Modelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1518 |
Resumo: | No presente trabalho é apresentado o método de controle de velocidade de motor Brushless através de controle vetorial e uma breve demonstração do controle de velocidade usando o controle por Histerese. É apresentada a topologia do driver inversor trifásico eletrônico aplicável ao motor Brushless DC (BLDC). Motores Brushless são largamente empregados em veículos elétricos e se destacam pelo seu elevado rendimento e reduzida manutenção, tornando-se a melhor opção para essa aplicação. É apresentada a modelagem matemática do motor Brushless ideal, além das principais configurações de ligações e estratégias de controles eletrônicos. A modelagem é obtida a partir das curvas características teóricas de torque versus velocidade e eficiência versus torque de um protótipo já existente. |
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Grigoletto, Felipe BovoliniRangel, Dionatan ÁvilaRangel, Dionatan Ávila2017-05-31T16:41:40Z2017-05-31T16:41:40Z2015-07-09RANGEL, Dionatan Ávila. Modelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricos. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2015. 91 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1518No presente trabalho é apresentado o método de controle de velocidade de motor Brushless através de controle vetorial e uma breve demonstração do controle de velocidade usando o controle por Histerese. É apresentada a topologia do driver inversor trifásico eletrônico aplicável ao motor Brushless DC (BLDC). Motores Brushless são largamente empregados em veículos elétricos e se destacam pelo seu elevado rendimento e reduzida manutenção, tornando-se a melhor opção para essa aplicação. É apresentada a modelagem matemática do motor Brushless ideal, além das principais configurações de ligações e estratégias de controles eletrônicos. A modelagem é obtida a partir das curvas características teóricas de torque versus velocidade e eficiência versus torque de um protótipo já existente.In this paper we present the motor speed control method Brushless through vector control and a brief demonstration of the speed control using the control by hysteresis. The topology of the electronic three-phase inverter driver applicable to motor Brushless DC (BLDC) is displayed. Brushless motors are widely used in electric vehicles and stand out for their high performance and low maintenance, making it the best choice for this application. A mathematical modeling of ideal Brushless motor besides the main connection settings and electronic control strategy. Modeling is obtained from the theoretical characteristic curve of torque X speed and efficiency X torque of an existing prototype.porUniversidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia elétricaMotores elétricosVeículos elétricosEficiência energéticaMotor BrushlessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAElectrical engineeringElectric motorsBrushless MotorElectric vehicleEnergy EfficientModelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALModelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricos.pdfModelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricos.pdfapplication/pdf4000409https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1518/1/Modelagem%20e%20controle%20de%20velocidade%20do%20motor%20CC%20sem%20escovas%20aplicado%20a%20ve%c3%adculos%20el%c3%a9tricos.pdf95ebfd2c70c813e5b9f45b424b25bc2cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1518/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1518/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTModelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricos.pdf.txtModelagem e controle de velocidade do motor CC sem escovas aplicado a veículos elétricos.pdf.txtExtracted texttext/plain98938https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1518/4/Modelagem%20e%20controle%20de%20velocidade%20do%20motor%20CC%20sem%20escovas%20aplicado%20a%20ve%c3%adculos%20el%c3%a9tricos.pdf.txtfd68e731d9b52a8d4c457b36f9de0a73MD54riu/15182021-04-15 10:58:25.616oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-04-15T13:58:25Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
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