A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Juliane dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2744
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a performatividade do discurso feminino em shows de stand up comedy, através das citações diretas ou indiretas do discurso feminino proferidas por três humoristas que se apresentam em espetáculos dessa natureza. Partimos de uma perspectiva enunciativa de linguagem (Benveniste, 1989), mas, tendo como central o discurso feminino, baseamos nossa análise em Butler (2016), principalmente pela releitura feita por Salih (2015), que estuda a performatividade, relacionada às questões de gênero. Butler, que parte de fundamentos da pragmática de Austin, como a teoria dos atos de fala, formula seus próprios procedimentos de análise, dos quais adotamos a citacionalidade, entendida como a repetição de um signo em contextos diferentes daqueles que lhe são originais (PINTO, 2013). Essas citações foram analisadas pensando na força que o humor possui para disseminar discursos, nesse caso, trabalhamos com a hipótese de esses discursos repetirem os discursos machistas, sexistas, preconceituosos e estereotipados, o que os recortes analisados acabaram por confirmar. Concluímos então que a performatividade do discurso feminino está relacionada, ou continua predominantemente relacionada, com o que o discurso masculino profere a seu respeito. Mais especificamente, considerando que a identidade é construída e constituída pela linguagem (BUTLER, 2016), a identidade feminina, a partir do que analisamos nos shows de stand up, mantém-se dessa forma: construída pelo discurso masculino. Problematizar essa ordem de modo a inverter esse estado de coisas, nos parece, deveria ser o papel do humor, o que não se tem verificado.
id UNIP_f9ae669b7aab6a50a4a4ad168fde9c21
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/2744
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Teixeira, Isabel Cristina FerreiraTeixeira , Isabel Cristina FerreiraMorais, Kátia VieiraSantos, ThiagoPorto, Juliane dos Santos2018-04-19T12:09:06Z2018-04-182018-04-19T12:09:06Z2016-12-09PORTO, Juliane dos Santos. A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy. 36 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2744O presente trabalho tem por objetivo analisar a performatividade do discurso feminino em shows de stand up comedy, através das citações diretas ou indiretas do discurso feminino proferidas por três humoristas que se apresentam em espetáculos dessa natureza. Partimos de uma perspectiva enunciativa de linguagem (Benveniste, 1989), mas, tendo como central o discurso feminino, baseamos nossa análise em Butler (2016), principalmente pela releitura feita por Salih (2015), que estuda a performatividade, relacionada às questões de gênero. Butler, que parte de fundamentos da pragmática de Austin, como a teoria dos atos de fala, formula seus próprios procedimentos de análise, dos quais adotamos a citacionalidade, entendida como a repetição de um signo em contextos diferentes daqueles que lhe são originais (PINTO, 2013). Essas citações foram analisadas pensando na força que o humor possui para disseminar discursos, nesse caso, trabalhamos com a hipótese de esses discursos repetirem os discursos machistas, sexistas, preconceituosos e estereotipados, o que os recortes analisados acabaram por confirmar. Concluímos então que a performatividade do discurso feminino está relacionada, ou continua predominantemente relacionada, com o que o discurso masculino profere a seu respeito. Mais especificamente, considerando que a identidade é construída e constituída pela linguagem (BUTLER, 2016), a identidade feminina, a partir do que analisamos nos shows de stand up, mantém-se dessa forma: construída pelo discurso masculino. Problematizar essa ordem de modo a inverter esse estado de coisas, nos parece, deveria ser o papel do humor, o que não se tem verificado.This study analyzes the performativity of female speech in stand up comedy shows, through direct or indirect quotations of female discourse uttered by three comedians. We start the study from an enunciative perspective of language (BENVENISTE, 1989), but, focusing on the feminine speech, we base our analysis on Butler (2016), mainly by the re-reading done by Salih (2015), who studies performativity, related to gender issues. Butler (2016), who starts from the foundations of Austin's pragmatics, with the speech-act theory, formulates her own procedures of analysis, from which we adopt citacionality, understood as the repetition of a sign in different contexts from the original one (PINTO, 2013). These quotations were analyzed considering the force that humor has to disseminate speeches. In this case, we work with the hypothesis that these speeches repeat the sexist, prejudiced, stereotyped and masculine points of view, which the analysis have confirmed. Therefore, we conclude that the performativity of feminine speech is related, or remains predominantly related, to what male speech dictates. More specifically, considering that identity is constructed and constituted by language (BUTLER, 2016), the feminine identity, from what we analyze in stand-up shows, remains constructed by masculine speech. To problematize this order to reverse this state of things, it seems to us, should be the role of humor, but it was not observed in our study.