Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Priscila Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716
Resumo: A indústria automobilística brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nas últimas décadas, o setor automotivo passou por mudanças em seu sistema produtivo, especialmente após 1990. Desta forma, o presente estudo busca analisar a evolução, as principais mudanças tecnológicas no sistema produtivo das montadoras instaladas no Brasil e seu impacto sobre o emprego entre 1957 e 2018. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método explicativo em que, além de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, foram utilizados dados secundários. Como resultado, identificou-se que a fabricação de veículos no país, especialmente entre 1957 e 1990, acompanhou o comportamento da economia do Brasil. Observou-se também que várias mudanças tecnológicas ocorreram nos processos de produção e de gestão das indústrias automobilísticas a partir dos anos de 1990. Essas mudanças vieram acompanhadas de uma significativa modernização nas plantas produtivas e na forma de organização do trabalho e da produção. Desde sua implantação até os anos de 1990, o método de produção predominante nas montadoras no país foi o Fordista. Com a abertura comercial e a reestruturação produtiva, as indústrias automobilísticas passaram a adotar o sistema de produção Toyotista, que também foi aperfeiçoando-se com a introdução dos sistemas JIT e Kanban. Estas transformações auxiliaram na redução dos custos e no aumento da produção e da produtividade do trabalho, o que impactou os níveis de emprego nas fábricas, pois o trabalho humano foi sendo substituído por máquinas.
id UNIP_c0eb4d3373a1f19de7c2c4cdcf15be24
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4716
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Bunde, Altacirhttp://lattes.cnpq.br/3204563081438445542681090-72Céspedes, Carlos Hérnan RodasSopeña, Mauro Barcelloshttp://lattes.cnpq.br/9972338678591669http://lattes.cnpq.br/7937933702189190517946249-53605233360-04033865280-90http://lattes.cnpq.br/6113786315370865Vargas, Priscila Gonçalves2020-01-14T12:04:53Z2020-01-132020-01-14T12:04:53Z2019-12-03VARGAS, Priscila Gonçalves. Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. 81p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716A indústria automobilística brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nas últimas décadas, o setor automotivo passou por mudanças em seu sistema produtivo, especialmente após 1990. Desta forma, o presente estudo busca analisar a evolução, as principais mudanças tecnológicas no sistema produtivo das montadoras instaladas no Brasil e seu impacto sobre o emprego entre 1957 e 2018. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método explicativo em que, além de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, foram utilizados dados secundários. Como resultado, identificou-se que a fabricação de veículos no país, especialmente entre 1957 e 1990, acompanhou o comportamento da economia do Brasil. Observou-se também que várias mudanças tecnológicas ocorreram nos processos de produção e de gestão das indústrias automobilísticas a partir dos anos de 1990. Essas mudanças vieram acompanhadas de uma significativa modernização nas plantas produtivas e na forma de organização do trabalho e da produção. Desde sua implantação até os anos de 1990, o método de produção predominante nas montadoras no país foi o Fordista. Com a abertura comercial e a reestruturação produtiva, as indústrias automobilísticas passaram a adotar o sistema de produção Toyotista, que também foi aperfeiçoando-se com a introdução dos sistemas JIT e Kanban. Estas transformações auxiliaram na redução dos custos e no aumento da produção e da produtividade do trabalho, o que impactou os níveis de emprego nas fábricas, pois o trabalho humano foi sendo substituído por máquinas.La industria automovilística brasileña es de gran importancia para el desarrollo económico y social del país. En las últimas décadas, el sector automotor sufrió cambios en su sistema de producción, fundamentalmente tras la década de 1990. De este modo, el presente estudio busca analizar la evolución, los principales cambios tecnológicos en el sistema de producción de fabricantes de automóviles instalados en Brasil y su impacto sobre el empleo entre 1957 y 2018. Para alcanzar los objetivos propuestos, se ha utilizado el método explicativo, en el que, además de revisión bibliográfica e investigación documental, han sido utilizados datos secundarios. Como resultado, se ha identificado que la fabricación de vehículos en el país, especialmente en el periodo entre 1957 y 1990, ha acompañado la conducta de la economía de Brasil. Además, se ha observado que muchos cambios tecnológicos ocurrieron en los procesos de producción y de gestión de las industrias automovilísticas a partir de los años 1990. Estos cambios han sido acompañados de una expresiva modernización en las plantas productivas y en la forma de organización del trabajo y de la producción. Desde su implantación hasta los años 1990, el método de fabricación predominante en las montadoras en el país ha sido el Fordista. Sin embargo, con la apertura comercial y la reestructuración productiva, las industrias automovilísticas pasaron a adoptar el sistema Toyotista, que se ha perfeccionado con la introducción de los sistemas JIT y Kanban. Estas transformaciones han auxiliado en la reducción de los costos y en el aumento de la producción y de la productividad del trabajo, lo que impactó los niveles de empleo en las fábricas, ya que el trabajo humano ha sido progresivamente sustituido por el de las máquinas.