AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Teoria da História
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33424
Resumo: Neste artigo investigam-se as possibilidades didáticas proporcionadas pelos debates acerca do conceito de segunda ordem significância histórica com o objetivo de compreender os artefatos da cultura histórica, tais como as narrativas históricas visuais sejam elas histórias em quadrinhos ou filmes. Pretende-se apresentar uma das abordagens teóricas possíveis para a compreensão do poder narrativo das imagens em investigações no campo da Educação Histórica a partir das dos significados históricos que os jovens estudantes desenvolvem quando entram em contato com estes artefatos culturais. Aprofundarei algumas implicações teóricas relativas à abordagem relativa às narrativas históricas visuais a partir das investigações de autores indicadas por Fátima Chaves (SEIXAS, 1994, 1997, 1998; WINEBURG, 2000; GAGO, 2001; BOIX-MANSILLA, 2000; CHAVES, 2006). Como resultado desse trabalho conclui-se que o anacronismo e a descontextualização são carências de orientação temporal que podem possibilitar metodologicamente que os professores compreendam as formas de aprendizagem histórica que seus estudantes desenvolvem quando entram em contado com experiências do passado a partir dessas narrativas históricas visuais presentes em suas vidas práticas.
id UFG-10_e20d88e4aca87bc1e3c983ec3c0adb2f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/33424
network_acronym_str UFG-10
network_name_str Revista de Teoria da História
repository_id_str
spelling AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICASignificância históricaNarrativas históricas visuaisEducação HistóricaIdeias históricasAprendizagem históricaNeste artigo investigam-se as possibilidades didáticas proporcionadas pelos debates acerca do conceito de segunda ordem significância histórica com o objetivo de compreender os artefatos da cultura histórica, tais como as narrativas históricas visuais sejam elas histórias em quadrinhos ou filmes. Pretende-se apresentar uma das abordagens teóricas possíveis para a compreensão do poder narrativo das imagens em investigações no campo da Educação Histórica a partir das dos significados históricos que os jovens estudantes desenvolvem quando entram em contato com estes artefatos culturais. Aprofundarei algumas implicações teóricas relativas à abordagem relativa às narrativas históricas visuais a partir das investigações de autores indicadas por Fátima Chaves (SEIXAS, 1994, 1997, 1998; WINEBURG, 2000; GAGO, 2001; BOIX-MANSILLA, 2000; CHAVES, 2006). Como resultado desse trabalho conclui-se que o anacronismo e a descontextualização são carências de orientação temporal que podem possibilitar metodologicamente que os professores compreendam as formas de aprendizagem histórica que seus estudantes desenvolvem quando entram em contado com experiências do passado a partir dessas narrativas históricas visuais presentes em suas vidas práticas.Universidade Federal de Goiás2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33424Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 179-201Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 179-2012175-5892reponame:Revista de Teoria da Históriainstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33424/17700Fronza, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-11T06:00:37Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/33424Revistahttp://www.historia.ufg.br/revistadeteoriaPUBhttps://www.revistas.ufg.br/teoria/oai||revistateoriadahistoria@hotmail.com2175-58922175-5892opendoar:2024-05-21T19:56:29.499025Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
title AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
spellingShingle AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
Fronza, Marcelo
Significância histórica
Narrativas históricas visuais
Educação Histórica
Ideias históricas
Aprendizagem histórica
title_short AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
title_full AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
title_fullStr AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
title_full_unstemmed AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
title_sort AS NARRATIVAS HISTÓRICAS VISUAIS E AS POSSIBILIDADES A PARTIR DO CONCEITO DE SIGNIFICÂNCIA HISTÓRICA
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Significância histórica
Narrativas históricas visuais
Educação Histórica
Ideias históricas
Aprendizagem histórica
topic Significância histórica
Narrativas históricas visuais
Educação Histórica
Ideias históricas
Aprendizagem histórica
description Neste artigo investigam-se as possibilidades didáticas proporcionadas pelos debates acerca do conceito de segunda ordem significância histórica com o objetivo de compreender os artefatos da cultura histórica, tais como as narrativas históricas visuais sejam elas histórias em quadrinhos ou filmes. Pretende-se apresentar uma das abordagens teóricas possíveis para a compreensão do poder narrativo das imagens em investigações no campo da Educação Histórica a partir das dos significados históricos que os jovens estudantes desenvolvem quando entram em contato com estes artefatos culturais. Aprofundarei algumas implicações teóricas relativas à abordagem relativa às narrativas históricas visuais a partir das investigações de autores indicadas por Fátima Chaves (SEIXAS, 1994, 1997, 1998; WINEBURG, 2000; GAGO, 2001; BOIX-MANSILLA, 2000; CHAVES, 2006). Como resultado desse trabalho conclui-se que o anacronismo e a descontextualização são carências de orientação temporal que podem possibilitar metodologicamente que os professores compreendam as formas de aprendizagem histórica que seus estudantes desenvolvem quando entram em contado com experiências do passado a partir dessas narrativas históricas visuais presentes em suas vidas práticas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33424
url https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33424/17700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Teoria da História; Vol. 12 No. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 179-201
Revista de Teoria da História; v. 12 n. 2 (2014): Didática da História e Ciência Histórica: possibilidades e limites da ciência do aprendizado histórico; 179-201
2175-5892
reponame:Revista de Teoria da História
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Revista de Teoria da História
collection Revista de Teoria da História
repository.name.fl_str_mv Revista de Teoria da História - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistateoriadahistoria@hotmail.com
_version_ 1799875012900945920