O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, André de Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772
Resumo: Este estudo buscou compreender as formas de utilização das redes sociais (Instagram e SoundCloud) pelos DJs, tomando como unidade de análise as páginas do Instagram e SoundCloud de três DJs brasileiros: Blancah, Mila Journée e Ursound, analisando um período de 24 meses de publicações no Instagram. Tendo como analisadas a publicação mais comentada, a mais curtida e o vídeo mais assistido neste período, além de seus números nas duas redes sociais e também os entrevistando. Para o tratamento dos dados do Instagram, utilizou-se da ferramenta gratuita InstagReader, uma extensão disponível para o Excel, que possibilitou a escolha das publicações analisadas, para os números do SoundCloud foi utilizado apenas o Excel. As entrevistas foram aplicadas via Google Formulários. O caráter da pesquisa foi exploratório. Os dados das redes sociais foram analisados quantitativamente, enquanto os das entrevistas foram analisados qualitativamente através de análise interpretativa. Foram obtidos diversos resultados, entre eles a preocupação dos DJs em distanciar-se de uma conta comercial, o contraste da cultura europeia e brasileira no uso das redes sociais na cena mais underground da música eletrônica. E também a forma de relacionamento dos DJs com seu público, entre outros resultados. No caso dos DJs estudados, todos procuram manter um bom relacionamento com seu público, acompanhando as interações com o público e buscando ser os mais naturais e orgânicos possíveis nas redes sociais.
id UNIP_d71f7ea50e2f7ec2507cf3868f6b2237
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4772
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Vargas Neto, Alciviohttp://lattes.cnpq.br/5215862413737974Corso, Khatiane BenedettiMedeiros, Igor Baptista de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4206541277189468http://lattes.cnpq.br/0541535366437976015764660-27http://lattes.cnpq.br/7101416133535727Castro, André de Medeiros2020-02-26T16:37:53Z2020-02-142020-02-26T16:37:53Z2019-12-03CASTRO, André de Medeiros. O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud. 28p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772Este estudo buscou compreender as formas de utilização das redes sociais (Instagram e SoundCloud) pelos DJs, tomando como unidade de análise as páginas do Instagram e SoundCloud de três DJs brasileiros: Blancah, Mila Journée e Ursound, analisando um período de 24 meses de publicações no Instagram. Tendo como analisadas a publicação mais comentada, a mais curtida e o vídeo mais assistido neste período, além de seus números nas duas redes sociais e também os entrevistando. Para o tratamento dos dados do Instagram, utilizou-se da ferramenta gratuita InstagReader, uma extensão disponível para o Excel, que possibilitou a escolha das publicações analisadas, para os números do SoundCloud foi utilizado apenas o Excel. As entrevistas foram aplicadas via Google Formulários. O caráter da pesquisa foi exploratório. Os dados das redes sociais foram analisados quantitativamente, enquanto os das entrevistas foram analisados qualitativamente através de análise interpretativa. Foram obtidos diversos resultados, entre eles a preocupação dos DJs em distanciar-se de uma conta comercial, o contraste da cultura europeia e brasileira no uso das redes sociais na cena mais underground da música eletrônica. E também a forma de relacionamento dos DJs com seu público, entre outros resultados. No caso dos DJs estudados, todos procuram manter um bom relacionamento com seu público, acompanhando as interações com o público e buscando ser os mais naturais e orgânicos possíveis nas redes sociais.This study sought to understand the ways DJs use social networks (Instagram and SoundCloud), taking as their unit of analysis the Instagram and SoundCloud pages of three Brazilian DJs: Blancah, Mila Journée and Ursound, analyzing a period of 24 months. of Instagram posts. Having analyzed the most commented post, the most liked and the most watched video in this period, as well as their numbers on both social networks and also interviewing them. For the treatment of Instagram data, we used the free tool InstagReader, an extension available for Excel, which allowed the choice of publications analyzed, for SoundCloud numbers was used only Excel. Interviews were conducted via Google Forms. The character of the research was exploratory. Data from social networks were analyzed quantitatively, while those from interviews were qualitatively analyzed through interpretative analysis. Several results were obtained, among them the concern of DJs to distance themselves from a commercial account, the contrast of European and Brazilian culture in the use of social networks in the most underground scene of electronic music. And also the way DJs relate to their audience, among other results. In the case of the studied DJs, everyone seeks to maintain a good relationship with their audience, following the interactions with the audience and seeking to be as natural and organic as possible on social networks.