A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/490 |
Resumo: | A presente pesquisa, que se baseia na teoria da Análise de Discurso de Linha Francesa, tem por objetivo analisar o funcionamento do discurso da cultura Hip-Hop, a partir de um corpus constituído por letras de músicas contemporâneas do Rap, de artistas como Projota, Emicida e Rashid, além de artistas locais da região de Bagé, como o grupo Opacos MC’s, com o intuito de percebermos qual a identificação do sujeito bageense com esse tipo de música, já que esse estilo chegou com força na região, principalmente entre os jovens. Também foi aplicado um questionário com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Bagé, referente à cultura Hip-Hop salientando questões ligadas ao interesse dos jovens pelo movimento. Os textos musicados do grupo Opacos Mc’s, grupo de rappers da cidade de Bagé, possibilitou uma análise interessante sobre o Rap na região, permitindo perceber de que maneira esse discurso é enunciado nessa região, e como os sujeitos identificam-se com essa formação discursiva dos rappers bageenses. Salientamos a identificação dos rappers bageenses com o HipHop metropolitano, a maneira como representam a cidade de Bagé através de seus textos e como isso interfere na conjuntura social bageense. |
id |
UNIP_8f914d236a3cdb984c6cc75685643c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/490 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-08-31T17:20:31Z2016-08-31T17:20:31Z2014-09-05http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/490A presente pesquisa, que se baseia na teoria da Análise de Discurso de Linha Francesa, tem por objetivo analisar o funcionamento do discurso da cultura Hip-Hop, a partir de um corpus constituído por letras de músicas contemporâneas do Rap, de artistas como Projota, Emicida e Rashid, além de artistas locais da região de Bagé, como o grupo Opacos MC’s, com o intuito de percebermos qual a identificação do sujeito bageense com esse tipo de música, já que esse estilo chegou com força na região, principalmente entre os jovens. Também foi aplicado um questionário com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Bagé, referente à cultura Hip-Hop salientando questões ligadas ao interesse dos jovens pelo movimento. Os textos musicados do grupo Opacos Mc’s, grupo de rappers da cidade de Bagé, possibilitou uma análise interessante sobre o Rap na região, permitindo perceber de que maneira esse discurso é enunciado nessa região, e como os sujeitos identificam-se com essa formação discursiva dos rappers bageenses. Salientamos a identificação dos rappers bageenses com o HipHop metropolitano, a maneira como representam a cidade de Bagé através de seus textos e como isso interfere na conjuntura social bageense.This research, which is based on Discourse Analysis Theory following a French perspective, has as its objective analyzing the discourse present in the Hip-hop culture through a corpus constituted of contemporary rap lyrics of artists like Projota, Emicida and Rashid, as well as local artists from Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, as the group Opacos MC’s. The aim is to notice how people from Bagé can identify with this type of music, since this musical style has become strong in this area, especially among young people. A questionnaire related to Hip-hop culture was also applied for high school students coursing the senior year in a public school in Bagé, emphasizing issues related to their interest about this movement. The lyrics of the songs by Opacos MC’s from Bagé provided an interesting analysis about the rap music in this zone making it possible to notice how this discourse is enunciated here and how these individuals relate to the discursive formation of the rappers from the city. We stress the metropolitan Hiphop influence the groups have, the way Bagé is represented through their lyrics and how it interferes in Bagé’s social situation.CC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasMúsicaHip-HopDançaEnsinoDiscursoAnálise do discursoA análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDuarte, Roberta BrondaniCampus Bagéporreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC REVISADO 05-09.pdfTCC REVISADO 05-09.pdfTrabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a conclusão do curso de Licenciatura em Letras, Português e Respectivas Literaturasapplication/pdf474011https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/1/TCC%20REVISADO%2005-09.pdf721d65b257961c38eea06d45a5a6476dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81089https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/2/license_rdf0a703d871bf062c5fdc7850b1496693bMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTTCC REVISADO 05-09.pdf.txtTCC REVISADO 05-09.pdf.txtExtracted texttext/plain84228https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/4/TCC%20REVISADO%2005-09.pdf.txtdef4c628b94d48560b39feb1387190c2MD54riu/4902021-03-17 19:43:10.632oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-17T22:43:10Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
title |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
spellingShingle |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira Duarte, Roberta Brondani CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Letras Música Hip-Hop Dança Ensino Discurso Análise do discurso |
title_short |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
title_full |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
title_fullStr |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
title_full_unstemmed |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
title_sort |
A análise do funcionamento do discurso do Hip-Hop : A cidade de Bagé "Rapresentando" a fronteira |
author |
Duarte, Roberta Brondani |
author_facet |
Duarte, Roberta Brondani |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Roberta Brondani |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Letras Música Hip-Hop Dança Ensino Discurso Análise do discurso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Música Hip-Hop Dança Ensino Discurso Análise do discurso |
description |
A presente pesquisa, que se baseia na teoria da Análise de Discurso de Linha Francesa, tem por objetivo analisar o funcionamento do discurso da cultura Hip-Hop, a partir de um corpus constituído por letras de músicas contemporâneas do Rap, de artistas como Projota, Emicida e Rashid, além de artistas locais da região de Bagé, como o grupo Opacos MC’s, com o intuito de percebermos qual a identificação do sujeito bageense com esse tipo de música, já que esse estilo chegou com força na região, principalmente entre os jovens. Também foi aplicado um questionário com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Bagé, referente à cultura Hip-Hop salientando questões ligadas ao interesse dos jovens pelo movimento. Os textos musicados do grupo Opacos Mc’s, grupo de rappers da cidade de Bagé, possibilitou uma análise interessante sobre o Rap na região, permitindo perceber de que maneira esse discurso é enunciado nessa região, e como os sujeitos identificam-se com essa formação discursiva dos rappers bageenses. Salientamos a identificação dos rappers bageenses com o HipHop metropolitano, a maneira como representam a cidade de Bagé através de seus textos e como isso interfere na conjuntura social bageense. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T17:20:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-31T17:20:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/490 |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Bagé |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/1/TCC%20REVISADO%2005-09.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/2/license_rdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/3/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/490/4/TCC%20REVISADO%2005-09.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
721d65b257961c38eea06d45a5a6476d 0a703d871bf062c5fdc7850b1496693b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 def4c628b94d48560b39feb1387190c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1823681908046823424 |