O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Labirinto (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1365 |
Resumo: | Hoje a discussão sobre as questões acerca do ensino de história no Brasil e os desafios e limites que ela impõe tem sido tema da academia que vem tomando consciência de sua responsabilidade no desenvolvimento da educação na práxis escolar. Sabemos que esse processo ensino-aprendizagem possui problemas estruturais arrolados desde a Academia que precisa abrir-se e repensar em modelos que envolvam estratégias na re-ligação de saberes repassados ao público. Precisamos de estratégias cujos métodos precisam envolver o universo acadêmico ao universo escolar promovendo um maior amadurecimento nas discussões envolvendo o estudo da História do país. Este artigo visa apresentar uma proposta que proponha de forma prática a re-ligação de saberes entre a academia e a escola de ensino fundamental. |
id |
UNIR-2_9a094c1aa098e8a26adce5c62b766ef6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/1365 |
network_acronym_str |
UNIR-2 |
network_name_str |
Labirinto (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERESHistóriaCultura MaterialPré-históriaHoje a discussão sobre as questões acerca do ensino de história no Brasil e os desafios e limites que ela impõe tem sido tema da academia que vem tomando consciência de sua responsabilidade no desenvolvimento da educação na práxis escolar. Sabemos que esse processo ensino-aprendizagem possui problemas estruturais arrolados desde a Academia que precisa abrir-se e repensar em modelos que envolvam estratégias na re-ligação de saberes repassados ao público. Precisamos de estratégias cujos métodos precisam envolver o universo acadêmico ao universo escolar promovendo um maior amadurecimento nas discussões envolvendo o estudo da História do país. Este artigo visa apresentar uma proposta que proponha de forma prática a re-ligação de saberes entre a academia e a escola de ensino fundamental. PROPESQ2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1365Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 118-1261519-6674reponame:Labirinto (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1365/1420Santos, Tatiana de Lima Pedrosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-09T16:18:47Zoai:periodicos.unir.br:article/1365Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTOPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/oai||labirinto@unir.br1519-66741519-6674opendoar:2015-11-09T16:18:47Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
title |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
spellingShingle |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES Santos, Tatiana de Lima Pedrosa História Cultura Material Pré-história |
title_short |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
title_full |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
title_fullStr |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
title_sort |
O ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UMA TENTATIVA DE RELIGAÇÃO DE SABERES |
author |
Santos, Tatiana de Lima Pedrosa |
author_facet |
Santos, Tatiana de Lima Pedrosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tatiana de Lima Pedrosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Cultura Material Pré-história |
topic |
História Cultura Material Pré-história |
description |
Hoje a discussão sobre as questões acerca do ensino de história no Brasil e os desafios e limites que ela impõe tem sido tema da academia que vem tomando consciência de sua responsabilidade no desenvolvimento da educação na práxis escolar. Sabemos que esse processo ensino-aprendizagem possui problemas estruturais arrolados desde a Academia que precisa abrir-se e repensar em modelos que envolvam estratégias na re-ligação de saberes repassados ao público. Precisamos de estratégias cujos métodos precisam envolver o universo acadêmico ao universo escolar promovendo um maior amadurecimento nas discussões envolvendo o estudo da História do país. Este artigo visa apresentar uma proposta que proponha de forma prática a re-ligação de saberes entre a academia e a escola de ensino fundamental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1365 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/1365/1420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
publisher.none.fl_str_mv |
PROPESQ |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labirinto (UNIR); v. 22 (2015): Jan-June; 118-126 1519-6674 reponame:Labirinto (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Labirinto (Porto Velho) |
collection |
Labirinto (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Labirinto (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||labirinto@unir.br |
_version_ |
1800219450052444161 |