O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772 |
Resumo: | Este estudo buscou compreender as formas de utilização das redes sociais (Instagram e SoundCloud) pelos DJs, tomando como unidade de análise as páginas do Instagram e SoundCloud de três DJs brasileiros: Blancah, Mila Journée e Ursound, analisando um período de 24 meses de publicações no Instagram. Tendo como analisadas a publicação mais comentada, a mais curtida e o vídeo mais assistido neste período, além de seus números nas duas redes sociais e também os entrevistando. Para o tratamento dos dados do Instagram, utilizou-se da ferramenta gratuita InstagReader, uma extensão disponível para o Excel, que possibilitou a escolha das publicações analisadas, para os números do SoundCloud foi utilizado apenas o Excel. As entrevistas foram aplicadas via Google Formulários. O caráter da pesquisa foi exploratório. Os dados das redes sociais foram analisados quantitativamente, enquanto os das entrevistas foram analisados qualitativamente através de análise interpretativa. Foram obtidos diversos resultados, entre eles a preocupação dos DJs em distanciar-se de uma conta comercial, o contraste da cultura europeia e brasileira no uso das redes sociais na cena mais underground da música eletrônica. E também a forma de relacionamento dos DJs com seu público, entre outros resultados. No caso dos DJs estudados, todos procuram manter um bom relacionamento com seu público, acompanhando as interações com o público e buscando ser os mais naturais e orgânicos possíveis nas redes sociais. |
id |
UNIP_d71f7ea50e2f7ec2507cf3868f6b2237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4772 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas Neto, Alciviohttp://lattes.cnpq.br/5215862413737974Corso, Khatiane BenedettiMedeiros, Igor Baptista de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468http://lattes.cnpq.br/0541535366437976015764660-27http://lattes.cnpq.br/7101416133535727Castro, André de Medeiros2020-02-26T16:37:53Z2020-02-142020-02-26T16:37:53Z2019-12-03CASTRO, André de Medeiros. O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud. 28p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772Este estudo buscou compreender as formas de utilização das redes sociais (Instagram e SoundCloud) pelos DJs, tomando como unidade de análise as páginas do Instagram e SoundCloud de três DJs brasileiros: Blancah, Mila Journée e Ursound, analisando um período de 24 meses de publicações no Instagram. Tendo como analisadas a publicação mais comentada, a mais curtida e o vídeo mais assistido neste período, além de seus números nas duas redes sociais e também os entrevistando. Para o tratamento dos dados do Instagram, utilizou-se da ferramenta gratuita InstagReader, uma extensão disponível para o Excel, que possibilitou a escolha das publicações analisadas, para os números do SoundCloud foi utilizado apenas o Excel. As entrevistas foram aplicadas via Google Formulários. O caráter da pesquisa foi exploratório. Os dados das redes sociais foram analisados quantitativamente, enquanto os das entrevistas foram analisados qualitativamente através de análise interpretativa. Foram obtidos diversos resultados, entre eles a preocupação dos DJs em distanciar-se de uma conta comercial, o contraste da cultura europeia e brasileira no uso das redes sociais na cena mais underground da música eletrônica. E também a forma de relacionamento dos DJs com seu público, entre outros resultados. No caso dos DJs estudados, todos procuram manter um bom relacionamento com seu público, acompanhando as interações com o público e buscando ser os mais naturais e orgânicos possíveis nas redes sociais.This study sought to understand the ways DJs use social networks (Instagram and SoundCloud), taking as their unit of analysis the Instagram and SoundCloud pages of three Brazilian DJs: Blancah, Mila Journée and Ursound, analyzing a period of 24 months. of Instagram posts. Having analyzed the most commented post, the most liked and the most watched video in this period, as well as their numbers on both social networks and also interviewing them. For the treatment of Instagram data, we used the free tool InstagReader, an extension available for Excel, which allowed the choice of publications analyzed, for SoundCloud numbers was used only Excel. Interviews were conducted via Google Forms. The character of the research was exploratory. Data from social networks were analyzed quantitatively, while those from interviews were qualitatively analyzed through interpretative analysis. Several results were obtained, among them the concern of DJs to distance themselves from a commercial account, the contrast of European and Brazilian culture in the use of social networks in the most underground scene of electronic music. And also the way DJs relate to their audience, among other results. In the case of the studied DJs, everyone seeks to maintain a good relationship with their audience, following the interactions with the audience and seeking to be as natural and organic as possible on social networks.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRedes sociaisMarketing de relacionamentoMarketing digitalSocial networksMarketing of relationshipDigital marketingRedes socialesMarketing relacionalO uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloudThe use of social networks by djs and electronic music producers: relationship marketing actions through instagram and soundcloudEl uso de redes sociales por djs y productores de música electrónica: acciones de marketing relacional a través de instagram y soundcloudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdfTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdfTCC André de Medeiros Castro - 2019application/pdf1010810https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/1/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf849b308fa8a3d0dbd263ad58c849376aMD51TEXTTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdf.txtTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdf.txtExtracted