Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figoli, Clarissa Maira D' Angelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5562
Resumo: O objetivo desta pesquisa é relatar uma experiência com a utilização da literatura infanto-juvenil na aprendizagem de língua espanhola no ensino fundamental. A geração de dados para a pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 em uma escola da rede pública na cidade de Santana do Livramento, RS. Para o trabalho em sala de aula, composta por 12 sujeitos, de uma turma de 6º ano, foram selecionados 4 narrativas de autores latino-americanos, todos ganhadores do prêmio Niños del Mercosur. Após uma atividade de pré-leitura, a professora (de origem uruguaia) lia em língua espanhola os textos para os alunos. Em seguida, eles reescreviam a narrativa, ou seja, recontaram a história em língua portuguesa, conforme pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para a análise dos dados tomamos as reflexões de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender as narrativas ouvidas, produzindo textos que recuperaram os principais elementos narrativos, o que demostrou o potencial da literatura para a aprendizagem de uma língua adicional. Além disso, as análises das produções escritas dos alunos mostraram que eles trouxeram elementos novos às narrativas ouvidas, ou seja, reconstruíram suas subjetividades por meio da reescrita.
id UNIP_82d5a8422c29b259db8d8259f4efc442
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5562
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Camargos, Moacir Lopes deCamargos, Moacir Lopes deGiovani, FabianaBosco, Débora CortezFigoli, Clarissa Maira D' Angelo2021-05-10T20:45:57Z2021-05-102021-05-10T20:45:57Z2020-12-12FIGOLI, Clarissa Maira D' Angelo. Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura in[antojuvenil. 85f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5562O objetivo desta pesquisa é relatar uma experiência com a utilização da literatura infanto-juvenil na aprendizagem de língua espanhola no ensino fundamental. A geração de dados para a pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 em uma escola da rede pública na cidade de Santana do Livramento, RS. Para o trabalho em sala de aula, composta por 12 sujeitos, de uma turma de 6º ano, foram selecionados 4 narrativas de autores latino-americanos, todos ganhadores do prêmio Niños del Mercosur. Após uma atividade de pré-leitura, a professora (de origem uruguaia) lia em língua espanhola os textos para os alunos. Em seguida, eles reescreviam a narrativa, ou seja, recontaram a história em língua portuguesa, conforme pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para a análise dos dados tomamos as reflexões de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender as narrativas ouvidas, produzindo textos que recuperaram os principais elementos narrativos, o que demostrou o potencial da literatura para a aprendizagem de uma língua adicional. Além disso, as análises das produções escritas dos alunos mostraram que eles trouxeram elementos novos às narrativas ouvidas, ou seja, reconstruíram suas subjetividades por meio da reescrita.El objetivo de esta investigación es relatar una experiencia con la utilización de la literatura infanto y juvenil en el aprendizaje de la lengua española en la enseñanza fundamental. La generación de datos para la investigación, de carácter cualitativo, ocurrió durante el segundo semestre de 2018 en una escuela de la red pública en la ciudad de Santana do Livramento, RS. Para el trabajo en el aula, compuesta por 12 sujetos, de una clase de 6º año, fueron seleccionadas 4 narrativas de autores latinoamericanos, todos ganadores del premio Niños del Mercosur. Tras una actividad de lectura previa, la profesora (de origen uruguaya) leía en lengua española los textos para los alumnos. Luego, ellos reescribían la narrativa, o sea, recontaban la historia en lengua portuguesa, según pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para el análisis de los datos tomamos las reflexiones de Bajtín (1997) respeto a los géneros discursivos. Los resultados han mostrado que los estudiantes lograron comprender las narrativas escuchadas, produciendo textos que recuperaron los principales elementos narrativos, lo que demostró el potencial de la literatura para el aprendizaje de una lengua adicional. Además, los análisis de las producciones escritas de los alumnos mostraron que ellos han aportado elementos nuevos a las narrativas oídas, o sea, reconstruyeron sus subjetividades por medio de la reescrita.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Ensino de LinguasUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura infantojuvenilEnsino de espanholLinguagemLiteratura infanto-juvenilEnseñanza de españolLenguajeAprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALdisclarissafigolicorrigida.pdfdisclarissafigolicorrigida.pdf2020application/pdf1145891https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5562/1/disclarissafigolicorrigida.pdf84445f2de2445ab1f58b8f9b6ded1cbdMD51TEXTdisclarissafigolicorrigida.pdf.txtdisclarissafigolicorrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain158211https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5562/2/disclarissafigolicorrigida.pdf.txt0122e91892a28d980720a89463dfd658MD52riu/55622021-05-14 15:01:53.076oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5562Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-05-14T18:01:53Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
title Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
spellingShingle Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
Figoli, Clarissa Maira D' Angelo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura infantojuvenil
Ensino de espanhol
Linguagem
Literatura infanto-juvenil
Enseñanza de español
Lenguaje
title_short Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
title_full Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
title_fullStr Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
title_full_unstemmed Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
title_sort Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura infantojuvenil
author Figoli, Clarissa Maira D' Angelo
author_facet Figoli, Clarissa Maira D' Angelo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargos, Moacir Lopes de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camargos, Moacir Lopes de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Giovani, Fabiana
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Bosco, Débora Cortez
dc.contributor.author.fl_str_mv Figoli, Clarissa Maira D' Angelo
contributor_str_mv Camargos, Moacir Lopes de
Camargos, Moacir Lopes de
Giovani, Fabiana
Bosco, Débora Cortez
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Literatura infantojuvenil
Ensino de espanhol
Linguagem
Literatura infanto-juvenil
Enseñanza de español
Lenguaje
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Ensino de espanhol
Linguagem
Literatura infanto-juvenil
Enseñanza de español
Lenguaje
description O objetivo desta pesquisa é relatar uma experiência com a utilização da literatura infanto-juvenil na aprendizagem de língua espanhola no ensino fundamental. A geração de dados para a pesquisa, de caráter qualitativo, ocorreu durante o segundo semestre de 2018 em uma escola da rede pública na cidade de Santana do Livramento, RS. Para o trabalho em sala de aula, composta por 12 sujeitos, de uma turma de 6º ano, foram selecionados 4 narrativas de autores latino-americanos, todos ganhadores do prêmio Niños del Mercosur. Após uma atividade de pré-leitura, a professora (de origem uruguaia) lia em língua espanhola os textos para os alunos. Em seguida, eles reescreviam a narrativa, ou seja, recontaram a história em língua portuguesa, conforme pesquisa de Giovani e Teixeira (2019). Para a análise dos dados tomamos as reflexões de Bakhtin (1997) sobre os gêneros discursivos. Os resultados mostraram que os estudantes conseguiram compreender as narrativas ouvidas, produzindo textos que recuperaram os principais elementos narrativos, o que demostrou o potencial da literatura para a aprendizagem de uma língua adicional. Além disso, as análises das produções escritas dos alunos mostraram que eles trouxeram elementos novos às narrativas ouvidas, ou seja, reconstruíram suas subjetividades por meio da reescrita.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-10T20:45:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-10
2021-05-10T20:45:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIGOLI, Clarissa Maira D' Angelo. Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura in[antojuvenil. 85f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5562
identifier_str_mv FIGOLI, Clarissa Maira D' Angelo. Aprendisagem de espanhol no ensino fundamental: uma experiéncia com literatura in[antojuvenil. 85f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Bagé
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5562/1/disclarissafigolicorrigida.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5562/2/disclarissafigolicorrigida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 84445f2de2445ab1f58b8f9b6ded1cbd
0122e91892a28d980720a89463dfd658
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849059869196288