As estratégias de comunicação audiovisuais empregadas pela série 13 Reasons Why para se aproximar do público jovem brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchezan, Luiz Michel Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3829
Resumo: O presente trabalho tem como tema as estratégias de comunicação audiovisuais desenvolvidas pela série americana 13 Reasons Why. Quanto à delimitação do tema esta pesquisa versa sobre as estratégias de comunicação audiovisuais empregadas pela série 13 Reasons Why para se aproximar do público jovem brasileiro, no ano de 2017, período correspondente ao lançamento da primeira temporada da série no Brasil. Ainda, propõe-se uma revisão bibliográfica dos conceitos relacionados à temática inicial proposta, como a evolução das mídias sociais digitais, a opinião pública, o público jovem e as estratégias de comunicação audiovisuais. Dessa forma, procurou-se investigar as estratégias de comunicação audiovisuais empregadas na divulgação do seriado para despertar o interesse do público jovem brasileiro para consumir o produto “série”. Sendo assim, o corpus de análise compreende, os quatro vídeos divulgados no canal do YouTube “Não seja um Porquê”, o teaser da Netflix sobre a estreia da série no Brasil, a campanha idealizada pela própria série, intitulada de “Além dos Porquês” e o vídeo “Os porquês de Bruno Rocha”. Com a finalidade de responder a questão problema, referente a descobrir as estratégias de comunicação audiovisuais empregadas pela série para chamar a atenção do público jovem e convidá-los a assistir a primeira temporada, analisou-se os quatro vídeos de divulgação da série a partir da semiótica greimasiana em dois níveis: paratextual (contexto geral) e intratextual (discursividade: tematização, figurativização, espacialização, actorialização, temporização, tonalização).
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Quanto à delimitação do tema esta pesquisa versa sobre as estratégias de comunicação audiovisuais empregadas pela série 13 Reasons Why para se aproximar do público jovem brasileiro, no ano de 2017, período correspondente ao lançamento da primeira temporada da série no Brasil. Ainda, propõe-se uma revisão bibliográfica dos conceitos relacionados à temática inicial proposta, como a evolução das mídias sociais digitais, a opinião pública, o público jovem e as estratégias de comunicação audiovisuais. Dessa forma, procurou-se investigar as estratégias de comunicação audiovisuais empregadas na divulgação do seriado para despertar o interesse do público jovem brasileiro para consumir o produto “série”. Sendo assim, o corpus de análise compreende, os quatro vídeos divulgados no canal do YouTube “Não seja um Porquê”, o teaser da Netflix sobre a estreia da série no Brasil, a campanha idealizada pela própria série, intitulada de “Além dos Porquês” e o vídeo “Os porquês de Bruno Rocha”. Com a finalidade de responder a questão problema, referente a descobrir as estratégias de comunicação audiovisuais empregadas pela série para chamar a atenção do público jovem e convidá-los a assistir a primeira temporada, analisou-se os quatro vídeos de divulgação da série a partir da semiótica greimasiana em dois níveis: paratextual (contexto geral) e intratextual (discursividade: tematização, figurativização, espacialização, actorialização, temporização, tonalização).The present work aimed to analyze the audiovisual communication strategies employed by the American series 13 Reasons Why in search of promoting the approximation with the Young Brazilian public. In addition to the bibliographic review of the concepts related to the proposed initial theme, such as the evolution of digital social media, public opinion, Young audiences and audiovisual communication strategies. Thus, we sought to investigate the audiovisual communication strategies used in the dissemination of the show to awaken the interest of the young Brazilian public to consume the product "series". Thus, the corpus of analysis understands, the video released on the YouTube channel "do not be a why", the teaser of Netflix on the debut of the series in Brazil, the campaign idealized by the series, titled "Beyond the Whys" and the video "The Whys of Bruno Rocha ". In order to answer the problem issue, regarding discovering the audiovisual communication strategies employed by the series to attract the attention of the young public and invite them to watch the first season, we analyzed the four videos of Dissemination of the series from the Greimasian semiotics on two levels: paratextual (general context) and intratextual (Discursivity: theme, figurativizacion, spatializatio, actorializacion, timing, tonalization).porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoMídia DigitalComunicação de massa – SemióticaComportamento do consumidorJovens como consumidoresCommunicationDigital MediaAs estratégias de comunicação audiovisuais empregadas pela série 13 Reasons Why para se aproximar do público jovem brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLuiz Michel Rodrigues Marchezan 2018.pdfLuiz Michel Rodrigues Marchezan 2018.pdfapplication/pdf811225https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3829/1/Luiz%20Michel%20Rodrigues%20Marchezan%202018.pdfdb5dee59e02fa6c2c5dc33ca88015deeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3829/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLuiz Michel Rodrigues Marchezan 2018.pdf.txtLuiz Michel Rodrigues Marchezan 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3829/3/Luiz%20Michel%20Rodrigues%20Marchezan%202018.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53riu/38292019-03-17 03:00:36.768oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-03-17T06:00:36Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
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