Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Eduardo Rogerio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632
Resumo: A indústria automobilistica sempre enfrentou alguns obstáculos na montagem dos veículos, seja devido ao grande volume de pedidos, limitação da linha de montagem, dificuldades geradas por atrasos na entrega de insumos por fornecedores, e pelas multiplicidades oferecidas pelas próprias montadoras, nos opcionais disponíveis para cada modelo ou versão do veículo. O presente trabalho apresenta uma simulação com o propósito de beneficiar a linha de produção, com a eliminação de um dos gargalos presentes no processo de manufatura. A partir de simulações de uma linha em formato “U” acoplada na linha de montagem principal, onde os veículos são movidos para a linha suplementar, na qual efetuará a montagem dos tetos-solares. Sendo a simulação alicerçada a partir de tempos padrões na indústria automobilística disponibilizados em artigos científicos. Com a aplicação de uma linha de instalação adjunta de opcionais de baixa demanda pode-se analisar que existem ganhos consideráveis de tempo, viabilização da linha principal para manufatura de veículos sem o opcional, e possibilitando a diminuição de custos no volume total de opcionais vendidos.
id UNIP_e77d107387bb23962c7cbb8f7ea76922
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5632
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santos, Fladimir Fernandes dosBorges, Eduardo Rogerio2021-06-01T20:01:29Z2021-05-312021-06-01T20:01:29Z2021-05-03BORGES, Eduardo Rogerio. Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 2021. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632A indústria automobilistica sempre enfrentou alguns obstáculos na montagem dos veículos, seja devido ao grande volume de pedidos, limitação da linha de montagem, dificuldades geradas por atrasos na entrega de insumos por fornecedores, e pelas multiplicidades oferecidas pelas próprias montadoras, nos opcionais disponíveis para cada modelo ou versão do veículo. O presente trabalho apresenta uma simulação com o propósito de beneficiar a linha de produção, com a eliminação de um dos gargalos presentes no processo de manufatura. A partir de simulações de uma linha em formato “U” acoplada na linha de montagem principal, onde os veículos são movidos para a linha suplementar, na qual efetuará a montagem dos tetos-solares. Sendo a simulação alicerçada a partir de tempos padrões na indústria automobilística disponibilizados em artigos científicos. Com a aplicação de uma linha de instalação adjunta de opcionais de baixa demanda pode-se analisar que existem ganhos consideráveis de tempo, viabilização da linha principal para manufatura de veículos sem o opcional, e possibilitando a diminuição de custos no volume total de opcionais vendidos.The auto industry has always faced some obstacles in the assembly of vehicles, either due to the large volume of orders, limitation of the assembly line, difficulties caused by delays in the delivery of parts by suppliers, and by the multiplicities offered by the automakers themselves, in the options available for each vehicle model or version. The present work aims to present a simulation with the purpose of benefiting the production line, with the elimination of one of the bottlenecks present in the manufacturing process. From simulations of an “U” shaped line coupled to the main assembly line, where the vehicles are moved to the supplementary line, in which the installations of the sunroofs made. The simulation is based on standard times in the automobile industry and is made available in scientific articles. With the application of an adjunct installation line of low-demand options, it can be analyzed that there are considerable gains in time, making the main line for the manufacture of vehicles without the option feasible, and making it possible to reduce costs in the total volume of options sold.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia mecânicaIndústria automobilísticaMétodos de linha de montagemAdministração da produçãoMechanical engineeringAutomotive industryAssembly-line methodsProduction managementSimulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/2/license.txtba21f2de58f2bed282863187a61580ffMD52ORIGINALEDUARDO_BORGES_2021.pdfEDUARDO_BORGES_2021.pdfapplication/pdf2375863https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/1/EDUARDO_BORGES_2021.pdf03120e655a6b639d79a9f2e66f1551dcMD51TEXTEDUARDO_BORGES_2021.pdf.txtEDUARDO_BORGES_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain65228https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/3/EDUARDO_BORGES_2021.pdf.txtb2eed7ce18cd9afe41eb99193140d9d8MD53riu/56322021-06-02 03:04:36.698oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-06-02T06:04:36Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
title Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
spellingShingle Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
Borges, Eduardo Rogerio
CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia mecânica
Indústria automobilística
Métodos de linha de montagem
Administração da produção
Mechanical engineering
Automotive industry
Assembly-line methods
Production management
title_short Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
title_full Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
title_fullStr Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
title_full_unstemmed Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
title_sort Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
author Borges, Eduardo Rogerio
author_facet Borges, Eduardo Rogerio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Fladimir Fernandes dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Eduardo Rogerio
contributor_str_mv Santos, Fladimir Fernandes dos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Engenharia mecânica
Indústria automobilística
Métodos de linha de montagem
Administração da produção
Mechanical engineering
Automotive industry
Assembly-line methods
Production management
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Indústria automobilística
Métodos de linha de montagem
Administração da produção
Mechanical engineering
Automotive industry
Assembly-line methods
Production management
description A indústria automobilistica sempre enfrentou alguns obstáculos na montagem dos veículos, seja devido ao grande volume de pedidos, limitação da linha de montagem, dificuldades geradas por atrasos na entrega de insumos por fornecedores, e pelas multiplicidades oferecidas pelas próprias montadoras, nos opcionais disponíveis para cada modelo ou versão do veículo. O presente trabalho apresenta uma simulação com o propósito de beneficiar a linha de produção, com a eliminação de um dos gargalos presentes no processo de manufatura. A partir de simulações de uma linha em formato “U” acoplada na linha de montagem principal, onde os veículos são movidos para a linha suplementar, na qual efetuará a montagem dos tetos-solares. Sendo a simulação alicerçada a partir de tempos padrões na indústria automobilística disponibilizados em artigos científicos. Com a aplicação de uma linha de instalação adjunta de opcionais de baixa demanda pode-se analisar que existem ganhos consideráveis de tempo, viabilização da linha principal para manufatura de veículos sem o opcional, e possibilitando a diminuição de custos no volume total de opcionais vendidos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-01T20:01:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-31
2021-06-01T20:01:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BORGES, Eduardo Rogerio. Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 2021. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632
identifier_str_mv BORGES, Eduardo Rogerio. Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 2021. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Alegrete
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/1/EDUARDO_BORGES_2021.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/3/EDUARDO_BORGES_2021.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ba21f2de58f2bed282863187a61580ff
03120e655a6b639d79a9f2e66f1551dc
b2eed7ce18cd9afe41eb99193140d9d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1813274846905237504