumo de energia elétricaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIAElectrical engineeringElectrical power systemsElectric vehiclesPollutionElectric power consumptionO impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALO impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potência.pdfO impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potência.pdfapplication/pdf1859794https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/948/1/O%20%20impacto%20dos%20ve%c3%adculos%20el%c3%a9tricos%20plug-in%20no%20sistema%20el%c3%a9trico%20de%20pot%c3%aancia.pdf67d8eef147748d33cf8b4f9e286e0cbbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/948/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/948/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTO impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potência.pdf.txtO impacto dos veículos elétricos plug-in no sistema elétrico de potência.pdf.txtExtracted texttext/plain83915https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/948/4/O%20%20impacto%20dos%20ve%c3%adculos%20el%c3%a9tricos%20plug-in%20no%20sistema%20el%c3%a9trico%20de%20pot%c3%aancia.pdf.txtaa1cdaa35dfabbf735f842e6a97814f2MD54riu/9482021-04-14 13:39:17.295oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-14T16:39:17Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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