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRedes sociaisMarketing de relacionamentoMarketing digitalSocial networksMarketing of relationshipDigital marketingRedes socialesMarketing relacionalO uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloudThe use of social networks by djs and electronic music producers: relationship marketing actions through instagram and soundcloudEl uso de redes sociales por djs y productores de música electrónica: acciones de marketing relacional a través de instagram y soundcloudinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdfTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdfTCC André de Medeiros Castro - 2019application/pdf1010810https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/1/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf849b308fa8a3d0dbd263ad58c849376aMD51TEXTTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdf.txtTC_André_de_Medeiros_Castro_VERSÃO_FINAL _2019 (1).pdf.txtExtracted texttext/plain72444https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/3/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf.txt63b763659a82d44b31e0e317c5cbf45fMD53riu/47722020-02-27 03:03:45.187oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-02-27T06:03:45Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The use of social networks by djs and electronic music producers: relationship marketing actions through instagram and soundcloud
El uso de redes sociales por djs y productores de música electrónica: acciones de marketing relacional a través de instagram y soundcloud
title O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
spellingShingle O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
Castro, André de Medeiros
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Redes sociais
Marketing de relacionamento
Marketing digital
Social networks
Marketing of relationship
Digital marketing
Redes sociales
Marketing relacional
title_short O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
title_full O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
title_fullStr O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
title_full_unstemmed O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
title_sort O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud
author Castro, André de Medeiros
author_facet Castro, André de Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas Neto, Alcivio
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5215862413737974
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Corso, Khatiane Benedetti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4206541277189468
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0541535366437976
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 015764660-27
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7101416133535727
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, André de Medeiros
contributor_str_mv Vargas Neto, Alcivio
Corso, Khatiane Benedetti
Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Redes sociais
Marketing de relacionamento
Marketing digital
Social networks
Marketing of relationship
Digital marketing
Redes sociales
Marketing relacional
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Marketing de relacionamento
Marketing digital
Social networks
Marketing of relationship
Digital marketing
Redes sociales
Marketing relacional
description Este estudo buscou compreender as formas de utilização das redes sociais (Instagram e SoundCloud) pelos DJs, tomando como unidade de análise as páginas do Instagram e SoundCloud de três DJs brasileiros: Blancah, Mila Journée e Ursound, analisando um período de 24 meses de publicações no Instagram. Tendo como analisadas a publicação mais comentada, a mais curtida e o vídeo mais assistido neste período, além de seus números nas duas redes sociais e também os entrevistando. Para o tratamento dos dados do Instagram, utilizou-se da ferramenta gratuita InstagReader, uma extensão disponível para o Excel, que possibilitou a escolha das publicações analisadas, para os números do SoundCloud foi utilizado apenas o Excel. As entrevistas foram aplicadas via Google Formulários. O caráter da pesquisa foi exploratório. Os dados das redes sociais foram analisados quantitativamente, enquanto os das entrevistas foram analisados qualitativamente através de análise interpretativa. Foram obtidos diversos resultados, entre eles a preocupação dos DJs em distanciar-se de uma conta comercial, o contraste da cultura europeia e brasileira no uso das redes sociais na cena mais underground da música eletrônica. E também a forma de relacionamento dos DJs com seu público, entre outros resultados. No caso dos DJs estudados, todos procuram manter um bom relacionamento com seu público, acompanhando as interações com o público e buscando ser os mais naturais e orgânicos possíveis nas redes sociais.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-26T16:37:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-14
2020-02-26T16:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CASTRO, André de Medeiros. O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud. 28p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772
identifier_str_mv CASTRO, André de Medeiros. O uso de redes sociais por djs e produtores de música eletrônica: ações de marketing de relacionamento através do instagram e soundcloud. 28p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/1/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4772/3/TC_Andre%cc%81_de_Medeiros_Castro_VERSA%cc%83O_FINAL%20_2019%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
849b308fa8a3d0dbd263ad58c849376a
63b763659a82d44b31e0e317c5cbf45f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849046331031552