O processo de montagem cinematográfica no documentário Cartas da mãe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalenogare, Everton Javarez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2790
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de montagem cinematográfica do documentário Cartas da Mãe (2003) de Fernando Kinas e Marina Willer, com vistas a compreender a função da montagem na sua estrutura discursiva. Para tanto, articula os conceitos técnicos da Teoria Cinematográfica da Montagem com a Teoria Semiótica discursiva, de inspiração européia, analisando o documentário nos planos de expressão e conteúdo, bem como seus efeitos de sentido produzidos. A escolha deste filme é justificada, pois a produção abdica da voz do saber do cineasta, que caracteriza o documentário clássico de Grierson, pela narração em off de cartas escritas pelo próprio Henfil a sua mãe, Dona Maria, durante o período de ditadura militar no Brasil. Além disso, Cartas da Mãe é diferenciado por apresentar um processo de montagem paralela, que abandona o modelo clássico “começo, meio e fim”, e intercala estruturas narrativas abordando peculiaridades da vida e obra do cartunista Henfil, com outras enfocando problemas causados pela repressão militar e por atos de corrupção praticados durante os governos ditatoriais. A narração das cartas é acompanhada de imagens do cotidiano atual, demonstrando que embora a extinção do governo militar, os problemas sociais brasileiros das décadas de 70 e 80 ainda prevalecem na atualidade. Inicialmente, o trabalho apresenta a evolução histórica do documentário internacional e brasileiro baseado nas obras de Silvio Da-Rin e Amir Labaki. Logo após, são expostos conceitos sobre filme documentário e montagem cinematográfica, a partir dos teóricos Fernão Pessoa Ramos, Marcel Martin, Ken Dancyger e Sergei Eisenstein. Finalmente, com base nos conceitos teóricos desses autores, o trabalho apresenta uma análise minuciosa da montagem narrativa e os respectivos efeitos de sentido proporcionados pela escolha dos planos fílmicos de Cartas da Mãe.
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Para tanto, articula os conceitos técnicos da Teoria Cinematográfica da Montagem com a Teoria Semiótica discursiva, de inspiração européia, analisando o documentário nos planos de expressão e conteúdo, bem como seus efeitos de sentido produzidos. A escolha deste filme é justificada, pois a produção abdica da voz do saber do cineasta, que caracteriza o documentário clássico de Grierson, pela narração em off de cartas escritas pelo próprio Henfil a sua mãe, Dona Maria, durante o período de ditadura militar no Brasil. Além disso, Cartas da Mãe é diferenciado por apresentar um processo de montagem paralela, que abandona o modelo clássico “começo, meio e fim”, e intercala estruturas narrativas abordando peculiaridades da vida e obra do cartunista Henfil, com outras enfocando problemas causados pela repressão militar e por atos de corrupção praticados durante os governos ditatoriais. A narração das cartas é acompanhada de imagens do cotidiano atual, demonstrando que embora a extinção do governo militar, os problemas sociais brasileiros das décadas de 70 e 80 ainda prevalecem na atualidade. Inicialmente, o trabalho apresenta a evolução histórica do documentário internacional e brasileiro baseado nas obras de Silvio Da-Rin e Amir Labaki. Logo após, são expostos conceitos sobre filme documentário e montagem cinematográfica, a partir dos teóricos Fernão Pessoa Ramos, Marcel Martin, Ken Dancyger e Sergei Eisenstein. Finalmente, com base nos conceitos teóricos desses autores, o trabalho apresenta uma análise minuciosa da montagem narrativa e os respectivos efeitos de sentido proporcionados pela escolha dos planos fílmicos de Cartas da Mãe.The present work has for objective to study the process of cinematographic assembly of the documentary Cartas da Mãe (2003) of Fernando Kinas and Marina Willer, with sights to understand the function of the assembly in its discursive structure. For in such, articulates the technical concepts of the Cinematographic Theory of the Assembly with the Theory discursive Semiotics, of european inspiration, analyzing the documentary in the expression plans and content, as well as its meaning effects produced. The choice of this film is justified, therefore the production abdicates of the voice of to know of moviemaker, that it characterizes the classic documentary of Grierson, by narration in off of letters written by the proper Henfil its mother, Owner Maria, during the period of military dictatorship in Brazil. Moreover, Cartas da Mãe is differentiated for to present a process of parallel assembly, that abandons the classic model “beginning, way and end”, and intercalate structures narratives broaching peculiarities of the life and workmanship of the cartoonist Henfil, with others focusing problems caused by military repression and for practiced acts of corruption during the dictatorial governments. The narration of the letters is accompanied of images of the current daily, demonstrating that although the extinguishing of the military government, the brazilian social problems of the decades of 70 and 80 still prevail in the news. Initially, the work presents the historical evolution of the international and brazilian documentary based on the workmanships of Silvio Da-Rin and Amir Labaki. Soon after, concepts on documentary film and cinematographic assembly are exposed, from the theoreticians Fernão Pessoa Ramos, Marcel Martin, Ken Dancyger and Sergei Eisenstein. Finally, based on the theoretical concepts of these authors, the work presents a minute analysis of the assembly narrative and the respective meaning effects provided by choice of the filmic plans of Cartas da Mãe.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASDocumentário (Cinema) - produção e direçãoComunicação de massa – semióticaDocumentary (Cinema) - production and directionO processo de montagem cinematográfica no documentário Cartas da mãeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALEverton Javarez Dalenogare (2010).pdfEverton Javarez Dalenogare (2010).pdfapplication/pdf754923https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2790/1/Everton%20Javarez%20Dalenogare%20%282010%29.pdf7492ab1e437f38acf2ede45bc7d92456MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2790/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTEverton Javarez Dalenogare (2010).pdf.txtEverton Javarez Dalenogare (2010).pdf.txtExtracted texttext/plain238099https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2790/3/Everton%20Javarez%20Dalenogare%20%282010%29.pdf.txt50ebbdb7e89633f4c1dca7883d909ef7MD53riu/27902018-10-23 16:17:21.281oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-10-23T19:17:21Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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