Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716 |
Resumo: | A indústria automobilística brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nas últimas décadas, o setor automotivo passou por mudanças em seu sistema produtivo, especialmente após 1990. Desta forma, o presente estudo busca analisar a evolução, as principais mudanças tecnológicas no sistema produtivo das montadoras instaladas no Brasil e seu impacto sobre o emprego entre 1957 e 2018. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método explicativo em que, além de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, foram utilizados dados secundários. Como resultado, identificou-se que a fabricação de veículos no país, especialmente entre 1957 e 1990, acompanhou o comportamento da economia do Brasil. Observou-se também que várias mudanças tecnológicas ocorreram nos processos de produção e de gestão das indústrias automobilísticas a partir dos anos de 1990. Essas mudanças vieram acompanhadas de uma significativa modernização nas plantas produtivas e na forma de organização do trabalho e da produção. Desde sua implantação até os anos de 1990, o método de produção predominante nas montadoras no país foi o Fordista. Com a abertura comercial e a reestruturação produtiva, as indústrias automobilísticas passaram a adotar o sistema de produção Toyotista, que também foi aperfeiçoando-se com a introdução dos sistemas JIT e Kanban. Estas transformações auxiliaram na redução dos custos e no aumento da produção e da produtividade do trabalho, o que impactou os níveis de emprego nas fábricas, pois o trabalho humano foi sendo substituído por máquinas. |
id |
UNIP_c0eb4d3373a1f19de7c2c4cdcf15be24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4716 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Bunde, Altacirhttp://lattes.cnpq.br/3204563081438445542681090-72Céspedes, Carlos Hérnan RodasSopeña, Mauro Barcelloshttp://lattes.cnpq.br/9972338678591669http://lattes.cnpq.br/7937933702189190517946249-53605233360-04033865280-90http://lattes.cnpq.br/6113786315370865Vargas, Priscila Gonçalves2020-01-14T12:04:53Z2020-01-132020-01-14T12:04:53Z2019-12-03VARGAS, Priscila Gonçalves. Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. 81p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716A indústria automobilística brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nas últimas décadas, o setor automotivo passou por mudanças em seu sistema produtivo, especialmente após 1990. Desta forma, o presente estudo busca analisar a evolução, as principais mudanças tecnológicas no sistema produtivo das montadoras instaladas no Brasil e seu impacto sobre o emprego entre 1957 e 2018. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método explicativo em que, além de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, foram utilizados dados secundários. Como resultado, identificou-se que a fabricação de veículos no país, especialmente entre 1957 e 1990, acompanhou o comportamento da economia do Brasil. Observou-se também que várias mudanças tecnológicas ocorreram nos processos de produção e de gestão das indústrias automobilísticas a partir dos anos de 1990. Essas mudanças vieram acompanhadas de uma significativa modernização nas plantas produtivas e na forma de organização do trabalho e da produção. Desde sua implantação até os anos de 1990, o método de produção predominante nas montadoras no país foi o Fordista. Com a abertura comercial e a reestruturação produtiva, as indústrias automobilísticas passaram a adotar o sistema de produção Toyotista, que também foi aperfeiçoando-se com a introdução dos sistemas JIT e Kanban. Estas transformações auxiliaram na redução dos custos e no aumento da produção e da produtividade do trabalho, o que impactou os níveis de emprego nas fábricas, pois o trabalho humano foi sendo substituído por máquinas.La industria automovilística brasileña es de gran importancia para el desarrollo económico y social del país. En las últimas décadas, el sector automotor sufrió cambios en su sistema de producción, fundamentalmente tras la década de 1990. De este modo, el presente estudio busca analizar la evolución, los principales cambios tecnológicos en el sistema de producción de fabricantes de automóviles instalados en Brasil y su impacto sobre el empleo entre 1957 y 2018. Para alcanzar los objetivos propuestos, se ha utilizado el método explicativo, en el que, además de revisión bibliográfica e investigación documental, han sido utilizados datos secundarios. Como resultado, se ha identificado que la fabricación de vehículos en el país, especialmente en el periodo entre 1957 y 1990, ha acompañado la conducta de la economía de Brasil. Además, se ha observado que muchos cambios tecnológicos ocurrieron en los procesos de producción y de gestión de las industrias automovilísticas a partir de los años 1990. Estos cambios han sido acompañados de una expresiva modernización en las plantas productivas y en la forma de organización del trabajo y de la producción. Desde su implantación hasta los años 1990, el método de fabricación predominante en las montadoras en el país ha sido el Fordista. Sin embargo, con la apertura comercial y la reestructuración productiva, las industrias automovilísticas pasaron a adoptar el sistema Toyotista, que se ha perfeccionado con la introducción de los sistemas JIT y Kanban. Estas transformaciones han auxiliado en la reducción de los costos y en el aumento de la producción y de la productividad del trabajo, lo que impactó los niveles de empleo en las fábricas, ya que el trabajo humano ha sido progresivamente sustituido por el de las máquinas.