texttext/plain72444https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/3/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf.txt63b763659a82d44b31e0e317c5cbf45fMD53riu/47722020-02-27 03:03:45.187oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4772TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIApJbnN0aXR1Y2lvbmFsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIApzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIApmb3JtYXRvcyDDoXVkaW8gb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIG8gRGVwb3NpdGEgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byAKcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIERlcG9zaXRhIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIAplIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9jw6ogdGVtIG8gcG9kZXIgZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIApWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgCmRlIG5pbmd1w6ltLgoKQ2FzbyBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY8OqIG7Do28gcG9zc3VpIGEgdGl0dWxhcmlkYWRlIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgdm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgCm9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBEZXBvc2l0YSBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgCm5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIApvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0HDh8ODTyBPUkEgREVQT1NJVEFEQSBURU5IQSBTSURPIFJFU1VMVEFETyBERSBVTSBQQVRST0PDjU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgCkVYSUdJREFTIFBPUiBDT05UUkFUTyBPVSBBQ09SRE8uCgpPIERlcG9zaXRhIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIAphdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-02-27T06:03:45Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The use of social networks by djs and electronic music producers: relationship marketing actions through instagram and soundcloud El uso de redes sociales por djs y productores de música electrónica: acciones de marketing relacional a través de instagram y soundcloud |
title |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
spellingShingle |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud Castro, André de Medeiros CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Redes sociais Marketing de relacionamento Marketing digital Social networks Marketing of relationship Digital marketing Redes sociales Marketing relacional |
title_short |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
title_full |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
title_fullStr |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
title_full_unstemmed |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
title_sort |
O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud |
author |
Castro, André de Medeiros |
author_facet |
Castro, André de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vargas Neto, Alcivio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5215862413737974 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Corso, Khatiane Benedetti |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Medeiros, Igor Baptista de Oliveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4206541277189468 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0541535366437976 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
015764660-27 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7101416133535727 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, André de Medeiros |
contributor_str_mv |
Vargas Neto, Alcivio Corso, Khatiane Benedetti Medeiros, Igor Baptista de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Redes sociais Marketing de relacionamento Marketing digital Social networks Marketing of relationship Digital marketing Redes sociales Marketing relacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Marketing de relacionamento Marketing digital Social networks Marketing of relationship Digital marketing Redes sociales Marketing relacional |
description |
Este estudo buscou compreender as formas de utilização das redes sociais (Instagram e SoundCloud) pelos DJs, tomando como unidade de análise as páginas do Instagram e SoundCloud de três DJs brasileiros: Blancah, Mila Journée e Ursound, analisando um período de 24 meses de publicações no Instagram. Tendo como analisadas a publicação mais comentada, a mais curtida e o vídeo mais assistido neste período, além de seus números nas duas redes sociais e também os entrevistando. Para o tratamento dos dados do Instagram, utilizou-se da ferramenta gratuita InstagReader, uma extensão disponível para o Excel, que possibilitou a escolha das publicações analisadas, para os números do SoundCloud foi utilizado apenas o Excel. As entrevistas foram aplicadas via Google Formulários. O caráter da pesquisa foi exploratório. Os dados das redes sociais foram analisados quantitativamente, enquanto os das entrevistas foram analisados qualitativamente através de análise interpretativa. Foram obtidos diversos resultados, entre eles a preocupação dos DJs em distanciar-se de uma conta comercial, o contraste da cultura europeia e brasileira no uso das redes sociais na cena mais underground da música eletrônica. E também a forma de relacionamento dos DJs com seu público, entre outros resultados. No caso dos DJs estudados, todos procuram manter um bom relacionamento com seu público, acompanhando as interações com o público e buscando ser os mais naturais e orgânicos possíveis nas redes sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-26T16:37:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-14 2020-02-26T16:37:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CASTRO, André de Medeiros. O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud. 28p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772 |
identifier_str_mv |
CASTRO, André de Medeiros. O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud. 28p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/1/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/3/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 849b308fa8a3d0dbd263ad58c849376a 63b763659a82d44b31e0e317c5cbf45f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1801849046331031552 |