Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Dênis Moura de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614
Resumo: O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias.
id UNIP_c6fefd6156014eeefd0823110824b9b0
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2614
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Corrêa, Lúcia Maria BrittoCorrêa, Lúcia Maria BrittoKelm, Miriam DeniseCamargos, Moacir Lopes deQuadros, Dênis Moura de2018-04-04T13:58:07Z2018-04-032018-04-04T13:58:07Z2015-01-19QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias.El presente trabajo pretende correlacionar la clasificación de Nelson Rodrigues para sus obras teatrales Anjo Negro (1946) y Senhora dos Afogados (1947) y el estudio del concepto de tragedia por Aristóteles, así como los aspectos de los cambios impuestos en el género a través de los siglos hasta el siglo XXI. Trabajaremos con dos posibilidades de clasificación: la primera es que el autor se apropia de algunos elementos de tragedia griega clásica como las excesivas, el miasma persiguiendo generaciones debido a un error antepasado y la imposibilidad de la conciliación; la segunda es que el autor comprendiendo la tragedia y trágico en su sentido popular clasifica las piezas analizadas como tragedias, ya que les representa personajes apasionados, temas polémicos y desenlace trágico. Por otro lado tenemos a los críticos como George Steiner que entienden que en el mundo contemporáneo, en particular, entró en el dios cristiano, un dios omnisciente y capaz de perdonar, lo que permite la conciliación y no se está realizando el impase de una tragedia griega en dramas post-Cristianismo. Obstante, el análisis de la estructura, el tema, el resultado de las piezas teatrales analizadas y teniendo en cuenta el concepto de tragedia y trágico lato senso puede encuadarse como tragedias.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasHistóriaLiteraturaTragédia gregaTeatro moderno brasileiroAnjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdfTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdfapplication/pdf422659https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/1/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf1ab02abdb48d6f83d22582c81de761a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdf.txtTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain97496https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/3/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf.txt50788c272aed1ceb62b95ca9b9e077afMD53riu/26142018-04-05 03:01:37.707oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-05T06:01:37Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
title Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
spellingShingle Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
Quadros, Dênis Moura de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Letras
História
Literatura
Tragédia grega
Teatro moderno brasileiro
title_short Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
title_full Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
title_fullStr Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
title_full_unstemmed Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
title_sort Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
author Quadros, Dênis Moura de
author_facet Quadros, Dênis Moura de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Lúcia Maria Britto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Corrêa, Lúcia Maria Britto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Kelm, Miriam Denise
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Camargos, Moacir Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Dênis Moura de
contributor_str_mv Corrêa, Lúcia Maria Britto
Corrêa, Lúcia Maria Britto
Kelm, Miriam Denise
Camargos, Moacir Lopes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Letras
História
Literatura
Tragédia grega
Teatro moderno brasileiro
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
História
Literatura
Tragédia grega
Teatro moderno brasileiro
description O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T13:58:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-03
2018-04-04T13:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614
identifier_str_mv QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Bagé
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/1/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/3/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ab02abdb48d6f83d22582c81de761a2
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
50788c272aed1ceb62b95ca9b9e077af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274853777604608