Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614 |
Resumo: | O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias. |
id |
UNIP_c6fefd6156014eeefd0823110824b9b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2614 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Lúcia Maria BrittoCorrêa, Lúcia Maria BrittoKelm, Miriam DeniseCamargos, Moacir Lopes deQuadros, Dênis Moura de2018-04-04T13:58:07Z2018-04-032018-04-04T13:58:07Z2015-01-19QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias.El presente trabajo pretende correlacionar la clasificación de Nelson Rodrigues para sus obras teatrales Anjo Negro (1946) y Senhora dos Afogados (1947) y el estudio del concepto de tragedia por Aristóteles, así como los aspectos de los cambios impuestos en el género a través de los siglos hasta el siglo XXI. Trabajaremos con dos posibilidades de clasificación: la primera es que el autor se apropia de algunos elementos de tragedia griega clásica como las excesivas, el miasma persiguiendo generaciones debido a un error antepasado y la imposibilidad de la conciliación; la segunda es que el autor comprendiendo la tragedia y trágico en su sentido popular clasifica las piezas analizadas como tragedias, ya que les representa personajes apasionados, temas polémicos y desenlace trágico. Por otro lado tenemos a los críticos como George Steiner que entienden que en el mundo contemporáneo, en particular, entró en el dios cristiano, un dios omnisciente y capaz de perdonar, lo que permite la conciliación y no se está realizando el impase de una tragedia griega en dramas post-Cristianismo. Obstante, el análisis de la estructura, el tema, el resultado de las piezas teatrales analizadas y teniendo en cuenta el concepto de tragedia y trágico lato senso puede encuadarse como tragedias.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasHistóriaLiteraturaTragédia gregaTeatro moderno brasileiroAnjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdfTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdfapplication/pdf422659https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/1/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf1ab02abdb48d6f83d22582c81de761a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdf.txtTCC Dênis Moura de Quadros 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain97496https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/3/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf.txt50788c272aed1ceb62b95ca9b9e077afMD53riu/26142018-04-05 03:01:37.707oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-05T06:01:37Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
title |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
spellingShingle |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? Quadros, Dênis Moura de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Letras História Literatura Tragédia grega Teatro moderno brasileiro |
title_short |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
title_full |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
title_fullStr |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
title_full_unstemmed |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
title_sort |
Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias? |
author |
Quadros, Dênis Moura de |
author_facet |
Quadros, Dênis Moura de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corrêa, Lúcia Maria Britto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Corrêa, Lúcia Maria Britto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kelm, Miriam Denise |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Camargos, Moacir Lopes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Dênis Moura de |
contributor_str_mv |
Corrêa, Lúcia Maria Britto Corrêa, Lúcia Maria Britto Kelm, Miriam Denise Camargos, Moacir Lopes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Letras História Literatura Tragédia grega Teatro moderno brasileiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras História Literatura Tragédia grega Teatro moderno brasileiro |
description |
O presente trabalho pretende relacionar a classificação de Nelson Rodrigues para suas peças Anjo Negro (1946) e Senhora dos Afogados (1947) como tragédias e o estudo do conceito de tragédia por Aristóteles, bem como aspectos das alterações impostas ao gênero através dos séculos até o século XXI. Trabalharemos com duas hipóteses para a classificação: a primeira é que o autor apropria-se de alguns elementos da tragédia clássica grega como a desmedida, a miasma que persegue gerações em razão de um erro ancestral e a impossibilidade de conciliação; a segunda é que o autor compreendendo tragédia e trágico em seu sentido popular classifica as peças analisadas como tragédias pelo fato de representar nelas personagens passionais, temas polêmicos e desfecho trágico. Por outro lado temos críticos como George Steiner que entendem que o mundo contemporâneo, em especial, incorporou o deus cristão, um deus onisciente e capaz de perdão, que admite a conciliação não se realizando o impasse de uma tragédia grega nos dramas pós-cristianismo. Contudo, analisando a estrutura, o tema, o desenlace das peças analisadas e levando em consideração o conceito de tragédia e trágico lato senso é possível enquadrá-las como tragédias. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-01-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T13:58:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-03 2018-04-04T13:58:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614 |
identifier_str_mv |
QUADROS, Dênis Moura de. Anjo negro e Senhora dos afogados de Nelson Rodrigues: dramas ou tragédias?. 48 p. . 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Bagé |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/1/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2614/3/TCC%20D%c3%aanis%20Moura%20de%20%20Quadros%202015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ab02abdb48d6f83d22582c81de761a2 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 50788c272aed1ceb62b95ca9b9e077af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274853777604608 |