As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Franciéli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783
Resumo: O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas.
id UNIP_a89420cf8f9160dc876209b4f6cdb074
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3783
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Simioni, TaíseMoser, Denise AparecidaSilva, Marina Morena dos Santos eBandeira, Franciéli2019-02-25T15:59:14Z2019-02-252019-02-25T15:59:14Z2018-12-21BANDEIRA, Franciéli. As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva. 122 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas.The present work of action research has as general objective to reconstruct the concept of metaphor brought by the students of a ninth grade class of elementary school, through the application of a didactic unit, using the advertising genre. The activities of action research were based on a cognitive view of metaphor and dealt with the structural relations of metaphor and its meaning. In this theory the metaphor ceases to be seen as a literary resource and becomes part of everyday use (Lakoff and Johnson 2002). According to Abreu (2010), the metaphor has an emotional aspect and strong argumentative power, so it is very present in the advertising language. The commercials can be used as a didactic strategy to develop and to increase the criticity of the students on the consumer society in which they live. The didactic unit developed was applied in the 9th year of a state school of Santa Maria (RS), with duration of approximately 20 hours / class, in the curricular component of Portuguese Language. Through analysis of concepts and interpretations of verbal and visual metaphors, students (re) constructed their concepts of metaphor and, at the same time, developed a critical look at the advertisements that are so present in our daily life and that influence the choices in the moment of consumption, in addition to reflecting on our consumer society (BAUMAN, 2007). By awakening students' criticality by analyzing the metaphors present in the commercials, they have become more critical and aware citizens of their choices.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Ensino de LinguasUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMetáforasAnúncio publicitárioLinguística cognitivaConsumismoMetaphorsAdvertisementCognitive linguisticsConsumerismAs possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdfDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdfapplication/pdf1263942https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf86c7c7c0e8c58113e9b2a3c0fdec4b7fMD51unidade didática.pdfunidade didática.pdfapplication/pdf1285085https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/2/unidade%20did%c3%a1tica.pdfdf0befdcda63735e8d25d90bbf20573eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53TEXTDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdf.txtDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain219395https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf.txt805f720f4168ff36594c2feb7ba2df9fMD54unidade didática.pdf.txtunidade didática.pdf.txtExtracted texttext/plain28098https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/5/unidade%20did%c3%a1tica.pdf.txtbafb7798f0a73fb89319bc3721bed81aMD55riu/37832019-03-11 15:36:19.305oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-11T18:36:19Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
title As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
spellingShingle As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
Bandeira, Franciéli
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Metáforas
Anúncio publicitário
Linguística cognitiva
Consumismo
Metaphors
Advertisement
Cognitive linguistics
Consumerism
title_short As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
title_full As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
title_fullStr As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
title_full_unstemmed As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
title_sort As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
author Bandeira, Franciéli
author_facet Bandeira, Franciéli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Simioni, Taíse
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moser, Denise Aparecida
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silva, Marina Morena dos Santos e
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Franciéli
contributor_str_mv Simioni, Taíse
Moser, Denise Aparecida
Silva, Marina Morena dos Santos e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Metáforas
Anúncio publicitário
Linguística cognitiva
Consumismo
Metaphors
Advertisement
Cognitive linguistics
Consumerism
dc.subject.por.fl_str_mv Metáforas
Anúncio publicitário
Linguística cognitiva
Consumismo
Metaphors
Advertisement
Cognitive linguistics
Consumerism
description O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-25T15:59:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-25
2019-02-25T15:59:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BANDEIRA, Franciéli. As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva. 122 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783
identifier_str_mv BANDEIRA, Franciéli. As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva. 122 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Bagé
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/2/unidade%20did%c3%a1tica.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/5/unidade%20did%c3%a1tica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 86c7c7c0e8c58113e9b2a3c0fdec4b7f
df0befdcda63735e8d25d90bbf20573e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
805f720f4168ff36594c2feb7ba2df9f
bafb7798f0a73fb89319bc3721bed81a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849045119926272