A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sheila Castro dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Coqueiro, João Carlos Pereira, Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4188
Resumo: Este artigo tem por finalidade evidenciar alguns fatores que podem conduzir ao fracasso escolar na educação e como a teoria de consciência de si freiriana deveria ser almejada pelos educandos. Para tanto, faz-se uma reflexão conceitual de algumas das causas do fracasso e da evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ciclo do ensino médio, e verifica-se como a dinâmica educacional, interpessoal entre docentes e discentes são realizadas. Elaborado com viés qualitativo de pesquisa bibliográfica, direcionado pelo método da hermenêutica-fenomenológica, usamos, neste texto, alguns autores que discutem o fracasso escolar e primam por um ensino de qualidade para jovens e adultos reconhecendo-os como seres humanos inseridos em seu contexto social em um fluxo de aprendizagem constante.
id UNIR-2_3a0a713b684b8c552c6398dff185d11a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/4188
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)Políticas PúblicasVontadeCognitivo.Este artigo tem por finalidade evidenciar alguns fatores que podem conduzir ao fracasso escolar na educação e como a teoria de consciência de si freiriana deveria ser almejada pelos educandos. Para tanto, faz-se uma reflexão conceitual de algumas das causas do fracasso e da evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ciclo do ensino médio, e verifica-se como a dinâmica educacional, interpessoal entre docentes e discentes são realizadas. Elaborado com viés qualitativo de pesquisa bibliográfica, direcionado pelo método da hermenêutica-fenomenológica, usamos, neste texto, alguns autores que discutem o fracasso escolar e primam por um ensino de qualidade para jovens e adultos reconhecendo-os como seres humanos inseridos em seu contexto social em um fluxo de aprendizagem constante.PROPESQ2019-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/418810.47209/1519-6674.v30.n.1.p.203-222Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 203-2221519-667410.47209/1519-6674.v30.n.1reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4188/3020Copyright (c) 2019 Revista Labirintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Sheila Castro dosCoqueiro, João Carlos PereiraLoureiro, Armando Paulo Ferreira2021-01-25T02:53:54Zoai:periodicos.unir.br:article/4188Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-01-25T02:53:54Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
title A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
spellingShingle A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Santos, Sheila Castro dos
Políticas Públicas
Vontade
Cognitivo.
title_short A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
title_full A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
title_fullStr A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
title_sort A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR E A PERDA DE CONSCIÊNCIA DE SI: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
author Santos, Sheila Castro dos
author_facet Santos, Sheila Castro dos
Coqueiro, João Carlos Pereira
Loureiro, Armando Paulo Ferreira
author_role author
author2 Coqueiro, João Carlos Pereira
Loureiro, Armando Paulo Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sheila Castro dos
Coqueiro, João Carlos Pereira
Loureiro, Armando Paulo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Vontade
Cognitivo.
topic Políticas Públicas
Vontade
Cognitivo.
description Este artigo tem por finalidade evidenciar alguns fatores que podem conduzir ao fracasso escolar na educação e como a teoria de consciência de si freiriana deveria ser almejada pelos educandos. Para tanto, faz-se uma reflexão conceitual de algumas das causas do fracasso e da evasão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no ciclo do ensino médio, e verifica-se como a dinâmica educacional, interpessoal entre docentes e discentes são realizadas. Elaborado com viés qualitativo de pesquisa bibliográfica, direcionado pelo método da hermenêutica-fenomenológica, usamos, neste texto, alguns autores que discutem o fracasso escolar e primam por um ensino de qualidade para jovens e adultos reconhecendo-os como seres humanos inseridos em seu contexto social em um fluxo de aprendizagem constante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4188
10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.203-222
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4188
identifier_str_mv 10.47209/1519-6674.v30.n.1.p.203-222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/4188/3020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labirinto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labirinto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 30 (2019): Jan.-Jun.; 203-222
1519-6674
10.47209/1519-6674.v30.n.1
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451508916224