As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783 |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas. |
id |
UNIP_a89420cf8f9160dc876209b4f6cdb074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3783 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Simioni, TaíseMoser, Denise AparecidaSilva, Marina Morena dos Santos eBandeira, Franciéli2019-02-25T15:59:14Z2019-02-252019-02-25T15:59:14Z2018-12-21BANDEIRA, Franciéli. As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva. 122 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas.The present work of action research has as general objective to reconstruct the concept of metaphor brought by the students of a ninth grade class of elementary school, through the application of a didactic unit, using the advertising genre. The activities of action research were based on a cognitive view of metaphor and dealt with the structural relations of metaphor and its meaning. In this theory the metaphor ceases to be seen as a literary resource and becomes part of everyday use (Lakoff and Johnson 2002). According to Abreu (2010), the metaphor has an emotional aspect and strong argumentative power, so it is very present in the advertising language. The commercials can be used as a didactic strategy to develop and to increase the criticity of the students on the consumer society in which they live. The didactic unit developed was applied in the 9th year of a state school of Santa Maria (RS), with duration of approximately 20 hours / class, in the curricular component of Portuguese Language. Through analysis of concepts and interpretations of verbal and visual metaphors, students (re) constructed their concepts of metaphor and, at the same time, developed a critical look at the advertisements that are so present in our daily life and that influence the choices in the moment of consumption, in addition to reflecting on our consumer society (BAUMAN, 2007). By awakening students' criticality by analyzing the metaphors present in the commercials, they have become more critical and aware citizens of their choices.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Ensino de LinguasUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMetáforasAnúncio publicitárioLinguística cognitivaConsumismoMetaphorsAdvertisementCognitive linguisticsConsumerismAs possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdfDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdfapplication/pdf1263942https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf86c7c7c0e8c58113e9b2a3c0fdec4b7fMD51unidade didática.pdfunidade didática.pdfapplication/pdf1285085https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/2/unidade%20did%c3%a1tica.pdfdf0befdcda63735e8d25d90bbf20573eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53TEXTDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdf.txtDISSERTAÇÃO - FRANCIÉLI BANDEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain219395https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf.txt805f720f4168ff36594c2feb7ba2df9fMD54unidade didática.pdf.txtunidade didática.pdf.txtExtracted texttext/plain28098https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/5/unidade%20did%c3%a1tica.pdf.txtbafb7798f0a73fb89319bc3721bed81aMD55riu/37832019-03-11 15:36:19.305oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-11T18:36:19Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
title |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
spellingShingle |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva Bandeira, Franciéli CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Metáforas Anúncio publicitário Linguística cognitiva Consumismo Metaphors Advertisement Cognitive linguistics Consumerism |
title_short |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
title_full |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
title_fullStr |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
title_full_unstemmed |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
title_sort |
As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva |
author |
Bandeira, Franciéli |
author_facet |
Bandeira, Franciéli |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simioni, Taíse |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Moser, Denise Aparecida |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silva, Marina Morena dos Santos e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bandeira, Franciéli |
contributor_str_mv |
Simioni, Taíse Moser, Denise Aparecida Silva, Marina Morena dos Santos e |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Metáforas Anúncio publicitário Linguística cognitiva Consumismo Metaphors Advertisement Cognitive linguistics Consumerism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metáforas Anúncio publicitário Linguística cognitiva Consumismo Metaphors Advertisement Cognitive linguistics Consumerism |
description |
O presente trabalho de pesquisa-ação tem como objetivo geral reconstruir o conceito de metáfora trazido pelos alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, através da aplicação de uma unidade didática, utilizando o gênero anúncio publicitário. As atividades da pesquisa-ação foram embasadas por uma visão cognitivista da metáfora e tratam sobre as relações estruturais da metáfora e sua significação. Nessa teoria a metáfora deixa de ser vista como um recurso apenas literário e passa a fazer parte do uso cotidiano (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]). Segundo Abreu (2010), a metáfora possui um aspecto emocional e forte poder argumentativo, logo está muito presente na linguagem publicitária. Os anúncios publicitários podem ser utilizados como uma estratégia didática para desenvolver e ampliar a criticidade dos discentes sobre a sociedade consumista em que vivem. A unidade didática desenvolvida foi aplicada no 9º ano de uma escola estadual de Santa Maria (RS), com duração de aproximadamente 20 horas/aula, no componente curricular de Língua Portuguesa. Através de análises de conceitos e de interpretações de metáforas verbais e visuais, os alunos (re)construíram seus conceitos de metáfora e, ao mesmo tempo, desenvolveram um olhar crítico aos anúncios publicitários que estão tão presentes no nosso dia a dia e que influenciam as escolhas no momento de consumir, além de refletirem sobre a nossa sociedade de consumo (BAUMAN, 2007). Ao despertar a criticidade dos alunos através da análise das metáforas presentes nos anúncios publicitários, eles tornaram-se cidadãos mais críticos e conscientes de suas escolhas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-25T15:59:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-25 2019-02-25T15:59:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BANDEIRA, Franciéli. As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva. 122 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783 |
identifier_str_mv |
BANDEIRA, Franciéli. As possibilidades educativas na análise de metáforas no gênero anúncio publicitário, à luz da teoria da linguística cognitiva. 122 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2018. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Ensino de Linguas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Bagé |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/2/unidade%20did%c3%a1tica.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/3/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20FRANCI%c3%89LI%20BANDEIRA.pdf.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3783/5/unidade%20did%c3%a1tica.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86c7c7c0e8c58113e9b2a3c0fdec4b7f df0befdcda63735e8d25d90bbf20573e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 805f720f4168ff36594c2feb7ba2df9f bafb7798f0a73fb89319bc3721bed81a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849045119926272 |