Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo. |
id |
UNIP_b88174d9c49b986340cab42672472173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4909 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Feitosa, Sara Alveshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387Coutinho, Renata Patricia CorrêaLima, Denise Aristimunha deJohn, Valquíria Michelahttp://lattes.cnpq.br/0028569012805646http://lattes.cnpq.br/2557009746779086http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/0729570602569796Cruz, Fernando Silva Ferraz da2020-03-13T12:57:38Z2020-03-13T12:57:38Z2019-12-10CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909Esta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo.This dissertation aims at the conceptual investigation of post-photography in the visual narratives produced by cell phone cameras and shared on Instagram social media. Based on Gottfried Wilhelm Leibniz's theory of the possible worlds and anchored in Lubomir Dolezel's appropriation of this theory for the field of literature and Anne Cauquelin for the fields of art and aesthetics, this research is inspired by Philippe Dubois's proposition of the emergence of a post-photographic paradigm from the technical modifications that emerged with the digital turn of the early 2000s, thus becoming a possible predominance of an image-fiction. Thus, this dissertation aims to investigate the possibilities of construction and circulation of image fiction in post-photography present in Instagram social media publications. Considering the possibilities of editing, altering and modifying images through the use of devices, applications, filters and overlay layers that interfere and alter the final photographic product that is shared on Instagram, its problematic proposes to identify how do they express themselves everyday postphotographic productions empowered by the creation of shared fiction images as possible worlds on Instagram social media via mobile devices. Its development is justified as it presents a perspective of approximation of studies on subjects that include post-photography, communication, philosophy, literary theories, arts and aesthetics proposing a reflection on social and cultural practices in times of ubiquitous mobility and their possible repercussions for the professional practice in the photographic area and in the management of communication in mobile media As methodological procedures, it uses Cartography, by Deleuze and Guattari, and Scanning, proposed by Vilém Flusser, to analyze two (2) hashtags and two (2) profiles: #nofilter, #shootermag, @prisma and @VSCO. In the conclusions, based on Manovich's categories for Instagram (casual, professional and projected), the study proposes four additional categories: Image-fiction, Possible worlds, Territory and Instagramism.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASFotografiaInstagram (Firma)Mídia socialComunicaçãoMundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdfFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdfapplication/pdf4732136https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/1/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf9586acb29e07d4545cd848e44e6d959fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdf.txtFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain307751https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/3/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf.txtb0f7d52e363fbe591e9056baeae6fe43MD53riu/49092020-03-14 03:04:13.917oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-03-14T06:04:13Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
title |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
spellingShingle |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram Cruz, Fernando Silva Ferraz da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Fotografia Instagram (Firma) Mídia social Comunicação |
title_short |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
title_full |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
title_fullStr |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
title_full_unstemmed |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
title_sort |
Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram |
author |
Cruz, Fernando Silva Ferraz da |
author_facet |
Cruz, Fernando Silva Ferraz da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Feitosa, Sara Alves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5451869210045387 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Coutinho, Renata Patricia Corrêa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Denise Aristimunha de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
John, Valquíria Michela |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0028569012805646 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2557009746779086 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7816234296320593 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0729570602569796 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Fernando Silva Ferraz da |
contributor_str_mv |
Feitosa, Sara Alves Coutinho, Renata Patricia Corrêa Lima, Denise Aristimunha de John, Valquíria Michela |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Fotografia Instagram (Firma) Mídia social Comunicação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Instagram (Firma) Mídia social Comunicação |
description |
Esta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-13T12:57:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-13T12:57:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/1/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/3/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9586acb29e07d4545cd848e44e6d959f 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b b0f7d52e363fbe591e9056baeae6fe43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274833695277056 |