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLetrasAnálise do discursoPerformatividadeCitacionalidadeStand up comedyHumorGêneroDiscurso femininoSexismoA performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Juliane Porto 2016.pdfTCC Juliane Porto 2016.pdfapplication/pdf677018https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2744/1/TCC%20Juliane%20Porto%202016.pdf288c49e21a748640f93c7db3c8f43cacMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2744/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Juliane Porto 2016.pdf.txtTCC Juliane Porto 2016.pdf.txtExtracted texttext/plain67250https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2744/3/TCC%20Juliane%20Porto%202016.pdf.txtb2b63b72a174b50262838a541f868913MD53riu/27442018-04-20 03:04:43.398oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-04-20T06:04:43Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
title A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
spellingShingle A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
Porto, Juliane dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Letras
Análise do discurso
Performatividade
Citacionalidade
Stand up comedy
Humor
Gênero
Discurso feminino
Sexismo
title_short A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
title_full A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
title_fullStr A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
title_full_unstemmed A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
title_sort A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy
author Porto, Juliane dos Santos
author_facet Porto, Juliane dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Teixeira , Isabel Cristina Ferreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Morais, Kátia Vieira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Santos, Thiago
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Juliane dos Santos
contributor_str_mv Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
Teixeira , Isabel Cristina Ferreira
Morais, Kátia Vieira
Santos, Thiago
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Letras
Análise do discurso
Performatividade
Citacionalidade
Stand up comedy
Humor
Gênero
Discurso feminino
Sexismo
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Análise do discurso
Performatividade
Citacionalidade
Stand up comedy
Humor
Gênero
Discurso feminino
Sexismo
description O presente trabalho tem por objetivo analisar a performatividade do discurso feminino em shows de stand up comedy, através das citações diretas ou indiretas do discurso feminino proferidas por três humoristas que se apresentam em espetáculos dessa natureza. Partimos de uma perspectiva enunciativa de linguagem (Benveniste, 1989), mas, tendo como central o discurso feminino, baseamos nossa análise em Butler (2016), principalmente pela releitura feita por Salih (2015), que estuda a performatividade, relacionada às questões de gênero. Butler, que parte de fundamentos da pragmática de Austin, como a teoria dos atos de fala, formula seus próprios procedimentos de análise, dos quais adotamos a citacionalidade, entendida como a repetição de um signo em contextos diferentes daqueles que lhe são originais (PINTO, 2013). Essas citações foram analisadas pensando na força que o humor possui para disseminar discursos, nesse caso, trabalhamos com a hipótese de esses discursos repetirem os discursos machistas, sexistas, preconceituosos e estereotipados, o que os recortes analisados acabaram por confirmar. Concluímos então que a performatividade do discurso feminino está relacionada, ou continua predominantemente relacionada, com o que o discurso masculino profere a seu respeito. Mais especificamente, considerando que a identidade é construída e constituída pela linguagem (BUTLER, 2016), a identidade feminina, a partir do que analisamos nos shows de stand up, mantém-se dessa forma: construída pelo discurso masculino. Problematizar essa ordem de modo a inverter esse estado de coisas, nos parece, deveria ser o papel do humor, o que não se tem verificado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-19T12:09:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-18
2018-04-19T12:09:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PORTO, Juliane dos Santos. A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy. 36 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2744
identifier_str_mv PORTO, Juliane dos Santos. A performatividade do discurso feminino em shows de Stand up comedy. 36 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Bagé
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2744/1/TCC%20Juliane%20Porto%202016.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2744/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/2744/3/TCC%20Juliane%20Porto%202016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 288c49e21a748640f93c7db3c8f43cac
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b2b63b72a174b50262838a541f868913
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849042565595136