Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Fernando
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3225
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como as empresas desenvolvem as suas estratégias de marketing de relacionamento nas redes sociais. A partir da ilustração dos conceitos de marketing digital, cibercultura e das redes sociais na Internet, este estudo se propõe a analisar de que maneira estes conceitos se interligam na publicidade praticada pelas empresas nessas novas mídias. Com este intuito, esta pesquisa utiliza como objeto de estudo as publicações, realizadas no mês de maio de 2015, da Freixenet, empresa espanhola produtora de vinhos espumantes, em sua página no Facebook. Com a finalidade de investigar se os textos publicados pela marca em sua página na rede social realmente visam o desenvolvimento de relacionamento com os seus consumidores, este trabalho realiza uma análise de conteúdo das postagens. A partir da proposta de Laurence Bardin para realizar a análise de conteúdo, este trabalho busca conhecer qual a lógica implícita na argumentação dos textos que a empresa publica em suas redes sociais.
id UNIP_f2453a873a4c2741fb12c449439b234f
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3225
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Coutinho, Renata Patricia Corrêahttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593Salbego, Juliana ZaniniRocha, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9661617197661457http://lattes.cnpq.br/1504569933099072http://lattes.cnpq.br/0371178289698104Santiago, Fernando2018-07-23T13:01:48Z2018-07-23T13:01:48Z2015-07-08SANTIAGO, Fernando. Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook. 2015. 68p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3225Este trabalho tem por objetivo investigar como as empresas desenvolvem as suas estratégias de marketing de relacionamento nas redes sociais. A partir da ilustração dos conceitos de marketing digital, cibercultura e das redes sociais na Internet, este estudo se propõe a analisar de que maneira estes conceitos se interligam na publicidade praticada pelas empresas nessas novas mídias. Com este intuito, esta pesquisa utiliza como objeto de estudo as publicações, realizadas no mês de maio de 2015, da Freixenet, empresa espanhola produtora de vinhos espumantes, em sua página no Facebook. Com a finalidade de investigar se os textos publicados pela marca em sua página na rede social realmente visam o desenvolvimento de relacionamento com os seus consumidores, este trabalho realiza uma análise de conteúdo das postagens. A partir da proposta de Laurence Bardin para realizar a análise de conteúdo, este trabalho busca conhecer qual a lógica implícita na argumentação dos textos que a empresa publica em suas redes sociais.This study aims to investigate how companies develop their relationship marketing strategies in social networks. From the illustration of the concepts of digital marketing, cyberculture and social networking sites, this study aims to analyze how these concepts are interconnected in advertising practiced by companies in these new media. To this end, this research used as an object of study publications, conducted in May 2015 by Freixenet, the Spanish producer of sparkling wines, on their Facebook page. In order to investigate whether the texts published by the mark on his page on the social network really aimed at developing relationship with its consumers, this work performs a content analysis of the posts. From proposed by Laurence Bardin to perform content analysis, this paper seeks to know what the implicit logic in the argument of the texts that the company publish on their social networks. Keywords: Marketing; digital marketing; cyberculture; content analysis.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePropagandaMarketingMarketing digitalRedes socais on-lineFacebook (Rede social on-line)Computadores e civilizaçãoBebidasPublicityMarketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3225/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALFernando Santiago 2015.pdfFernando Santiago 2015.pdfapplication/pdf6946866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3225/1/Fernando%20Santiago%202015.pdfd2dc260e7c49394db3c9a005b263be1eMD51TEXTFernando Santiago 2015.pdf.txtFernando Santiago 2015.pdf.txtExtracted texttext/plain131458https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3225/3/Fernando%20Santiago%202015.pdf.txte654a105c7fabea70c849f0b4a5af1b3MD53riu/32252018-07-24 03:01:31.929oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-07-24T06:01:31Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
title Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
spellingShingle Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
Santiago, Fernando
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Marketing
Marketing digital
Redes socais on-line
Facebook (Rede social on-line)
Computadores e civilização
Bebidas
Publicity
title_short Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
title_full Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
title_fullStr Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
title_full_unstemmed Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
title_sort Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook
author Santiago, Fernando
author_facet Santiago, Fernando
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816234296320593
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Salbego, Juliana Zanini
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Marcelo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9661617197661457
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1504569933099072
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0371178289698104
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Fernando
contributor_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Salbego, Juliana Zanini
Rocha, Marcelo da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Propaganda
Marketing
Marketing digital
Redes socais on-line
Facebook (Rede social on-line)
Computadores e civilização
Bebidas
Publicity
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Marketing
Marketing digital
Redes socais on-line
Facebook (Rede social on-line)
Computadores e civilização
Bebidas
Publicity
description Este trabalho tem por objetivo investigar como as empresas desenvolvem as suas estratégias de marketing de relacionamento nas redes sociais. A partir da ilustração dos conceitos de marketing digital, cibercultura e das redes sociais na Internet, este estudo se propõe a analisar de que maneira estes conceitos se interligam na publicidade praticada pelas empresas nessas novas mídias. Com este intuito, esta pesquisa utiliza como objeto de estudo as publicações, realizadas no mês de maio de 2015, da Freixenet, empresa espanhola produtora de vinhos espumantes, em sua página no Facebook. Com a finalidade de investigar se os textos publicados pela marca em sua página na rede social realmente visam o desenvolvimento de relacionamento com os seus consumidores, este trabalho realiza uma análise de conteúdo das postagens. A partir da proposta de Laurence Bardin para realizar a análise de conteúdo, este trabalho busca conhecer qual a lógica implícita na argumentação dos textos que a empresa publica em suas redes sociais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-23T13:01:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-07-23T13:01:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTIAGO, Fernando. Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook. 2015. 68p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3225
identifier_str_mv SANTIAGO, Fernando. Marketing digital: uma análise do relacionamento da Freixenet no facebook. 2015. 68p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2015.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3225/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3225/1/Fernando%20Santiago%202015.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3225/3/Fernando%20Santiago%202015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
d2dc260e7c49394db3c9a005b263be1e
e654a105c7fabea70c849f0b4a5af1b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849054429184000