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS AGRARIASSetor automobilístico brasileiroGeração de empregoTransformação tecnológicaDesempregoSector automovilístico brasileñoGeneración de empleoTransformación tecnológicaDesempleoIndústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o empregoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdf.txtTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdf.txtExtracted texttext/plain165356https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/3/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf.txt37586a3fc30c79d7bf4a0430eeb5a923MD53ORIGINALTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdfTCC II - FINALIZADO - PRISCILA GONÇALVES VARGAS.pdfTCC Priscila Gonçalves Vargas - 2019application/pdf1099599https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/1/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf93cfe9c66ea7f62780c47dc6ca13c4deMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/47162020-02-05 09:12:57.036oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-02-05T12:12:57Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
title Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
spellingShingle Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
Vargas, Priscila Gonçalves
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Setor automobilístico brasileiro
Geração de emprego
Transformação tecnológica
Desemprego
Sector automovilístico brasileño
Generación de empleo
Transformación tecnológica
Desempleo
title_short Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
title_full Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
title_fullStr Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
title_full_unstemmed Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
title_sort Indústria autombilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego
author Vargas, Priscila Gonçalves
author_facet Vargas, Priscila Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bunde, Altacir
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3204563081438445
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 542681090-72
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Céspedes, Carlos Hérnan Rodas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sopeña, Mauro Barcellos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9972338678591669
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7937933702189190
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 517946249-53
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 605233360-04
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 033865280-90
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6113786315370865
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Priscila Gonçalves
contributor_str_mv Bunde, Altacir
Céspedes, Carlos Hérnan Rodas
Sopeña, Mauro Barcellos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
topic CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Setor automobilístico brasileiro
Geração de emprego
Transformação tecnológica
Desemprego
Sector automovilístico brasileño
Generación de empleo
Transformación tecnológica
Desempleo
dc.subject.por.fl_str_mv Setor automobilístico brasileiro
Geração de emprego
Transformação tecnológica
Desemprego
Sector automovilístico brasileño
Generación de empleo
Transformación tecnológica
Desempleo
description A indústria automobilística brasileira é de suma importância para o desenvolvimento econômico e social do país. Nas últimas décadas, o setor automotivo passou por mudanças em seu sistema produtivo, especialmente após 1990. Desta forma, o presente estudo busca analisar a evolução, as principais mudanças tecnológicas no sistema produtivo das montadoras instaladas no Brasil e seu impacto sobre o emprego entre 1957 e 2018. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se o método explicativo em que, além de revisão bibliográfica e de pesquisa documental, foram utilizados dados secundários. Como resultado, identificou-se que a fabricação de veículos no país, especialmente entre 1957 e 1990, acompanhou o comportamento da economia do Brasil. Observou-se também que várias mudanças tecnológicas ocorreram nos processos de produção e de gestão das indústrias automobilísticas a partir dos anos de 1990. Essas mudanças vieram acompanhadas de uma significativa modernização nas plantas produtivas e na forma de organização do trabalho e da produção. Desde sua implantação até os anos de 1990, o método de produção predominante nas montadoras no país foi o Fordista. Com a abertura comercial e a reestruturação produtiva, as indústrias automobilísticas passaram a adotar o sistema de produção Toyotista, que também foi aperfeiçoando-se com a introdução dos sistemas JIT e Kanban. Estas transformações auxiliaram na redução dos custos e no aumento da produção e da produtividade do trabalho, o que impactou os níveis de emprego nas fábricas, pois o trabalho humano foi sendo substituído por máquinas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-14T12:04:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-13
2020-01-14T12:04:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VARGAS, Priscila Gonçalves. Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. 81p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716
identifier_str_mv VARGAS, Priscila Gonçalves. Indústria automobilística brasileira: uma análise das principais transformações tecnológicas no sistema produtivo e seu impacto sobre o emprego. 81p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/3/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/1/TCC%20II%20-%20FINALIZADO%20-%20PRISCILA%20GON%c3%87ALVES%20VARGAS.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4716/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 37586a3fc30c79d7bf4a0430eeb5a923
93cfe9c66ea7f62780c47dc6ca13c4de
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849074039652352