Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayang, Lidiane Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3766
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o filme ‘‘A Hora Mais Escura’’, lançado em 2012, constrói a imagem de Osama Bin Laden, como legitimador da Guerra ao Terror, entre o período de 2001 a 2011. Após os atentados terroristas de 11 de setembro, de autoria da Organização Terrorista Al-Qaeda, os Estados Unidos, iniciam uma Guerra Preventiva contra o Terrorismo Internacional. A ameaça terrorista, que até então parecia algo distante, torna-se a maior preocupação da população norte-americana, que inicialmente apoia a Doutrina Bush e a Guerra ao Terror, lançadas pelo governo de George W. Bush. Como símbolo do conflito, cria-se a imagem de Osama Bin Laden, como inimigo número um dos Estados Unidos e do mundo Ocidental, onde a sua captura se torna uma das principais bandeiras levantadas durante este período. Por consequência, o cinema hollywoodiano, que em inúmeras ocasiões fora utilizado como ferramenta política e ideológica pelos Estados Unidos, incorpora em suas produções a imagem do inimigo terrorista. Neste sentido, através dos estudos de soft power, esta pesquisa analisa como o cinema, cria a imagem do inimigo terrorista, tendo a construção da figura de Osama Bin Laden em filmes hollywoodianos como objeto de referência para esta análise.
id UNIP_c5511e5bbc26057e493b4c607130d503
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3766
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Nascimento, Flávio Augusto Lirahttp://lattes.cnpq.br/1432133905085765Bento, Fábio RégioCosta, Renato José dahttp://lattes.cnpq.br/4147542129499962http://lattes.cnpq.br/1028324368480940http://lattes.cnpq.br/5604522960894185Ayang, Lidiane Pereira2019-02-20T11:54:38Z2019-02-20T11:54:38Z2018-12-05AYANG, Lidiane Pereira. Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011). Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Relações Internacionais. Santana do Livramento: Unipampa, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3766O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o filme ‘‘A Hora Mais Escura’’, lançado em 2012, constrói a imagem de Osama Bin Laden, como legitimador da Guerra ao Terror, entre o período de 2001 a 2011. Após os atentados terroristas de 11 de setembro, de autoria da Organização Terrorista Al-Qaeda, os Estados Unidos, iniciam uma Guerra Preventiva contra o Terrorismo Internacional. A ameaça terrorista, que até então parecia algo distante, torna-se a maior preocupação da população norte-americana, que inicialmente apoia a Doutrina Bush e a Guerra ao Terror, lançadas pelo governo de George W. Bush. Como símbolo do conflito, cria-se a imagem de Osama Bin Laden, como inimigo número um dos Estados Unidos e do mundo Ocidental, onde a sua captura se torna uma das principais bandeiras levantadas durante este período. Por consequência, o cinema hollywoodiano, que em inúmeras ocasiões fora utilizado como ferramenta política e ideológica pelos Estados Unidos, incorpora em suas produções a imagem do inimigo terrorista. Neste sentido, através dos estudos de soft power, esta pesquisa analisa como o cinema, cria a imagem do inimigo terrorista, tendo a construção da figura de Osama Bin Laden em filmes hollywoodianos como objeto de referência para esta análise.The aim of this monography is to analyse the period between 2001 and 2011 and how the 2012 movie “Zero Dark Thirty” helps to create a negative image of Osama Bin Laden in order to legitimize the War on Terror. After the attacks of September 11th, singed by Al-Qaeda, the United States of America started a Preventive War against International Terrorism. The terrorist threat, so far distant, became a major concern to North American citizens, whom initially gave all support to the Bush Doctrine and its War on Terror, launched by George W. Bush’s administration. As a conflict symbol there is the creation of Osama Bin Laden as the number one enemy of the nation and the West World as well. In this scenario, Osama’s capture becomes a priority to the government during the period mentioned above. As a result, Hollywood’s productions, which have been used for several times as a political and ideological tool by the United States, incorporate this image of a terrorist enemy to be defeated. Therefore, through the concept of soft power, this research uses the creation of the terrorist enemy, especially over Osama Bin Laden, as its main purpose.