Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632 |
Resumo: | A indústria automobilistica sempre enfrentou alguns obstáculos na montagem dos veículos, seja devido ao grande volume de pedidos, limitação da linha de montagem, dificuldades geradas por atrasos na entrega de insumos por fornecedores, e pelas multiplicidades oferecidas pelas próprias montadoras, nos opcionais disponíveis para cada modelo ou versão do veículo. O presente trabalho apresenta uma simulação com o propósito de beneficiar a linha de produção, com a eliminação de um dos gargalos presentes no processo de manufatura. A partir de simulações de uma linha em formato “U” acoplada na linha de montagem principal, onde os veículos são movidos para a linha suplementar, na qual efetuará a montagem dos tetos-solares. Sendo a simulação alicerçada a partir de tempos padrões na indústria automobilística disponibilizados em artigos científicos. Com a aplicação de uma linha de instalação adjunta de opcionais de baixa demanda pode-se analisar que existem ganhos consideráveis de tempo, viabilização da linha principal para manufatura de veículos sem o opcional, e possibilitando a diminuição de custos no volume total de opcionais vendidos. |
id |
UNIP_e77d107387bb23962c7cbb8f7ea76922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/5632 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Fladimir Fernandes dosBorges, Eduardo Rogerio2021-06-01T20:01:29Z2021-05-312021-06-01T20:01:29Z2021-05-03BORGES, Eduardo Rogerio. Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 2021. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632A indústria automobilistica sempre enfrentou alguns obstáculos na montagem dos veículos, seja devido ao grande volume de pedidos, limitação da linha de montagem, dificuldades geradas por atrasos na entrega de insumos por fornecedores, e pelas multiplicidades oferecidas pelas próprias montadoras, nos opcionais disponíveis para cada modelo ou versão do veículo. O presente trabalho apresenta uma simulação com o propósito de beneficiar a linha de produção, com a eliminação de um dos gargalos presentes no processo de manufatura. A partir de simulações de uma linha em formato “U” acoplada na linha de montagem principal, onde os veículos são movidos para a linha suplementar, na qual efetuará a montagem dos tetos-solares. Sendo a simulação alicerçada a partir de tempos padrões na indústria automobilística disponibilizados em artigos científicos. Com a aplicação de uma linha de instalação adjunta de opcionais de baixa demanda pode-se analisar que existem ganhos consideráveis de tempo, viabilização da linha principal para manufatura de veículos sem o opcional, e possibilitando a diminuição de custos no volume total de opcionais vendidos.The auto industry has always faced some obstacles in the assembly of vehicles, either due to the large volume of orders, limitation of the assembly line, difficulties caused by delays in the delivery of parts by suppliers, and by the multiplicities offered by the automakers themselves, in the options available for each vehicle model or version. The present work aims to present a simulation with the purpose of benefiting the production line, with the elimination of one of the bottlenecks present in the manufacturing process. From simulations of an “U” shaped line coupled to the main assembly line, where the vehicles are moved to the supplementary line, in which the installations of the sunroofs made. The simulation is based on standard times in the automobile industry and is made available in scientific articles. With the application of an adjunct installation line of low-demand options, it can be analyzed that there are considerable gains in time, making the main line for the manufacture of vehicles without the option feasible, and making it possible to reduce costs in the total volume of options sold.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus AlegreteCNPQ::ENGENHARIASEngenharia mecânicaIndústria automobilísticaMétodos de linha de montagemAdministração da produçãoMechanical engineeringAutomotive industryAssembly-line methodsProduction managementSimulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/2/license.txtba21f2de58f2bed282863187a61580ffMD52ORIGINALEDUARDO_BORGES_2021.pdfEDUARDO_BORGES_2021.pdfapplication/pdf2375863https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/1/EDUARDO_BORGES_2021.pdf03120e655a6b639d79a9f2e66f1551dcMD51TEXTEDUARDO_BORGES_2021.pdf.txtEDUARDO_BORGES_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain65228https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/3/EDUARDO_BORGES_2021.pdf.txtb2eed7ce18cd9afe41eb99193140d9d8MD53riu/56322021-06-02 03:04:36.698oai:repositorio.unipampa.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-06-02T06:04:36Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
title |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
spellingShingle |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística Borges, Eduardo Rogerio CNPQ::ENGENHARIAS Engenharia mecânica Indústria automobilística Métodos de linha de montagem Administração da produção Mechanical engineering Automotive industry Assembly-line methods Production management |
title_short |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
title_full |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
title_fullStr |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
title_full_unstemmed |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
title_sort |
Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística |
author |
Borges, Eduardo Rogerio |
author_facet |
Borges, Eduardo Rogerio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Fladimir Fernandes dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Eduardo Rogerio |
contributor_str_mv |
Santos, Fladimir Fernandes dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Engenharia mecânica Indústria automobilística Métodos de linha de montagem Administração da produção Mechanical engineering Automotive industry Assembly-line methods Production management |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica Indústria automobilística Métodos de linha de montagem Administração da produção Mechanical engineering Automotive industry Assembly-line methods Production management |
description |
A indústria automobilistica sempre enfrentou alguns obstáculos na montagem dos veículos, seja devido ao grande volume de pedidos, limitação da linha de montagem, dificuldades geradas por atrasos na entrega de insumos por fornecedores, e pelas multiplicidades oferecidas pelas próprias montadoras, nos opcionais disponíveis para cada modelo ou versão do veículo. O presente trabalho apresenta uma simulação com o propósito de beneficiar a linha de produção, com a eliminação de um dos gargalos presentes no processo de manufatura. A partir de simulações de uma linha em formato “U” acoplada na linha de montagem principal, onde os veículos são movidos para a linha suplementar, na qual efetuará a montagem dos tetos-solares. Sendo a simulação alicerçada a partir de tempos padrões na indústria automobilística disponibilizados em artigos científicos. Com a aplicação de uma linha de instalação adjunta de opcionais de baixa demanda pode-se analisar que existem ganhos consideráveis de tempo, viabilização da linha principal para manufatura de veículos sem o opcional, e possibilitando a diminuição de custos no volume total de opcionais vendidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-01T20:01:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-31 2021-06-01T20:01:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORGES, Eduardo Rogerio. Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 2021. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632 |
identifier_str_mv |
BORGES, Eduardo Rogerio. Simulação da instalação de uma linha de produção em “u” na indústria automobilística. Orientador: Fladimir Fernandes dos Santos. 2021. 51p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de mecânica, Alegrete, 2021. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Alegrete |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/1/EDUARDO_BORGES_2021.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/5632/3/EDUARDO_BORGES_2021.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba21f2de58f2bed282863187a61580ff 03120e655a6b639d79a9f2e66f1551dc b2eed7ce18cd9afe41eb99193140d9d8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274846905237504 |