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS AGRARIASSetor automobilístico brasileiroGeração de empregoTransformação tecnológicaDesempregoSector automovilístico brasileñoGeneración de empleoTransformación tecnológicaDesempleoIndústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o empregoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdf.txtTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdf.txtExtracted texttext/plain165356https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/3/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf.txt37586a3fc30c79d7bf4a0430eeb5a923MD53ORIGINALTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdfTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdfTCC Priscila Gonçalves Vargas - 2019application/pdf1099599https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/1/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf93cfe9c66ea7f62780c47dc6ca13c4deMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/47162020-02-05 09:12:57.036oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-02-05T12:12:57Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
title |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
spellingShingle |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego Vargas, Priscila Gonçalves CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Setor automobilístico brasileiro Geração de emprego Transformação tecnológica Desemprego Sector automovilístico brasileño Generación de empleo Transformación tecnológica Desempleo |
title_short |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
title_full |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
title_fullStr |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
title_full_unstemmed |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
title_sort |
Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego |
author |
Vargas, Priscila Gonçalves |
author_facet |
Vargas, Priscila Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bunde, Altacir |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3204563081438445 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
542681090-72 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Céspedes, Carlos Hérnan Rodas |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sopeña, Mauro Barcellos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9972338678591669 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7937933702189190 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
517946249-53 |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
605233360-04 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
033865280-90 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6113786315370865 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Priscila Gonçalves |
contributor_str_mv |
Bunde, Altacir Céspedes, Carlos Hérnan Rodas Sopeña, Mauro Barcellos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS Setor automobilístico brasileiro Geração de emprego Transformação tecnológica Desemprego Sector automovilístico brasileño Generación de empleo Transformación tecnológica Desempleo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Setor automobilístico brasileiro Geração de emprego Transformação tecnológica Desemprego Sector automovilístico brasileño Generación de empleo Transformación tecnológica Desempleo |
description |
A indústria automobilística brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nas últimas décadas, o setor automotivo passou por mudanças em seu sistema produtivo, especialmente após 1990. Desta forma, o presente estudo busca analisar a evolução, as principais mudanças tecnológicas no sistema produtivo das montadoras instaladas no Brasil e seu impacto sobre o emprego entre 1957 e 2018. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método explicativo em que, além de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, foram utilizados dados secundários. Como resultado, identificou-se que a fabricação de veículos no país, especialmente entre 1957 e 1990, acompanhou o comportamento da economia do Brasil. Observou-se também que várias mudanças tecnológicas ocorreram nos processos de produção e de gestão das indústrias automobilísticas a partir dos anos de 1990. Essas mudanças vieram acompanhadas de uma significativa modernização nas plantas produtivas e na forma de organização do trabalho e da produção. Desde sua implantação até os anos de 1990, o método de produção predominante nas montadoras no país foi o Fordista. Com a abertura comercial e a reestruturação produtiva, as indústrias automobilísticas passaram a adotar o sistema de produção Toyotista, que também foi aperfeiçoando-se com a introdução dos sistemas JIT e Kanban. Estas transformações auxiliaram na redução dos custos e no aumento da produção e da produtividade do trabalho, o que impactou os níveis de emprego nas fábricas, pois o trabalho humano foi sendo substituído por máquinas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-14T12:04:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-13 2020-01-14T12:04:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VARGAS, Priscila Gonçalves. Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. 81p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716 |
identifier_str_mv |
VARGAS, Priscila Gonçalves. Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. 81p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/3/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/1/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37586a3fc30c79d7bf4a0430eeb5a923 93cfe9c66ea7f62780c47dc6ca13c4de 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849074039652352 |