ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva de Melo, Cristiane Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Prados dos Santos, Elaine Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Labirinto (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1922
Resumo: Novos autores, novos romances e novos pensamentos podem fazer com que os romances do século XIX pareçam ultrapassados. Entretanto, ao falarmos de História, entendemos que este tema é completamente atemporal, estando presente em forma de oral ou retratada em pinturas desde o início dos tempos, da criação do Universo até o momento presente. Este artigo visa contribuir para os mais diversos caminhos que a História e a Literatura podem ter, para as mais variadas formas que o herói pode ser representado e qual é a sua ligação com o leitor desta obra. Em nossa pesquisa, buscamos compreender a importância da obra Eurico, o presbítero de Alexandre Herculano na modernidade e quais caminhos levaram o autor para compor um livro que contasse a luta de um povo pela liberdade de sua nação. Para isso, buscamos além de obras de crítica literária, fontes históricas do próprio criador da obra em seus Opúsculos e na sua História de Portugal.
id UNIR-2_8c6c066a197c58dfc7cb9533bb3ac810
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/1922
network_acronym_str UNIR-2
network_name_str Labirinto (Porto Velho)
repository_id_str
spelling ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.EuricoromantismoHerculanonacionalidadeHistória.Novos autores, novos romances e novos pensamentos podem fazer com que os romances do século XIX pareçam ultrapassados. Entretanto, ao falarmos de História, entendemos que este tema é completamente atemporal, estando presente em forma de oral ou retratada em pinturas desde o início dos tempos, da criação do Universo até o momento presente. Este artigo visa contribuir para os mais diversos caminhos que a História e a Literatura podem ter, para as mais variadas formas que o herói pode ser representado e qual é a sua ligação com o leitor desta obra. Em nossa pesquisa, buscamos compreender a importância da obra Eurico, o presbítero de Alexandre Herculano na modernidade e quais caminhos levaram o autor para compor um livro que contasse a luta de um povo pela liberdade de sua nação. Para isso, buscamos além de obras de crítica literária, fontes históricas do próprio criador da obra em seus Opúsculos e na sua História de Portugal.PROPESQ2017-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1922Revista Labirinto (UNIR); v. 25 (2016): JUL-DEZ/2016; 303-3221519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1922/1774Paiva de Melo, Cristiane MariaPrados dos Santos, Elaine Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T02:37:15Zoai:periodicos.unir.br:article/1922Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2021-03-04T02:37:15Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
title ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
spellingShingle ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
Paiva de Melo, Cristiane Maria
Eurico
romantismo
Herculano
nacionalidade
História.
title_short ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
title_full ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
title_fullStr ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
title_full_unstemmed ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
title_sort ALEXANDRE HERCULANO E O MITO DA NACIONALIDADE EM PORTUGAL: UM RESGATE DA HISTÓRIA DO POVO NO ROMANCE HISTÓRICO EURICO, O PRESBÍTERO.
author Paiva de Melo, Cristiane Maria
author_facet Paiva de Melo, Cristiane Maria
Prados dos Santos, Elaine Cristiane
author_role author
author2 Prados dos Santos, Elaine Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva de Melo, Cristiane Maria
Prados dos Santos, Elaine Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Eurico
romantismo
Herculano
nacionalidade
História.
topic Eurico
romantismo
Herculano
nacionalidade
História.
description Novos autores, novos romances e novos pensamentos podem fazer com que os romances do século XIX pareçam ultrapassados. Entretanto, ao falarmos de História, entendemos que este tema é completamente atemporal, estando presente em forma de oral ou retratada em pinturas desde o início dos tempos, da criação do Universo até o momento presente. Este artigo visa contribuir para os mais diversos caminhos que a História e a Literatura podem ter, para as mais variadas formas que o herói pode ser representado e qual é a sua ligação com o leitor desta obra. Em nossa pesquisa, buscamos compreender a importância da obra Eurico, o presbítero de Alexandre Herculano na modernidade e quais caminhos levaram o autor para compor um livro que contasse a luta de um povo pela liberdade de sua nação. Para isso, buscamos além de obras de crítica literária, fontes históricas do próprio criador da obra em seus Opúsculos e na sua História de Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1922
url https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1922/1774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
publisher.none.fl_str_mv PROPESQ
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labirinto (UNIR); v. 25 (2016): JUL-DEZ/2016; 303-322
1519-6674
reponame:Labirinto (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Labirinto (Porto Velho)
collection Labirinto (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv ||labirinto@unir.br
_version_ 1800219451113603072