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSoft powerCinemaOsama Bin LadenEstados UnidosGuerra ao TerrorUnited States of AmericaWar on TerrorCinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)Cinema and International Relations: An Analysis of the Movie "The Darkest Hour" as an American Soft Power Tool for the War on Terror (2001-2011)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALLidiane Pereira Ayang - 2018.pdfLidiane Pereira Ayang - 2018.pdfapplication/pdf852432https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3766/1/Lidiane%20Pereira%20Ayang%20-%202018.pdfb6e23c03883fda9800aa5cdc75c90da7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3766/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTLidiane Pereira Ayang - 2018.pdf.txtLidiane Pereira Ayang - 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain342431https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3766/3/Lidiane%20Pereira%20Ayang%20-%202018.pdf.txt942a0bf626848e6e125f3bac336a227eMD53riu/37662019-02-21 03:01:13.254oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-02-21T06:01:13Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Cinema and International Relations: An Analysis of the Movie "The Darkest Hour" as an American Soft Power Tool for the War on Terror (2001-2011)
title Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
spellingShingle Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
Ayang, Lidiane Pereira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Soft power
Cinema
Osama Bin Laden
Estados Unidos
Guerra ao Terror
United States of America
War on Terror
title_short Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
title_full Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
title_fullStr Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
title_full_unstemmed Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
title_sort Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011)
author Ayang, Lidiane Pereira
author_facet Ayang, Lidiane Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Flávio Augusto Lira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1432133905085765
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bento, Fábio Régio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Costa, Renato José da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4147542129499962
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1028324368480940
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5604522960894185
dc.contributor.author.fl_str_mv Ayang, Lidiane Pereira
contributor_str_mv Nascimento, Flávio Augusto Lira
Bento, Fábio Régio
Costa, Renato José da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Soft power
Cinema
Osama Bin Laden
Estados Unidos
Guerra ao Terror
United States of America
War on Terror
dc.subject.por.fl_str_mv Soft power
Cinema
Osama Bin Laden
Estados Unidos
Guerra ao Terror
United States of America
War on Terror
description O presente trabalho tem o objetivo de analisar como o filme ‘‘A Hora Mais Escura’’, lançado em 2012, constrói a imagem de Osama Bin Laden, como legitimador da Guerra ao Terror, entre o período de 2001 a 2011. Após os atentados terroristas de 11 de setembro, de autoria da Organização Terrorista Al-Qaeda, os Estados Unidos, iniciam uma Guerra Preventiva contra o Terrorismo Internacional. A ameaça terrorista, que até então parecia algo distante, torna-se a maior preocupação da população norte-americana, que inicialmente apoia a Doutrina Bush e a Guerra ao Terror, lançadas pelo governo de George W. Bush. Como símbolo do conflito, cria-se a imagem de Osama Bin Laden, como inimigo número um dos Estados Unidos e do mundo Ocidental, onde a sua captura se torna uma das principais bandeiras levantadas durante este período. Por consequência, o cinema hollywoodiano, que em inúmeras ocasiões fora utilizado como ferramenta política e ideológica pelos Estados Unidos, incorpora em suas produções a imagem do inimigo terrorista. Neste sentido, através dos estudos de soft power, esta pesquisa analisa como o cinema, cria a imagem do inimigo terrorista, tendo a construção da figura de Osama Bin Laden em filmes hollywoodianos como objeto de referência para esta análise.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-20T11:54:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-20T11:54:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AYANG, Lidiane Pereira. Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011). Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Relações Internacionais. Santana do Livramento: Unipampa, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3766
identifier_str_mv AYANG, Lidiane Pereira. Cinema e Relações Internacionais: uma análise do filme “A hora mais escura” como ferramenta de soft power estadunidense para a guerra ao terror (2001-2011). Trabalho de conclusão apresentado ao curso de Relações Internacionais. Santana do Livramento: Unipampa, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3766/1/Lidiane%20Pereira%20Ayang%20-%202018.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3766/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3766/3/Lidiane%20Pereira%20Ayang%20-%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b6e23c03883fda9800aa5cdc75c90da7
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
942a0bf626848e6e125f3bac336a227e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849028085809152